Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Ana Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Brisola, Anna Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588
Resumo: Este artigo parte da perspectiva da função determinante da educação no enfrentamento da desordem informacional contemporânea para analisar as abordagens pedagógicas e seus impactos nos planos de aula relativos ao combate à desinformação criados pelo Programa EducaMídia e por professores no Portal do Professor. Usam-se como referencial teórico as dimensões que conceituam as abordagens pedagógicas e a escala da Taxonomia de Bloom. Analisa-se um conjunto de oito planos de aula que tratam de objetos de conhecimento relativos à notícia. Observa-se que a maioria apresenta combinações de elementos das dimensões técnica, cognitiva e sociocultural e tem suas estruturas referenciadas nas etapas cognitivas de Bloom. Sob a perspectiva freiriana, verifica-se uma reduzida atividade de produção e criticidade, fundamentais para uma formação crítica.
id USP-71_8c869961ed6dcf1401ad88e710cd3555
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/194588
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internetAbordagens pedagógicas no combate à desinformação: uma análise de planos de aulas compartilhados na internetDesinformaçãoAlfabetização midiática e informacionalCompetência crítica em informaçãoAbordagem pedagógicaMisinformationMedia and information literacyCritical information literacyPedagogical approachEste artigo parte da perspectiva da função determinante da educação no enfrentamento da desordem informacional contemporânea para analisar as abordagens pedagógicas e seus impactos nos planos de aula relativos ao combate à desinformação criados pelo Programa EducaMídia e por professores no Portal do Professor. Usam-se como referencial teórico as dimensões que conceituam as abordagens pedagógicas e a escala da Taxonomia de Bloom. Analisa-se um conjunto de oito planos de aula que tratam de objetos de conhecimento relativos à notícia. Observa-se que a maioria apresenta combinações de elementos das dimensões técnica, cognitiva e sociocultural e tem suas estruturas referenciadas nas etapas cognitivas de Bloom. Sob a perspectiva freiriana, verifica-se uma reduzida atividade de produção e criticidade, fundamentais para uma formação crítica.Based on the key role of education in combating contemporary informational disorder, this paper analyzes the pedagogical approaches and their impacts on lesson plans created by the EducaMídia Program and by teachers at Portal do Professor regarding the fight against misinformation. The conceptual dimensions of pedagogical approaches and Bloom’s Taxonomy scale are used as theoretical frameworks to examine eight lesson plans on subjects related to news. Most plans combine technical, cognitive, and sociocultural elements and have their structures referenced in Bloom’s cognitive stages. From Freire’s perspective, we see a reduced activity of production and criticism, fundamental for a critical education.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/19458810.11606/issn.2316-9125.v28i1p26-41Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 26-41Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 26-41Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 26-412316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588/196036https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588/202627Copyright (c) 2023 Ana Paula Alencar, Anna Cristina Brisolahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Ana PaulaBrisola, Anna Cristina 2024-01-23T14:04:15Zoai:revistas.usp.br:article/194588Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:04:15Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet
Abordagens pedagógicas no combate à desinformação: uma análise de planos de aulas compartilhados na internet
title Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet
spellingShingle Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet
Alencar, Ana Paula
Desinformação
Alfabetização midiática e informacional
Competência crítica em informação
Abordagem pedagógica
Misinformation
Media and information literacy
Critical information literacy
Pedagogical approach
title_short Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet
title_full Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet
title_fullStr Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet
title_full_unstemmed Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet
title_sort Pedagogical approaches to combat misinformation: an analysis of lesson plans shared on the internet
author Alencar, Ana Paula
author_facet Alencar, Ana Paula
Brisola, Anna Cristina
author_role author
author2 Brisola, Anna Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Ana Paula
Brisola, Anna Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Desinformação
Alfabetização midiática e informacional
Competência crítica em informação
Abordagem pedagógica
Misinformation
Media and information literacy
Critical information literacy
Pedagogical approach
topic Desinformação
Alfabetização midiática e informacional
Competência crítica em informação
Abordagem pedagógica
Misinformation
Media and information literacy
Critical information literacy
Pedagogical approach
description Este artigo parte da perspectiva da função determinante da educação no enfrentamento da desordem informacional contemporânea para analisar as abordagens pedagógicas e seus impactos nos planos de aula relativos ao combate à desinformação criados pelo Programa EducaMídia e por professores no Portal do Professor. Usam-se como referencial teórico as dimensões que conceituam as abordagens pedagógicas e a escala da Taxonomia de Bloom. Analisa-se um conjunto de oito planos de aula que tratam de objetos de conhecimento relativos à notícia. Observa-se que a maioria apresenta combinações de elementos das dimensões técnica, cognitiva e sociocultural e tem suas estruturas referenciadas nas etapas cognitivas de Bloom. Sob a perspectiva freiriana, verifica-se uma reduzida atividade de produção e criticidade, fundamentais para uma formação crítica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588
10.11606/issn.2316-9125.v28i1p26-41
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i1p26-41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588/196036
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194588/202627
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ana Paula Alencar, Anna Cristina Brisola
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ana Paula Alencar, Anna Cristina Brisola
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 26-41
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 26-41
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 26-41
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087014084608