Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Rhanã Amaral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23720
Resumo: Introdução: Trata-se de um estudo de natureza quantitativa sobre o Estilo de Vida de graduandos da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) - pertencente à Universidade Federal Fluminense (UFF), situada na cidade de Niterói - sob a ótica do Movimento das Universidades Promotoras da Saúde. Sabendo que das Universidades sairão os responsáveis pela formulação de políticas públicas impactando a qualidade de vida das pessoas e que tais instituições de ensino constituem espaços sociais significativos quanto ao seu potencial de Promoção da Saúde e bem-estar, percebemos que o ambiente e as responsabilidades durante o período universitário podem influenciar na saúde, na qualidade e no Estilo de Vida dos graduandos. Objetivos: caracterizar as atividades desenvolvidas na EEAAC que contribuem para Promoção da Saúde dos graduandos e Identificar o Estilo de Vida dos graduandos dessa instituição, despertando a atenção sobre a necessidade, durante a formação profissional na Universidade, de ambientes promotores da Saúde dos estudantes. Metodologia: Foi realizado o levantamento das Ações de Promoção à Saúde desenvolvidas na própria unidade ou por professores, voltadas para a melhoria do Estilo de Vida dos graduandos. Esse levantamento foi realizado presencialmente na EEAAC através da busca documental nos departamentos de ensino; como instrumento de produção de dados foi utilizado o questionário de Estilo de Vida FANTASTIC com alunos do 1º ao 10º período período do curso de graduação. Conforme nos orientam as resoluções, o desenvolvimento do estudo em questão foi encaminhado para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), sendo aprovado para prosseguimento sob nº CAAE 14356619.3.0000.5243. Resultados: Foram levantadas 8 ações que funcionam regularmente, sendo uma fora do campus e outra apenas durante o horário letivo. Através da aplicação do questionário FANTASTIC, constatamos que a média do Estilo de Vida da graduação tem pontuação de 64,46 com desvio padrão de 10,34, considerado bom. Conclusão: os estudantes do curso de graduação tem um Estilo de vida considerado bom pelo questionário, mas percebemos como as responsabilidades universitárias podem influenciar no padrão de sono e satisfação, com isso, na qualidade e no Estilo de Vida, tornando necessário um ambiente salutar para sua melhoria, sendo essa a maior demanda apresentada. A regularidade, frequência, localização e horário de funcionamento dos programas podem impactar significativamente a adesão e sua efetividade. Acreditamos que inserir essas práticas dentro da rotina dos estudantes pode melhorar ainda mais o Estilo de Vida se os graduandos tiverem conhecimento, tempo, incentivo e motivação para participar das ações
id UFF-2_e4f65beba0471e96299ab3b429802958
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23720
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandosPromoção da saúdeEstilo de vidaAmbiente universitárioPromoção da saúdeEstilo de vidaEstudantes de enfermagemQualidade de vidaInstituições AcadêmicasHealth promotionLifestyleUniversity environmentIntrodução: Trata-se de um estudo de natureza quantitativa sobre o Estilo de Vida de graduandos da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) - pertencente à Universidade Federal Fluminense (UFF), situada na cidade de Niterói - sob a ótica do Movimento das Universidades Promotoras da Saúde. Sabendo que das Universidades sairão os responsáveis pela formulação de políticas públicas impactando a qualidade de vida das pessoas e que tais instituições de ensino constituem espaços sociais significativos quanto ao seu potencial de Promoção da Saúde e bem-estar, percebemos que o ambiente e as responsabilidades durante o período universitário podem influenciar na saúde, na qualidade e no Estilo de Vida dos graduandos. Objetivos: caracterizar as atividades desenvolvidas na EEAAC que contribuem para Promoção da Saúde dos graduandos e Identificar o Estilo de Vida dos graduandos dessa instituição, despertando a atenção sobre a necessidade, durante a formação profissional na Universidade, de ambientes promotores da Saúde dos estudantes. Metodologia: Foi realizado o levantamento das Ações de Promoção à Saúde desenvolvidas na própria unidade ou por professores, voltadas para a melhoria do Estilo de Vida dos graduandos. Esse levantamento foi realizado presencialmente na EEAAC através da busca documental nos departamentos de ensino; como instrumento de produção de dados foi utilizado o questionário de Estilo de Vida FANTASTIC com alunos do 1º ao 10º período período do curso de graduação. Conforme nos orientam as resoluções, o desenvolvimento do estudo em questão foi encaminhado para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), sendo aprovado para prosseguimento sob nº CAAE 14356619.3.0000.5243. Resultados: Foram levantadas 8 ações que funcionam regularmente, sendo uma fora do campus e outra apenas durante o horário letivo. Através da aplicação do questionário FANTASTIC, constatamos que a média do Estilo de Vida da graduação tem pontuação de 64,46 com desvio padrão de 10,34, considerado bom. Conclusão: os estudantes do curso de graduação tem um Estilo de vida considerado bom pelo questionário, mas percebemos como as responsabilidades universitárias podem influenciar no padrão de sono e satisfação, com isso, na qualidade e no Estilo de Vida, tornando necessário um ambiente salutar para sua melhoria, sendo essa a maior demanda apresentada. A regularidade, frequência, localização e horário de funcionamento dos programas podem impactar significativamente a adesão e sua efetividade. Acreditamos que inserir essas práticas dentro da rotina dos estudantes pode melhorar ainda mais o Estilo de Vida se os graduandos tiverem conhecimento, tempo, incentivo e motivação para participar das açõesIntroduction: This is a quantitative study about the Lifestyle of the undergraduates of the Aurora de Afonso Costa Nursing School (EEAAC) – which belongs to the Fluminense Federal University (UFF), located in the city of Niterói - from the perspective of the Movement from Health-Promoting Universities. Knowing that Universities will teach those responsible for formulating public policies that will impact people's quality of life and and that such educational institutions constitute significant social spaces in terms of their potential for Health Promotion and well-being, we realize that the environment and the responsibilities during the university period can influence the health, quality and lifestyle of the students. Objective: characterize the activities developed at the EEAAC that contributed to the Health Promotion of the students and to identify the Lifestyle of the students of this institution, awakening the attention on the need of environments health promoters of students, during the professional formation in the University. Methodology: A survey was carried out of the Health Promotion Actions developed in the unit itself or by teachers, aimed at improving the Academic Lifestyle. This survey was carried out in person at EEAAC through documentary research in the departments of education; The FANTASTIC Lifestyle questionnaire was used on students from the 1st to the 10th period of graduation as a tool for data production. As the resolutions guide us, the development of the study in question was sent to the Research Ethics Committee (CEP) of the Antônio Pedro University Hospital (HUAP), being approved for continuation under nº CAAE 14356619.3.0000.5243. Results: Eight actions with regular functioning were raised, one off-campus and the other only during school hours. Through the application of the FANTASTIC questionnaire, we found that the average lifestyle of the graduate has a score of 64.46 with a standard deviation of 10.34, which is considered good. Conclusion: Undergraduate students have a lifestyle considered good by the questionnaire, but we realize how university responsibilities can influence the pattern of sleep and satisfaction, thereby, quality and lifestyle, making it necessary to have a healthy environment for improvement, this being the biggest demand presented. The regularity, frequency, location and opening hours of the programs can significantly impact adherence and their effectiveness. We believe that inserting these practices into the students' routine can improve the Lifestyle even more if the students have the knowledge, time, incentive and motivation to participate in the actionsNiteróiSabóia, Vera MariaCortez, Elaine AntunesEspindola, Beatriz CarvalhoMacedo, Rhanã Amaral2021-11-25T20:44:28Z2021-11-25T20:44:28Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMACEDO, Rhanã Amaral. Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandos. 2021. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23720Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-11T20:58:25Zoai:app.uff.br:1/23720Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-11T20:58:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandos
title Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandos
spellingShingle Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandos
Macedo, Rhanã Amaral
Promoção da saúde
Estilo de vida
Ambiente universitário
Promoção da saúde
Estilo de vida
Estudantes de enfermagem
Qualidade de vida
Instituições Acadêmicas
Health promotion
Lifestyle
University environment
title_short Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandos
title_full Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandos
title_fullStr Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandos
title_full_unstemmed Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandos
title_sort Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandos
author Macedo, Rhanã Amaral
author_facet Macedo, Rhanã Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sabóia, Vera Maria
Cortez, Elaine Antunes
Espindola, Beatriz Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Rhanã Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da saúde
Estilo de vida
Ambiente universitário
Promoção da saúde
Estilo de vida
Estudantes de enfermagem
Qualidade de vida
Instituições Acadêmicas
Health promotion
Lifestyle
University environment
topic Promoção da saúde
Estilo de vida
Ambiente universitário
Promoção da saúde
Estilo de vida
Estudantes de enfermagem
Qualidade de vida
Instituições Acadêmicas
Health promotion
Lifestyle
University environment
description Introdução: Trata-se de um estudo de natureza quantitativa sobre o Estilo de Vida de graduandos da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) - pertencente à Universidade Federal Fluminense (UFF), situada na cidade de Niterói - sob a ótica do Movimento das Universidades Promotoras da Saúde. Sabendo que das Universidades sairão os responsáveis pela formulação de políticas públicas impactando a qualidade de vida das pessoas e que tais instituições de ensino constituem espaços sociais significativos quanto ao seu potencial de Promoção da Saúde e bem-estar, percebemos que o ambiente e as responsabilidades durante o período universitário podem influenciar na saúde, na qualidade e no Estilo de Vida dos graduandos. Objetivos: caracterizar as atividades desenvolvidas na EEAAC que contribuem para Promoção da Saúde dos graduandos e Identificar o Estilo de Vida dos graduandos dessa instituição, despertando a atenção sobre a necessidade, durante a formação profissional na Universidade, de ambientes promotores da Saúde dos estudantes. Metodologia: Foi realizado o levantamento das Ações de Promoção à Saúde desenvolvidas na própria unidade ou por professores, voltadas para a melhoria do Estilo de Vida dos graduandos. Esse levantamento foi realizado presencialmente na EEAAC através da busca documental nos departamentos de ensino; como instrumento de produção de dados foi utilizado o questionário de Estilo de Vida FANTASTIC com alunos do 1º ao 10º período período do curso de graduação. Conforme nos orientam as resoluções, o desenvolvimento do estudo em questão foi encaminhado para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), sendo aprovado para prosseguimento sob nº CAAE 14356619.3.0000.5243. Resultados: Foram levantadas 8 ações que funcionam regularmente, sendo uma fora do campus e outra apenas durante o horário letivo. Através da aplicação do questionário FANTASTIC, constatamos que a média do Estilo de Vida da graduação tem pontuação de 64,46 com desvio padrão de 10,34, considerado bom. Conclusão: os estudantes do curso de graduação tem um Estilo de vida considerado bom pelo questionário, mas percebemos como as responsabilidades universitárias podem influenciar no padrão de sono e satisfação, com isso, na qualidade e no Estilo de Vida, tornando necessário um ambiente salutar para sua melhoria, sendo essa a maior demanda apresentada. A regularidade, frequência, localização e horário de funcionamento dos programas podem impactar significativamente a adesão e sua efetividade. Acreditamos que inserir essas práticas dentro da rotina dos estudantes pode melhorar ainda mais o Estilo de Vida se os graduandos tiverem conhecimento, tempo, incentivo e motivação para participar das ações
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-25T20:44:28Z
2021-11-25T20:44:28Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACEDO, Rhanã Amaral. Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandos. 2021. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23720
Aluno de graduação
identifier_str_mv MACEDO, Rhanã Amaral. Escola de Enfermagem: ambiente e estilo de vida de graduandos. 2021. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135369945186304