Sequência didática sobre enteroparasitoses para a Educação Básica: dialogando com a concepção de saúde socioambiental e One Health (Saúde Única)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Natália Miranda da Silveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32346
Resumo: As enteroparasitoses possuem distribuição mundial, e compreendem um conjunto de doenças causadas por helmintos e protozoários sendo algumas dessas parasitoses zoonóticas (ou potencialmente zoonóticas). No entanto sua prevalência está associada principalmente à falta de saneamento básico, condições precárias de moradia além do consumo de água sem tratamento ou quando este é deficiente. Pelo fato desses agentes infecciosos terem como principal via de transmissão a fecal-oral, a contaminação do meio ambiente por estes parasitos constitui-se como uma das fontes determinantes para a ocorrência da permanência dessas parasitoses. Desse modo objetivou-se por meio da criação de uma sequência didática aplicada a escolares do 2° ano do Ensino Médio de uma instituição de ensino estadual localizada no Bairro do Fonseca, região metropolitana da cidade de Niterói, trabalhar sobre enteroparasitoses em diálogo com a concepção socioambiental de saúde e a Saúde Única. Essas abordagens foram utilizadas por discutirem temas que atravessam a saúde, levando em consideração os aspectos: socioambiental, socioeconômico e a indissociabilidade da saúde humana, animal e ecossistêmica, que são imprescindíveis para uma promoção efetiva da saúde, quando nos referimos às parasitoses intestinais. Durante as aulas foi possível perceber que a maioria dos escolares nunca havia ouvido falar na maioria dos parasitos ou nas parasitoses trabalhadas em aula. Desse modo, com a aplicação da SD foi possível discutir com os alunos acerca das dimensões que atravessam as enteroparasitoses e ampliar a compreensão sobre seu impacto na saúde humana, animal e na “saúde” ambiental. Com os dados obtidos a partir da análise das respostas dos alunos foi possível perceber que eles compreenderam a importância de zelar pela saúde do meio ambiente e também da animal, para além da saúde humana. Também foi possível constatar em algumas respostas que, apesar de alguns equívocos, os alunos associaram corretamente a infecção com o tempo e a viabilidade da fase larval do parasita no solo. No entanto, em uma das turmas, quando foram indagados sobre uma medida individual a ser tomada para se evitar algumas das parasitoses, a maioria deles deram respostas associadas a hábitos de higiene. Em contrapartida, as respostas para uma medida a ser tomada pelos órgãos públicos foram bem heterogêneas.
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Pelo fato desses agentes infecciosos terem como principal via de transmissão a fecal-oral, a contaminação do meio ambiente por estes parasitos constitui-se como uma das fontes determinantes para a ocorrência da permanência dessas parasitoses. Desse modo objetivou-se por meio da criação de uma sequência didática aplicada a escolares do 2° ano do Ensino Médio de uma instituição de ensino estadual localizada no Bairro do Fonseca, região metropolitana da cidade de Niterói, trabalhar sobre enteroparasitoses em diálogo com a concepção socioambiental de saúde e a Saúde Única. Essas abordagens foram utilizadas por discutirem temas que atravessam a saúde, levando em consideração os aspectos: socioambiental, socioeconômico e a indissociabilidade da saúde humana, animal e ecossistêmica, que são imprescindíveis para uma promoção efetiva da saúde, quando nos referimos às parasitoses intestinais. Durante as aulas foi possível perceber que a maioria dos escolares nunca havia ouvido falar na maioria dos parasitos ou nas parasitoses trabalhadas em aula. Desse modo, com a aplicação da SD foi possível discutir com os alunos acerca das dimensões que atravessam as enteroparasitoses e ampliar a compreensão sobre seu impacto na saúde humana, animal e na “saúde” ambiental. Com os dados obtidos a partir da análise das respostas dos alunos foi possível perceber que eles compreenderam a importância de zelar pela saúde do meio ambiente e também da animal, para além da saúde humana. Também foi possível constatar em algumas respostas que, apesar de alguns equívocos, os alunos associaram corretamente a infecção com o tempo e a viabilidade da fase larval do parasita no solo. No entanto, em uma das turmas, quando foram indagados sobre uma medida individual a ser tomada para se evitar algumas das parasitoses, a maioria deles deram respostas associadas a hábitos de higiene. Em contrapartida, as respostas para uma medida a ser tomada pelos órgãos públicos foram bem heterogêneas.Enteroparasitosis have a worldwide distribution and comprise a set of diseases caused by helminths and protozoa, some of which are zoonotic (or potentially zoonotic) parasites. However, its prevalence is mainly associated with the lack of basic sanitation, precarious housing conditions, in addition to the consumption of water without treatment or when it is deficient. Due to the fact that these infectious agents have fecal-oral transmission as the main route of transmission, the contamination of the environment by these parasites constitutes one of the determining sources for the occurrence of the permanence of these parasitosis. In this way, the objective was, through the creation of a didactic sequence applied to students of the 2nd year of High School of a State Education institution located in Bairro do Fonseca, metropolitan region of the city of Niterói, to work on intestinal parasites in dialogue with the conception socio-environmental health and the One Health. These approaches were used because they discuss topics that cross health, taking into account the aspects: socio-environmental, socioeconomic and the inseparability of human, animal and ecosystem health, which are essential for an effective health promotion, when we refer to intestinal parasites. During the classes it was possible to notice that most of the students had never heard of most of the parasites or the parasitosis worked in class. Thus, with the application of SD, it was possible to discuss with the students about the dimensions that cross intestinal parasitosis and to broaden the understanding of their impact on human, animal and environmental “health”. With the data obtained from the analysis of the students' answers, it was possible to perceive that they understood the importance of caring for the health of the environment and also of the animal, in addition to human health. It was also possible to verify in some answers that, despite some mistakes, the students correctly associated the infection with the time and the viability of the larval stage of the parasite in the soil. However, in one of the groups, when they were asked about an individual measure to be taken to avoid some of the parasitosis, most of them gave answers associated with hygiene habits. On the other hand, responses to about a measure to be taken by public bodies were very heterogeneous64 p.Vilela, Mariana LimaGoulart, Patricia Riddell MillarPinhão, Francine LopesMattos, Danuza Pinheiro Bastos Garcia deMoreira, Natália Miranda da Silveira2024-02-22T12:28:07Z2024-02-22T12:28:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOREIRA, Natália Miranda da Silveira. Sequência didática sobre enteroparasitoses para a Educação Básica: dialogando com a concepção de saúde socioambiental e One Health (Saúde Única). 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32346CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-22T12:28:12Zoai:app.uff.br:1/32346Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-22T12:28:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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