Avaliação de fatores ambientais que podem modular o estresse/ansiedade em estudantes do 3ºano do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27350 |
Resumo: | A ansiedade é caracterizada como um mecanismo biológico, e está intimamente ligada a um estado emocional difuso, que pode ser ocasionada por uma situação de perigo enfrentada pelo indivíduo. Em condições normais, esse mecanismo pode atuar como um importante fator na resposta de luta e fuga. Além disso, a ansiedade também pode estar relacionada com uma melhora no desempenho, aumentando potencialmente o rendimento na realização de determinadas tarefas. Além disso, existem diversos fatores que podem desencadear sintomas relacionados aos transtornos de humor, e ao longo deste trabalho analisamos os efeitos de alguns desses fatores em estudantes do 3° ano do Ensino Médio. Uma vez que este período seja de muitas incertezas na vida dos adolescentes, acreditamos que muitos possam apresentar sintomas relacionados ao estresse e ansiedade. Também analisamos o uso de substâncias psicoativas, com ênfase na cafeína (V1,3,7-trimetilxantina) e na ritalina (metilfenidato) e os impactos que o uso crônico dessas substâncias podem acarretar nos indivíduos. Também foram avaliados fatores como o sono, a alimentação e a prática de exercícios físicos que são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida dos indivíduos, além de atenuar os sintomas relacionados aos transtornos de humor. Nossos resultados sugerem que pode haver uma correlação entre o sentimento de ansiedade autodeclarado e a pressão do vestibular nestes indivíduos. Não foi possível correlacionar os sentimentos de ansiedade e o consumo de substâncias. Acreditamos ser necessário ampliar a amostra para que possamos tentar evidenciar possíveis correlações entre o comportamento e os fatores ambientais escolhidos |
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Avaliação de fatores ambientais que podem modular o estresse/ansiedade em estudantes do 3ºano do ensino médioAnsiedadeEstresseCafeínaRitalinaVestibularAnxietyStressCaffeineRitalinAndentrance examA ansiedade é caracterizada como um mecanismo biológico, e está intimamente ligada a um estado emocional difuso, que pode ser ocasionada por uma situação de perigo enfrentada pelo indivíduo. Em condições normais, esse mecanismo pode atuar como um importante fator na resposta de luta e fuga. Além disso, a ansiedade também pode estar relacionada com uma melhora no desempenho, aumentando potencialmente o rendimento na realização de determinadas tarefas. Além disso, existem diversos fatores que podem desencadear sintomas relacionados aos transtornos de humor, e ao longo deste trabalho analisamos os efeitos de alguns desses fatores em estudantes do 3° ano do Ensino Médio. Uma vez que este período seja de muitas incertezas na vida dos adolescentes, acreditamos que muitos possam apresentar sintomas relacionados ao estresse e ansiedade. Também analisamos o uso de substâncias psicoativas, com ênfase na cafeína (V1,3,7-trimetilxantina) e na ritalina (metilfenidato) e os impactos que o uso crônico dessas substâncias podem acarretar nos indivíduos. Também foram avaliados fatores como o sono, a alimentação e a prática de exercícios físicos que são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida dos indivíduos, além de atenuar os sintomas relacionados aos transtornos de humor. Nossos resultados sugerem que pode haver uma correlação entre o sentimento de ansiedade autodeclarado e a pressão do vestibular nestes indivíduos. Não foi possível correlacionar os sentimentos de ansiedade e o consumo de substâncias. Acreditamos ser necessário ampliar a amostra para que possamos tentar evidenciar possíveis correlações entre o comportamento e os fatores ambientais escolhidosAnxiety is characterized as a biological mechanism, and iscloselylinkedto a diffuseemotionalstate, whichcanbecausedby a dangeroussituationfacedbythe individual. Under normal conditions, thismechanismcanact as animportantfactor in thefightandflightresponse. In addition, anxietyisalsorelatedtoimproved performance, potentiallyincreasing performance in performingcertaintasks. In addition, there are severalfactorsthatcan trigger symptomsrelatedtomooddisorders, andthroughoutthispaperweanalyzetheeffectsofthesefactors in 3rd year high schoolstudents. Webelievethatthisis a periodofmanyuncertainties in thelivesofadolescents, and for thisreasonweobservedthatmanypresentedsymptomsrelatedto stress andanxiety. Wealsoanalyzedthe use ofpsychoactivesubstances, withemphasisoncaffeine (V1,3,7-trimethylxanthine) andritalin (methylphenidate) andtheimpactsthatthechronic use ofthesesubstancescanhaveonindividuals. Alsoevaluatedwerefactorssuch as sleep, diet, andthepracticeofphysicalexercises, which are fundamental for themaintenanceofthequalityoflifeofindividuals, besidesattenuatingthesymptomsrelatedtomooddisorders. Our data suggestthattheremaybe a correlationbetween self-reported feelings ofanxietyand vestibular pressure in theseindividuals. It wasnotpossibleto correlate feelings ofanxietyandsubstance use. Webelieve it isnecessarytoexpandthesamplesothatwecanseepossiblecorrelationsbetweenbehaviorandtheenvironmentalfactors.52 p.Campello-Costa, Paulahttp://lattes.cnpq.br/7887442300538430Melibeu, Adriana da Cunha Fariahttp://lattes.cnpq.br/500805356674942Silva, Bruna Teixeira dahttp://lattes.cnpq.br/0856714794095715Nazareth, Yasmin Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/7133824094491690http://lattes.cnpq.br/8436724552546171Santos, Ana Gabriela da Silva2022-12-20T20:32:56Z2022-12-20T20:32:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Ana Gabriela. Avaliação de fatores ambientais que podem modular o estresse/ansiedade em estudantes do 3ºano do ensino médio. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27350CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T20:38:32Zoai:app.uff.br:1/27350Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:46.155454Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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