#OCUPATUDO: mobilizações secundaristas e resistências à precarização da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Bruna Amaral Lanzillotti
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6864
Resumo: No primeiro semestre de 2016, mais de setenta escolas da Rede Estadual de Educação foram ocupadas por estudantes no Rio de Janeiro. Essa tática se espalhou pelo país após a onda de ocupações secundaristas em São Paulo, em 2015. Com muitas características distintas dos tradicionais movimentos sociais, se afastando de vias mais institucionais de luta e se articulando por meio de ações diretas, tais mobilizações estudantis também romperam com hierarquias de poder em seus espaços de organização e decisão. Esse estudo foi centrado em experiências de campo do projeto Ocupa Educação do PIBID em três escolas públicas de Niterói, entre abril e junho de 2016 que, intermediadas pela produção audiovisual, geraram um acervo de mais de 10 horas de gravação sobre o cotidiano das ocupações, os conflitos, as relações pedagógicas e também as percepções dos estudantes. Os objetivos do presente trabalho foram localizar esse levante estudantil em um fluxo de intensificação das resistências políticas, especialmente no contexto pós-2013; entender as configurações dessas formas de ação coletiva em contraste com as dos tradicionais movimentos estudantis; pensar sobre algumas políticas neoliberais às quais se contrapõem essas resistências atuais; perceber as relações de conflito e de poder dentro da escola e o lugar do professor em meio a elas; e, ainda, pensar sobre o caráter pedagógico do engajamento político desses jovens
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