A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Diego Henrique.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981
Resumo: A relação entre a Física e o cotidiano é muitas vezes difícil de ser percebida, o que torna o ensino da disciplina um desafio. No entanto, utilizar objetos cotidianos como ferramentas de ensino pode aproximar os alunos dos conhecimentos científicos. Este trabalho aborda a Física dos utensílios domésticos sob a perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos, direcionado para turmas de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é analisar os impactos do uso de objetos cotidianos no ensino de Física nesse contexto. Essa abordagem pode proporcionar uma aprendizagem mais ativa, permitindo que os estudantes desempenhem um papel protagonista na construção do conhecimento. O uso de utensílios domésticos aproxima os alunos de situações do seu cotidiano, proporcionando uma compreensão mais clara das aplicações práticas da Física. Isso torna o aprendizado mais interessante, aumentando o engajamento e a motivação dos estudantes. O estudo consiste em uma intervenção didática qualitativa, explorando temas como propagação de calor, calor e temperatura, utilizando resultados práticos em um contexto real. A análise dos resultados indica que os desafios iniciais em estabelecer a relação entre a Física e o cotidiano tendem a diminuir quando se utiliza objetos cotidianos como ferramentas de ensino. Como resultado, observou-se o interesse dos alunos, melhor compreensão dos conteúdos e habilidade em aplicá-los em diferentes situações.
id UFCG_948639bec6218b2bc27b54f510a3312c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32981
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.The Physics of household items: An approach via the three pedagogical moments.Três momentos pedagógicosFísica do cotidianoCalor e temperaturaUtensílios domésticos como recursos didáticos - FísicaEnsino de FísicaEducação de Jovens e Adultos - FísicaGarrafa térmica - físicaSequência didáticaThree pedagogical momentsEveryday physicsHeat and temperatureHousehold utensils as teaching resources - PhysicsTeaching PhysicsYouth and Adult Education - PhysicsThermos bottle - physicsFollowing teachingFísicaA relação entre a Física e o cotidiano é muitas vezes difícil de ser percebida, o que torna o ensino da disciplina um desafio. No entanto, utilizar objetos cotidianos como ferramentas de ensino pode aproximar os alunos dos conhecimentos científicos. Este trabalho aborda a Física dos utensílios domésticos sob a perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos, direcionado para turmas de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é analisar os impactos do uso de objetos cotidianos no ensino de Física nesse contexto. Essa abordagem pode proporcionar uma aprendizagem mais ativa, permitindo que os estudantes desempenhem um papel protagonista na construção do conhecimento. O uso de utensílios domésticos aproxima os alunos de situações do seu cotidiano, proporcionando uma compreensão mais clara das aplicações práticas da Física. Isso torna o aprendizado mais interessante, aumentando o engajamento e a motivação dos estudantes. O estudo consiste em uma intervenção didática qualitativa, explorando temas como propagação de calor, calor e temperatura, utilizando resultados práticos em um contexto real. A análise dos resultados indica que os desafios iniciais em estabelecer a relação entre a Física e o cotidiano tendem a diminuir quando se utiliza objetos cotidianos como ferramentas de ensino. Como resultado, observou-se o interesse dos alunos, melhor compreensão dos conteúdos e habilidade em aplicá-los em diferentes situações.The relationship between Physics and everyday life is often difficult to perceive, which makes teaching the subject a challenge. However, using everyday objects as teaching tools can bring students closer to scientific knowledge. This study focuses on the Physics of household utensils from the perspective of the Three Pedagogical Moments, targeting Youth and Adult Education classes. The objective is to analyze the impacts of using everyday objects in Physics education within this context. This approach can foster more active learning, allowing students to play a leading role in knowledge construction. The use of household utensils bridges the gap between students' daily life situations and provides a clearer understanding of the practical applications of Physics. This makes learning more engaging, enhancing student engagement and motivation. The study follows a qualitative didactic intervention, exploring topics such as heat propagation, heat, and temperature, using practical results in a real-world context. The analysis of the results indicates that the initial challenges in establishing the relationship between Physics and daily life tend to diminish when everyday objects are used as teaching tools. As a result, increased student interest, better content comprehension, and the ability to apply knowledge in different situations were observed.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTUFCGALMEIDA, Daisy Martins de.ALMEIDA, D. M.NASCIMENTO, Luciano Feitosa do.NASCIMENTO, L. F.CAMPOS, Alexandre.CAMPOS, A.GOMES, Diego Henrique.2023-06-072023-11-20T22:46:30Z2023-11-202023-11-20T22:46:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981GOMES, Diego Henrique. A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-20T22:47:04Zoai:localhost:riufcg/32981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-20T22:47:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.
The Physics of household items: An approach via the three pedagogical moments.
title A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.
spellingShingle A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.
GOMES, Diego Henrique.
Três momentos pedagógicos
Física do cotidiano
Calor e temperatura
Utensílios domésticos como recursos didáticos - Física
Ensino de Física
Educação de Jovens e Adultos - Física
Garrafa térmica - física
Sequência didática
Three pedagogical moments
Everyday physics
Heat and temperature
Household utensils as teaching resources - Physics
Teaching Physics
Youth and Adult Education - Physics
Thermos bottle - physics
Following teaching
Física
title_short A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.
title_full A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.
title_fullStr A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.
title_full_unstemmed A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.
title_sort A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.
author GOMES, Diego Henrique.
author_facet GOMES, Diego Henrique.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, Daisy Martins de.
ALMEIDA, D. M.
NASCIMENTO, Luciano Feitosa do.
NASCIMENTO, L. F.
CAMPOS, Alexandre.
CAMPOS, A.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Diego Henrique.
dc.subject.por.fl_str_mv Três momentos pedagógicos
Física do cotidiano
Calor e temperatura
Utensílios domésticos como recursos didáticos - Física
Ensino de Física
Educação de Jovens e Adultos - Física
Garrafa térmica - física
Sequência didática
Three pedagogical moments
Everyday physics
Heat and temperature
Household utensils as teaching resources - Physics
Teaching Physics
Youth and Adult Education - Physics
Thermos bottle - physics
Following teaching
Física
topic Três momentos pedagógicos
Física do cotidiano
Calor e temperatura
Utensílios domésticos como recursos didáticos - Física
Ensino de Física
Educação de Jovens e Adultos - Física
Garrafa térmica - física
Sequência didática
Three pedagogical moments
Everyday physics
Heat and temperature
Household utensils as teaching resources - Physics
Teaching Physics
Youth and Adult Education - Physics
Thermos bottle - physics
Following teaching
Física
description A relação entre a Física e o cotidiano é muitas vezes difícil de ser percebida, o que torna o ensino da disciplina um desafio. No entanto, utilizar objetos cotidianos como ferramentas de ensino pode aproximar os alunos dos conhecimentos científicos. Este trabalho aborda a Física dos utensílios domésticos sob a perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos, direcionado para turmas de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é analisar os impactos do uso de objetos cotidianos no ensino de Física nesse contexto. Essa abordagem pode proporcionar uma aprendizagem mais ativa, permitindo que os estudantes desempenhem um papel protagonista na construção do conhecimento. O uso de utensílios domésticos aproxima os alunos de situações do seu cotidiano, proporcionando uma compreensão mais clara das aplicações práticas da Física. Isso torna o aprendizado mais interessante, aumentando o engajamento e a motivação dos estudantes. O estudo consiste em uma intervenção didática qualitativa, explorando temas como propagação de calor, calor e temperatura, utilizando resultados práticos em um contexto real. A análise dos resultados indica que os desafios iniciais em estabelecer a relação entre a Física e o cotidiano tendem a diminuir quando se utiliza objetos cotidianos como ferramentas de ensino. Como resultado, observou-se o interesse dos alunos, melhor compreensão dos conteúdos e habilidade em aplicá-los em diferentes situações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-07
2023-11-20T22:46:30Z
2023-11-20
2023-11-20T22:46:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981
GOMES, Diego Henrique. A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981
identifier_str_mv GOMES, Diego Henrique. A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744601496420352