Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo van hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Caroline de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22155
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática elaborada com base no modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico para a aprendizagem de áreas de quadriláteros numa turma de Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de produção de dados a observação, os registros escritos dos alunos e uma entrevista escrita semiestruturada. A aplicação da sequência didática ocorreu numa escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, no turno noturno, com quatro alunos cujas faixas etárias eram bem distintas. Utilizando aspectos da investigação matemática, a experimentação se deu em três aulas, a qual explorou a manipulação do tangram com o auxílio de uma ficha de atividades. Durante a execução da ficha, os alunos foram aprendendo diferentes unidades de medida de área e a partir disso calcularam a área de uma região do mapa que residiam. Deste modo, foi explorado o cálculo da área do retângulo sob uma malha quadricular e motivada a dedução das expressões algébricas das áreas de alguns quadriláteros notáveis. A análise dos dados indicou o avanço dos alunos nos níveis de desenvolvimento geométrico do modelo Van Hiele, crescimento da autonomia dos alunos e a conscientização do aluno como sujeito ativo do seu processo de ensino-aprendizagem
id UFF-2_de0c9937e81fc375fe78c2cc1ab50e23
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22155
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo van hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemáticaInvestigação matemáticaModelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométricoEducação de jovens e adultosÁrea de quadriláteros notáveisEnsino de geometriaTeoria de van HieleEducação de adultosTangramMathematical investigationVan Hiele model of developing the geometric thinkingYoung adults and adults educationTangramAreas of notable quadrilateralsEste estudo teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática elaborada com base no modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico para a aprendizagem de áreas de quadriláteros numa turma de Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de produção de dados a observação, os registros escritos dos alunos e uma entrevista escrita semiestruturada. A aplicação da sequência didática ocorreu numa escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, no turno noturno, com quatro alunos cujas faixas etárias eram bem distintas. Utilizando aspectos da investigação matemática, a experimentação se deu em três aulas, a qual explorou a manipulação do tangram com o auxílio de uma ficha de atividades. Durante a execução da ficha, os alunos foram aprendendo diferentes unidades de medida de área e a partir disso calcularam a área de uma região do mapa que residiam. Deste modo, foi explorado o cálculo da área do retângulo sob uma malha quadricular e motivada a dedução das expressões algébricas das áreas de alguns quadriláteros notáveis. A análise dos dados indicou o avanço dos alunos nos níveis de desenvolvimento geométrico do modelo Van Hiele, crescimento da autonomia dos alunos e a conscientização do aluno como sujeito ativo do seu processo de ensino-aprendizagemThe purpose of this project is to investigate the contributions of a didactic sequence based on the Van Hiele model of developing the geometric thinking for the learning of the area of a quadrilateral in a special class for young adults and adults (known as EJA in Portuguese). A qualitative research was thus made, having as data to the observation the following production instrumentation, the written record by the students and a written, semi-structured interview. The application of the didactic sequence took place in a municipal school of the city of Rio de Janeiro, during a evening class, with four students who had very different ages from each other. Using aspects of mathematical investigation, the experience happened throughout three classes, which explored the manipulation of Tangram with the help of a file of exercises. During the execution of the exercises, the students learned about different types of unit area measurements and, from that point, they calculated the area of the map of the zone where they lived. In this way, the calculation of a rectangular area under a graph paper was the topic explored and, therefore, motivated the deduction of the algebraic expressions for the area of a few notable quadrilaterals. Analysis of data showed students’ improvement in the learning of the geometric development of the Van Hiele model, growth of their autonomy and in their consciousness as active subjects of the teaching-learning process69 f.Dias, Mônica Souto da SilvaDassie, Bruno AlvesRezende, Wanderley de MouraLima, Caroline de Oliveira2021-05-21T18:02:45Z2021-05-21T18:02:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Caroline de Oliveira. Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22155Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-12T12:59:48Zoai:app.uff.br:1/22155Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:54.590618Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo van hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática
title Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo van hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática
spellingShingle Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo van hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática
Lima, Caroline de Oliveira
Investigação matemática
Modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico
Educação de jovens e adultos
Área de quadriláteros notáveis
Ensino de geometria
Teoria de van Hiele
Educação de adultos
Tangram
Mathematical investigation
Van Hiele model of developing the geometric thinking
Young adults and adults education
Tangram
Areas of notable quadrilaterals
title_short Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo van hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática
title_full Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo van hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática
title_fullStr Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo van hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática
title_full_unstemmed Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo van hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática
title_sort Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo van hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática
author Lima, Caroline de Oliveira
author_facet Lima, Caroline de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Mônica Souto da Silva
Dassie, Bruno Alves
Rezende, Wanderley de Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Caroline de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação matemática
Modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico
Educação de jovens e adultos
Área de quadriláteros notáveis
Ensino de geometria
Teoria de van Hiele
Educação de adultos
Tangram
Mathematical investigation
Van Hiele model of developing the geometric thinking
Young adults and adults education
Tangram
Areas of notable quadrilaterals
topic Investigação matemática
Modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico
Educação de jovens e adultos
Área de quadriláteros notáveis
Ensino de geometria
Teoria de van Hiele
Educação de adultos
Tangram
Mathematical investigation
Van Hiele model of developing the geometric thinking
Young adults and adults education
Tangram
Areas of notable quadrilaterals
description Este estudo teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática elaborada com base no modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico para a aprendizagem de áreas de quadriláteros numa turma de Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de produção de dados a observação, os registros escritos dos alunos e uma entrevista escrita semiestruturada. A aplicação da sequência didática ocorreu numa escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, no turno noturno, com quatro alunos cujas faixas etárias eram bem distintas. Utilizando aspectos da investigação matemática, a experimentação se deu em três aulas, a qual explorou a manipulação do tangram com o auxílio de uma ficha de atividades. Durante a execução da ficha, os alunos foram aprendendo diferentes unidades de medida de área e a partir disso calcularam a área de uma região do mapa que residiam. Deste modo, foi explorado o cálculo da área do retângulo sob uma malha quadricular e motivada a dedução das expressões algébricas das áreas de alguns quadriláteros notáveis. A análise dos dados indicou o avanço dos alunos nos níveis de desenvolvimento geométrico do modelo Van Hiele, crescimento da autonomia dos alunos e a conscientização do aluno como sujeito ativo do seu processo de ensino-aprendizagem
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-05-21T18:02:45Z
2021-05-21T18:02:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Caroline de Oliveira. Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22155
Aluno de Graduação
identifier_str_mv LIMA, Caroline de Oliveira. Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823576815239168