O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bruno de Morais
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10590
Resumo: Nossa sociedade é heterogênea e no espaço educacional se faz presente essas diferenças de raças, gênero, religião e etc. No entanto, tanto no processo de formação docente quanto na educação básica, os currículos acabam padronizando as culturas hegemônicas como corretas e reproduzem as desigualdades que acontecem na sociedade. Estudos sobre o multiculturalismo crítico são cada vez mais importantes para que essas barreiras sejam quebradas dentro do currículo e haja transformação desse quadro. Nesse sentido esse trabalho tevê como objetivo apresentar reflexões acerca dos pressupostos teóricos ligados a diferentes correntes do multiculturalismo, destacando os pressupostos do multiculturalismo crítico como possibilidade de efetivação de um currículo para as licenciaturas em educação física que se constitua em ferramenta articuladora de mudanças sociais. Consideramos que esse trabalho apresenta algumas questões embrionárias, mas importantes de serem consideradas nas reflexões avaliativas dos currículos dos cursos de licenciatura em educação física
id UFF-2_e38350b06189673491e7b871c8c26ce5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10590
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação físicaMulticulturalismo críticoCurrículoLicenciatura em educação físicaEducação físicaMulticulturalismoLicenciaturaCurrículoFormação docenteCritical multiculturalismResumeDegree inphysical educationNossa sociedade é heterogênea e no espaço educacional se faz presente essas diferenças de raças, gênero, religião e etc. No entanto, tanto no processo de formação docente quanto na educação básica, os currículos acabam padronizando as culturas hegemônicas como corretas e reproduzem as desigualdades que acontecem na sociedade. Estudos sobre o multiculturalismo crítico são cada vez mais importantes para que essas barreiras sejam quebradas dentro do currículo e haja transformação desse quadro. Nesse sentido esse trabalho tevê como objetivo apresentar reflexões acerca dos pressupostos teóricos ligados a diferentes correntes do multiculturalismo, destacando os pressupostos do multiculturalismo crítico como possibilidade de efetivação de um currículo para as licenciaturas em educação física que se constitua em ferramenta articuladora de mudanças sociais. Consideramos que esse trabalho apresenta algumas questões embrionárias, mas importantes de serem consideradas nas reflexões avaliativas dos currículos dos cursos de licenciatura em educação físicaOur society is heterogeneous and in the educational space ispresent these differences of races, gender, religion and etc.However, both in the process of teacher education and inbasic educati on, the curricula end up standardizing thehegemonic cultures as correct and reproduce theineq ualities that happen in society. Studies on criticalmulticulturalism are increasingly important f or thesebarriers to be broken within the curriculum and thetransformation of this framework. I n this sense, this workaims to present reflections on the theoretical assumptionslinked to differ ent currents of multiculturalism, highlightingthe assumptions of critical multiculturalism as a possibility ofeffecting a Curriculum for physical education graduates thatconstitute an articula ting tool for social change. We considerthat this work presents some embryonic but important issues to be considered in the evaluative reflections of thecurricula of the undergraduate cours es in physicaleducationMuniz, Neyse LuzAboud, Sérgio RicardoMoreira, Maria CristinaPereira, Bruno de Morais2019-07-26T17:35:17Z2019-07-26T17:35:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Bruno de Morais. O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter McLaren e a formação docente em educação física. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10590http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-05T18:23:31Zoai:app.uff.br:1/10590Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-05T18:23:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física
title O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física
spellingShingle O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física
Pereira, Bruno de Morais
Multiculturalismo crítico
Currículo
Licenciatura em educação física
Educação física
Multiculturalismo
Licenciatura
Currículo
Formação docente
Critical multiculturalism
Resume
Degree inphysical education
title_short O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física
title_full O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física
title_fullStr O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física
title_full_unstemmed O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física
title_sort O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física
author Pereira, Bruno de Morais
author_facet Pereira, Bruno de Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz, Neyse Luz
Aboud, Sérgio Ricardo
Moreira, Maria Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Bruno de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo crítico
Currículo
Licenciatura em educação física
Educação física
Multiculturalismo
Licenciatura
Currículo
Formação docente
Critical multiculturalism
Resume
Degree inphysical education
topic Multiculturalismo crítico
Currículo
Licenciatura em educação física
Educação física
Multiculturalismo
Licenciatura
Currículo
Formação docente
Critical multiculturalism
Resume
Degree inphysical education
description Nossa sociedade é heterogênea e no espaço educacional se faz presente essas diferenças de raças, gênero, religião e etc. No entanto, tanto no processo de formação docente quanto na educação básica, os currículos acabam padronizando as culturas hegemônicas como corretas e reproduzem as desigualdades que acontecem na sociedade. Estudos sobre o multiculturalismo crítico são cada vez mais importantes para que essas barreiras sejam quebradas dentro do currículo e haja transformação desse quadro. Nesse sentido esse trabalho tevê como objetivo apresentar reflexões acerca dos pressupostos teóricos ligados a diferentes correntes do multiculturalismo, destacando os pressupostos do multiculturalismo crítico como possibilidade de efetivação de um currículo para as licenciaturas em educação física que se constitua em ferramenta articuladora de mudanças sociais. Consideramos que esse trabalho apresenta algumas questões embrionárias, mas importantes de serem consideradas nas reflexões avaliativas dos currículos dos cursos de licenciatura em educação física
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-26T17:35:17Z
2019-07-26T17:35:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Bruno de Morais. O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter McLaren e a formação docente em educação física. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10590
identifier_str_mv PEREIRA, Bruno de Morais. O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter McLaren e a formação docente em educação física. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053632696352768