#OCUPATUDO: mobilizações secundaristas e resistências à precarização da educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6864 |
Resumo: | No primeiro semestre de 2016, mais de setenta escolas da Rede Estadual de Educação foram ocupadas por estudantes no Rio de Janeiro. Essa tática se espalhou pelo país após a onda de ocupações secundaristas em São Paulo, em 2015. Com muitas características distintas dos tradicionais movimentos sociais, se afastando de vias mais institucionais de luta e se articulando por meio de ações diretas, tais mobilizações estudantis também romperam com hierarquias de poder em seus espaços de organização e decisão. Esse estudo foi centrado em experiências de campo do projeto Ocupa Educação do PIBID em três escolas públicas de Niterói, entre abril e junho de 2016 que, intermediadas pela produção audiovisual, geraram um acervo de mais de 10 horas de gravação sobre o cotidiano das ocupações, os conflitos, as relações pedagógicas e também as percepções dos estudantes. Os objetivos do presente trabalho foram localizar esse levante estudantil em um fluxo de intensificação das resistências políticas, especialmente no contexto pós-2013; entender as configurações dessas formas de ação coletiva em contraste com as dos tradicionais movimentos estudantis; pensar sobre algumas políticas neoliberais às quais se contrapõem essas resistências atuais; perceber as relações de conflito e de poder dentro da escola e o lugar do professor em meio a elas; e, ainda, pensar sobre o caráter pedagógico do engajamento político desses jovens |
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#OCUPATUDO: mobilizações secundaristas e resistências à precarização da educaçãoOcupações secundaristasResistênciaNeoliberalismoEducação públicaMovimentos sociaisMovimento estudantilEscola públicaNiterói (RJ)Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)No primeiro semestre de 2016, mais de setenta escolas da Rede Estadual de Educação foram ocupadas por estudantes no Rio de Janeiro. Essa tática se espalhou pelo país após a onda de ocupações secundaristas em São Paulo, em 2015. Com muitas características distintas dos tradicionais movimentos sociais, se afastando de vias mais institucionais de luta e se articulando por meio de ações diretas, tais mobilizações estudantis também romperam com hierarquias de poder em seus espaços de organização e decisão. Esse estudo foi centrado em experiências de campo do projeto Ocupa Educação do PIBID em três escolas públicas de Niterói, entre abril e junho de 2016 que, intermediadas pela produção audiovisual, geraram um acervo de mais de 10 horas de gravação sobre o cotidiano das ocupações, os conflitos, as relações pedagógicas e também as percepções dos estudantes. Os objetivos do presente trabalho foram localizar esse levante estudantil em um fluxo de intensificação das resistências políticas, especialmente no contexto pós-2013; entender as configurações dessas formas de ação coletiva em contraste com as dos tradicionais movimentos estudantis; pensar sobre algumas políticas neoliberais às quais se contrapõem essas resistências atuais; perceber as relações de conflito e de poder dentro da escola e o lugar do professor em meio a elas; e, ainda, pensar sobre o caráter pedagógico do engajamento político desses jovensRios, Flávia MateusMedeiros, Jonas Marcondes Sarubi deSoares, Carolina ZuccarelliBarreto, Bruna Amaral Lanzillotti2018-06-27T14:06:35Z2018-06-27T14:06:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6864Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-03T18:59:38Zoai:app.uff.br:1/6864Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:30.754186Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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