Competência crítica em informação e prática docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Ana Paula de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25246
Resumo: Esta dissertação de mestrado situa-se no campo das alternativas de resistência e combate à desinformação. Delimita-se na relevância da Educação nesse processo, tendo o professor como agente central. O objetivo principal é investigar a relação cotidiana dos professores da Rede Municipal de Ensino de Niterói (RJ) com a informação e os desdobramentos dessa relação em suas práticas docentes, em específico no combate à desinformação. Para a pesquisa empírica valeu-se do recurso da entrevista em profundidade e para a análise dos dados, utilizou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo. A discussão dos resultados fundamenta-se na revisão bibliográfica de teorias sociais críticas de inspiração dialética, em especial aquelas desdobradas nos estudos sobre cotidiano, comunicação, informação e educação. Destaca-se entre os resultados a relação predominantemente utilitária dos professores entrevistados com a informação, bem como a falta de formações e espaços de debate sobre o tema, que se desdobra em práticas pedagógicas fragmentadas de combate à desinformação. Esse resultado corrobora a hipótese inicial desta pesquisa, de que a relação do professor com a informação na sua cotidianidade é o que determina a forma e a profundidade da abordagem do tema da desinformação na sala de aula. Por isso, considera-se como necessária e urgente uma formação midiática para professores, que favoreça o desenvolvimento de competências críticas em informação, particularmente aquelas voltadas à compreensão e mediação da desinformação a partir de aplicações cotidianas de análises críticas dos textos e contextos.
id UFF-2_e4b946f1a8d27ece7a39c5574bdb9037
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25246
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Competência crítica em informação e prática docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformaçãoDesinformaçãoAlfabetização crítica midiáticaCompetência crítica em informaçãoFormação de professoresFormação de professorPensamento críticoAlfabetizaçãoDisinformationCritical media literacyCritical information literacyTeacher trainingEsta dissertação de mestrado situa-se no campo das alternativas de resistência e combate à desinformação. Delimita-se na relevância da Educação nesse processo, tendo o professor como agente central. O objetivo principal é investigar a relação cotidiana dos professores da Rede Municipal de Ensino de Niterói (RJ) com a informação e os desdobramentos dessa relação em suas práticas docentes, em específico no combate à desinformação. Para a pesquisa empírica valeu-se do recurso da entrevista em profundidade e para a análise dos dados, utilizou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo. A discussão dos resultados fundamenta-se na revisão bibliográfica de teorias sociais críticas de inspiração dialética, em especial aquelas desdobradas nos estudos sobre cotidiano, comunicação, informação e educação. Destaca-se entre os resultados a relação predominantemente utilitária dos professores entrevistados com a informação, bem como a falta de formações e espaços de debate sobre o tema, que se desdobra em práticas pedagógicas fragmentadas de combate à desinformação. Esse resultado corrobora a hipótese inicial desta pesquisa, de que a relação do professor com a informação na sua cotidianidade é o que determina a forma e a profundidade da abordagem do tema da desinformação na sala de aula. Por isso, considera-se como necessária e urgente uma formação midiática para professores, que favoreça o desenvolvimento de competências críticas em informação, particularmente aquelas voltadas à compreensão e mediação da desinformação a partir de aplicações cotidianas de análises críticas dos textos e contextos.This master's thesis is focused in the field of alternatives for resistance and combating disinformation. It is delimited in the relevance of Education in this process, with the teacher as the central agent. The main objective is to investigate the daily relationship of teachers in the Municipal Education Network of Niterói (RJ) with information and the consequences of this relationship in their teaching practices, specifically in the fight against disinformation. For the empirical research, in-depth interviews were used, and for data analysis, the Collective Subject Discourse method was used. The discussion of the results is based on the bibliographical review of critical social theories of dialectical inspiration, especially those unfolded in studies on daily life, communication, information, and education. Among the results, the predominantly utilitarian relationship of the interviewed teachers with information stands out, and the lack of training and spaces for debate on the subject unfolds into fragmented pedagogical practices to combat disinformation. This result corroborates the initial hypothesis of this research that the teacher's relationship with information in their everyday life determines the form and depth of approaching the theme of disinformation in the classroom. Therefore, it is considered necessary and urgent to provide media training for teachers, which favors the development of critical information skills, particularly those aimed at understanding and mediating disinformation based on daily applications of critical analysis of texts and contexts.154 p.Schneider, Marco André FeldmanSchneider, Marco André FeldmanFarbiarz, AlexandreMoraes, Marielle Barros deCitelli, Adilson OdairAlencar, Ana Paula de2022-06-15T14:02:45Z2022-06-15T14:02:45Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25246CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-15T14:02:49Zoai:app.uff.br:1/25246Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:59.578970Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência crítica em informação e prática docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformação
title Competência crítica em informação e prática docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformação
spellingShingle Competência crítica em informação e prática docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformação
Alencar, Ana Paula de
Desinformação
Alfabetização crítica midiática
Competência crítica em informação
Formação de professores
Formação de professor
Pensamento crítico
Alfabetização
Disinformation
Critical media literacy
Critical information literacy
Teacher training
title_short Competência crítica em informação e prática docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformação
title_full Competência crítica em informação e prática docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformação
title_fullStr Competência crítica em informação e prática docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformação
title_full_unstemmed Competência crítica em informação e prática docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformação
title_sort Competência crítica em informação e prática docente: uma análise sobre a relação do professor com a desinformação
author Alencar, Ana Paula de
author_facet Alencar, Ana Paula de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schneider, Marco André Feldman
Schneider, Marco André Feldman
Farbiarz, Alexandre
Moraes, Marielle Barros de
Citelli, Adilson Odair
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Ana Paula de
dc.subject.por.fl_str_mv Desinformação
Alfabetização crítica midiática
Competência crítica em informação
Formação de professores
Formação de professor
Pensamento crítico
Alfabetização
Disinformation
Critical media literacy
Critical information literacy
Teacher training
topic Desinformação
Alfabetização crítica midiática
Competência crítica em informação
Formação de professores
Formação de professor
Pensamento crítico
Alfabetização
Disinformation
Critical media literacy
Critical information literacy
Teacher training
description Esta dissertação de mestrado situa-se no campo das alternativas de resistência e combate à desinformação. Delimita-se na relevância da Educação nesse processo, tendo o professor como agente central. O objetivo principal é investigar a relação cotidiana dos professores da Rede Municipal de Ensino de Niterói (RJ) com a informação e os desdobramentos dessa relação em suas práticas docentes, em específico no combate à desinformação. Para a pesquisa empírica valeu-se do recurso da entrevista em profundidade e para a análise dos dados, utilizou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo. A discussão dos resultados fundamenta-se na revisão bibliográfica de teorias sociais críticas de inspiração dialética, em especial aquelas desdobradas nos estudos sobre cotidiano, comunicação, informação e educação. Destaca-se entre os resultados a relação predominantemente utilitária dos professores entrevistados com a informação, bem como a falta de formações e espaços de debate sobre o tema, que se desdobra em práticas pedagógicas fragmentadas de combate à desinformação. Esse resultado corrobora a hipótese inicial desta pesquisa, de que a relação do professor com a informação na sua cotidianidade é o que determina a forma e a profundidade da abordagem do tema da desinformação na sala de aula. Por isso, considera-se como necessária e urgente uma formação midiática para professores, que favoreça o desenvolvimento de competências críticas em informação, particularmente aquelas voltadas à compreensão e mediação da desinformação a partir de aplicações cotidianas de análises críticas dos textos e contextos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-15T14:02:45Z
2022-06-15T14:02:45Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/25246
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823602391056384