Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bettiol, Natasha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11528
Resumo: Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino de Ciências da Natureza no contexto escolar, nesta monografia são analisadas as tendências atuais para o ensino de Ciências no Segundo Segmento do Ensino Fundamental, com subsequente apresentação de uma sugestão de abordagem metodológica para o ensino de conteúdos relacionados aos fenômenos luminosos, composta por 4 (quatro) atividades de ensino. Para tanto, o tema Instrumentos Ópticos foi tomado como elemento central, na proposição de atividades articuladas aos eixos temáticos propostos nas atuais diretrizes para o ensino de Ciências: Terra e Universo; Vida e Ambiente; Ser humano e Saúde; Tecnologia e Sociedade. As atividades de ensino e os recursos didáticos propostos visam contemplar a contextualização e o enfoque interdisciplinar dos conteúdos, relacionando-os os com os conhecimentos prévios dos alunos, a fim de atender os principais objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para esse nível da Educação Básica, sem que haja um ensino fragmentado, preso somente ao livro didático e fora da realidade do estudante. Para a efetivação da proposta é sugerido o uso de vários recursos didáticos, tais como, vídeos, kits experimentais, entre outros, visando aumentar a participação do aluno no seu processo de aprendizagem e tornando-a, consequentemente, melhor e mais eficiente. Além das atividades de ensino, também são apresentadas sugestões para a avaliação da aprendizagem na perspectiva de um processo que forneça ao professor dados sobre a qualidade da aprendizagem dos alunos e o alcance das propostas de ensino
id UFF-2_e4db1d860a6ad8e384ac2f2f06ef958e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11528
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticosEnsino fundamentalEnsino de ciênciasFísicaFenômenos luminososFísicaRefraçãoEnsino fundamentalIntermediate schoolScience teachingPhysicsLuminous phenomenonCom o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino de Ciências da Natureza no contexto escolar, nesta monografia são analisadas as tendências atuais para o ensino de Ciências no Segundo Segmento do Ensino Fundamental, com subsequente apresentação de uma sugestão de abordagem metodológica para o ensino de conteúdos relacionados aos fenômenos luminosos, composta por 4 (quatro) atividades de ensino. Para tanto, o tema Instrumentos Ópticos foi tomado como elemento central, na proposição de atividades articuladas aos eixos temáticos propostos nas atuais diretrizes para o ensino de Ciências: Terra e Universo; Vida e Ambiente; Ser humano e Saúde; Tecnologia e Sociedade. As atividades de ensino e os recursos didáticos propostos visam contemplar a contextualização e o enfoque interdisciplinar dos conteúdos, relacionando-os os com os conhecimentos prévios dos alunos, a fim de atender os principais objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para esse nível da Educação Básica, sem que haja um ensino fragmentado, preso somente ao livro didático e fora da realidade do estudante. Para a efetivação da proposta é sugerido o uso de vários recursos didáticos, tais como, vídeos, kits experimentais, entre outros, visando aumentar a participação do aluno no seu processo de aprendizagem e tornando-a, consequentemente, melhor e mais eficiente. Além das atividades de ensino, também são apresentadas sugestões para a avaliação da aprendizagem na perspectiva de um processo que forneça ao professor dados sobre a qualidade da aprendizagem dos alunos e o alcance das propostas de ensinoThe purpose of this research is to contribute to an improvement in the teaching of Science of Nature in the school context. In this monograph, recent tendencies to Science teaching in the intermediate school will be analyzed, and later I will present a suggestion of a methodological approach to the teaching of related subject matters as luminous phenomenon, formed by 4 teaching activities. Therefore, the Optical instruments theme was taken as the central element in proposing articulated activities to the thematic instructions proposed in the current guidelines for Science teaching: Earth and Universe, Life and Environment, and Human Health, Technology and Society. The teaching activities and teaching resources proposed aim to address the context and content of interdisciplinary focus, linking them with the students' prior knowledge in order to meet the main objectives of the National Curriculum for Basic Education that level without there is a fragmented education, attached only to the textbook and outside the realm of student. For the realization of this proposal is suggested to use various teaching resources, such as videos, experimental kits, among others, to increase student participation in their learning process and making it therefore better and more efficient. Besides teaching activities are also presented suggestions for the evaluation of learning in the perspective of a process that provides the teacher quality data of student learning and scope of the proposed schoolAlmeida, Lucia da Cruz deCosta, IsaVenezuela, Pedro Paulo de MelloBettiol, Natasha2019-09-30T19:25:23Z2019-09-30T19:25:23Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBETTIOL, Natasha. Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos. Niterói, 2012. 57 f Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2012.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11528openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T17:37:15Zoai:app.uff.br:1/11528Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-19T17:37:15Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos
title Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos
spellingShingle Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos
Bettiol, Natasha
Ensino fundamental
Ensino de ciências
Física
Fenômenos luminosos
Física
Refração
Ensino fundamental
Intermediate school
Science teaching
Physics
Luminous phenomenon
title_short Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos
title_full Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos
title_fullStr Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos
title_full_unstemmed Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos
title_sort Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos
author Bettiol, Natasha
author_facet Bettiol, Natasha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lucia da Cruz de
Costa, Isa
Venezuela, Pedro Paulo de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Bettiol, Natasha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Ensino de ciências
Física
Fenômenos luminosos
Física
Refração
Ensino fundamental
Intermediate school
Science teaching
Physics
Luminous phenomenon
topic Ensino fundamental
Ensino de ciências
Física
Fenômenos luminosos
Física
Refração
Ensino fundamental
Intermediate school
Science teaching
Physics
Luminous phenomenon
description Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino de Ciências da Natureza no contexto escolar, nesta monografia são analisadas as tendências atuais para o ensino de Ciências no Segundo Segmento do Ensino Fundamental, com subsequente apresentação de uma sugestão de abordagem metodológica para o ensino de conteúdos relacionados aos fenômenos luminosos, composta por 4 (quatro) atividades de ensino. Para tanto, o tema Instrumentos Ópticos foi tomado como elemento central, na proposição de atividades articuladas aos eixos temáticos propostos nas atuais diretrizes para o ensino de Ciências: Terra e Universo; Vida e Ambiente; Ser humano e Saúde; Tecnologia e Sociedade. As atividades de ensino e os recursos didáticos propostos visam contemplar a contextualização e o enfoque interdisciplinar dos conteúdos, relacionando-os os com os conhecimentos prévios dos alunos, a fim de atender os principais objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para esse nível da Educação Básica, sem que haja um ensino fragmentado, preso somente ao livro didático e fora da realidade do estudante. Para a efetivação da proposta é sugerido o uso de vários recursos didáticos, tais como, vídeos, kits experimentais, entre outros, visando aumentar a participação do aluno no seu processo de aprendizagem e tornando-a, consequentemente, melhor e mais eficiente. Além das atividades de ensino, também são apresentadas sugestões para a avaliação da aprendizagem na perspectiva de um processo que forneça ao professor dados sobre a qualidade da aprendizagem dos alunos e o alcance das propostas de ensino
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-09-30T19:25:23Z
2019-09-30T19:25:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BETTIOL, Natasha. Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos. Niterói, 2012. 57 f Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2012.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11528
identifier_str_mv BETTIOL, Natasha. Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos. Niterói, 2012. 57 f Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2012.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135322571571200