Avaliação de fatores ambientais que podem modular o estresse/ansiedade em estudantes do 3ºano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Gabriela da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27350
Resumo: A ansiedade é caracterizada como um mecanismo biológico, e está intimamente ligada a um estado emocional difuso, que pode ser ocasionada por uma situação de perigo enfrentada pelo indivíduo. Em condições normais, esse mecanismo pode atuar como um importante fator na resposta de luta e fuga. Além disso, a ansiedade também pode estar relacionada com uma melhora no desempenho, aumentando potencialmente o rendimento na realização de determinadas tarefas. Além disso, existem diversos fatores que podem desencadear sintomas relacionados aos transtornos de humor, e ao longo deste trabalho analisamos os efeitos de alguns desses fatores em estudantes do 3° ano do Ensino Médio. Uma vez que este período seja de muitas incertezas na vida dos adolescentes, acreditamos que muitos possam apresentar sintomas relacionados ao estresse e ansiedade. Também analisamos o uso de substâncias psicoativas, com ênfase na cafeína (V1,3,7-trimetilxantina) e na ritalina (metilfenidato) e os impactos que o uso crônico dessas substâncias podem acarretar nos indivíduos. Também foram avaliados fatores como o sono, a alimentação e a prática de exercícios físicos que são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida dos indivíduos, além de atenuar os sintomas relacionados aos transtornos de humor. Nossos resultados sugerem que pode haver uma correlação entre o sentimento de ansiedade autodeclarado e a pressão do vestibular nestes indivíduos. Não foi possível correlacionar os sentimentos de ansiedade e o consumo de substâncias. Acreditamos ser necessário ampliar a amostra para que possamos tentar evidenciar possíveis correlações entre o comportamento e os fatores ambientais escolhidos
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