O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10590 |
Resumo: | Nossa sociedade é heterogênea e no espaço educacional se faz presente essas diferenças de raças, gênero, religião e etc. No entanto, tanto no processo de formação docente quanto na educação básica, os currículos acabam padronizando as culturas hegemônicas como corretas e reproduzem as desigualdades que acontecem na sociedade. Estudos sobre o multiculturalismo crítico são cada vez mais importantes para que essas barreiras sejam quebradas dentro do currículo e haja transformação desse quadro. Nesse sentido esse trabalho tevê como objetivo apresentar reflexões acerca dos pressupostos teóricos ligados a diferentes correntes do multiculturalismo, destacando os pressupostos do multiculturalismo crítico como possibilidade de efetivação de um currículo para as licenciaturas em educação física que se constitua em ferramenta articuladora de mudanças sociais. Consideramos que esse trabalho apresenta algumas questões embrionárias, mas importantes de serem consideradas nas reflexões avaliativas dos currículos dos cursos de licenciatura em educação física |
id |
UFF-2_e38350b06189673491e7b871c8c26ce5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10590 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação físicaMulticulturalismo críticoCurrículoLicenciatura em educação físicaEducação físicaMulticulturalismoLicenciaturaCurrículoFormação docenteCritical multiculturalismResumeDegree inphysical educationNossa sociedade é heterogênea e no espaço educacional se faz presente essas diferenças de raças, gênero, religião e etc. No entanto, tanto no processo de formação docente quanto na educação básica, os currículos acabam padronizando as culturas hegemônicas como corretas e reproduzem as desigualdades que acontecem na sociedade. Estudos sobre o multiculturalismo crítico são cada vez mais importantes para que essas barreiras sejam quebradas dentro do currículo e haja transformação desse quadro. Nesse sentido esse trabalho tevê como objetivo apresentar reflexões acerca dos pressupostos teóricos ligados a diferentes correntes do multiculturalismo, destacando os pressupostos do multiculturalismo crítico como possibilidade de efetivação de um currículo para as licenciaturas em educação física que se constitua em ferramenta articuladora de mudanças sociais. Consideramos que esse trabalho apresenta algumas questões embrionárias, mas importantes de serem consideradas nas reflexões avaliativas dos currículos dos cursos de licenciatura em educação físicaOur society is heterogeneous and in the educational space ispresent these differences of races, gender, religion and etc.However, both in the process of teacher education and inbasic educati on, the curricula end up standardizing thehegemonic cultures as correct and reproduce theineq ualities that happen in society. Studies on criticalmulticulturalism are increasingly important f or thesebarriers to be broken within the curriculum and thetransformation of this framework. I n this sense, this workaims to present reflections on the theoretical assumptionslinked to differ ent currents of multiculturalism, highlightingthe assumptions of critical multiculturalism as a possibility ofeffecting a Curriculum for physical education graduates thatconstitute an articula ting tool for social change. We considerthat this work presents some embryonic but important issues to be considered in the evaluative reflections of thecurricula of the undergraduate cours es in physicaleducationMuniz, Neyse LuzAboud, Sérgio RicardoMoreira, Maria CristinaPereira, Bruno de Morais2019-07-26T17:35:17Z2019-07-26T17:35:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Bruno de Morais. O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter McLaren e a formação docente em educação física. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10590http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-05T18:23:31Zoai:app.uff.br:1/10590Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-05T18:23:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física |
title |
O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física |
spellingShingle |
O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física Pereira, Bruno de Morais Multiculturalismo crítico Currículo Licenciatura em educação física Educação física Multiculturalismo Licenciatura Currículo Formação docente Critical multiculturalism Resume Degree inphysical education |
title_short |
O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física |
title_full |
O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física |
title_fullStr |
O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física |
title_full_unstemmed |
O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física |
title_sort |
O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física |
author |
Pereira, Bruno de Morais |
author_facet |
Pereira, Bruno de Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Muniz, Neyse Luz Aboud, Sérgio Ricardo Moreira, Maria Cristina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Bruno de Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalismo crítico Currículo Licenciatura em educação física Educação física Multiculturalismo Licenciatura Currículo Formação docente Critical multiculturalism Resume Degree inphysical education |
topic |
Multiculturalismo crítico Currículo Licenciatura em educação física Educação física Multiculturalismo Licenciatura Currículo Formação docente Critical multiculturalism Resume Degree inphysical education |
description |
Nossa sociedade é heterogênea e no espaço educacional se faz presente essas diferenças de raças, gênero, religião e etc. No entanto, tanto no processo de formação docente quanto na educação básica, os currículos acabam padronizando as culturas hegemônicas como corretas e reproduzem as desigualdades que acontecem na sociedade. Estudos sobre o multiculturalismo crítico são cada vez mais importantes para que essas barreiras sejam quebradas dentro do currículo e haja transformação desse quadro. Nesse sentido esse trabalho tevê como objetivo apresentar reflexões acerca dos pressupostos teóricos ligados a diferentes correntes do multiculturalismo, destacando os pressupostos do multiculturalismo crítico como possibilidade de efetivação de um currículo para as licenciaturas em educação física que se constitua em ferramenta articuladora de mudanças sociais. Consideramos que esse trabalho apresenta algumas questões embrionárias, mas importantes de serem consideradas nas reflexões avaliativas dos currículos dos cursos de licenciatura em educação física |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-26T17:35:17Z 2019-07-26T17:35:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Bruno de Morais. O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter McLaren e a formação docente em educação física. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/10590 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Bruno de Morais. O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter McLaren e a formação docente em educação física. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053632696352768 |