O ensino de Física na formação de professores em nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Luanny Christine Cler Caldas do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16670
Resumo: Neste trabalho buscamos compreender como se dá o ensino de Física na formação de professores em nível médio, o Curso Normal (CN), e sua relação com a disciplina de Ciências do Ensino Fundamental I. Percebendo o distanciamento entre os dois níveis de ensino, propomos estratégias de reaproximação levando em consideração as dificuldades e peculiaridades de cada um. Após analisar o currículo mínimo de Física do CN e as diretrizes para a disciplina Ciências do Ensino Fundamental I contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visitamos uma turma de normalistas do 3º ano de uma escola estadual no interior do RJ e, por meio de um questionário, coletamos dados sobre suas principais dificuldades com as duas disciplinas. Em seguida, apresentamos duas sequências didáticas sobre um dos temas comuns às duas disciplinas: luz. Essas sequências didáticas seriam inicialmente aplicadas com os/as normalistas e eles/elas aplicariam com estudantes dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Ao final, concluímos que embora a estrutura do CN não seja ainda a ideal, o trabalho que o professor de Física desse segmento desenvolve é crucial para a ação futura dos/das normalistas como professores nas salas de aula do Ensino Fundamental I
id UFF-2_e7d54a78cadb01216a73a105c07099f8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16670
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino de Física na formação de professores em nível médioCurso NormalEnsino Fundamental IEnsino de FísicaDisciplina CiênciasEnsino de FísicaCurso normalEducação básicaTTC-HS CourseElementary SchoolPhysics TeachingSciencesNeste trabalho buscamos compreender como se dá o ensino de Física na formação de professores em nível médio, o Curso Normal (CN), e sua relação com a disciplina de Ciências do Ensino Fundamental I. Percebendo o distanciamento entre os dois níveis de ensino, propomos estratégias de reaproximação levando em consideração as dificuldades e peculiaridades de cada um. Após analisar o currículo mínimo de Física do CN e as diretrizes para a disciplina Ciências do Ensino Fundamental I contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visitamos uma turma de normalistas do 3º ano de uma escola estadual no interior do RJ e, por meio de um questionário, coletamos dados sobre suas principais dificuldades com as duas disciplinas. Em seguida, apresentamos duas sequências didáticas sobre um dos temas comuns às duas disciplinas: luz. Essas sequências didáticas seriam inicialmente aplicadas com os/as normalistas e eles/elas aplicariam com estudantes dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Ao final, concluímos que embora a estrutura do CN não seja ainda a ideal, o trabalho que o professor de Física desse segmento desenvolve é crucial para a ação futura dos/das normalistas como professores nas salas de aula do Ensino Fundamental IIn this work we seek to understand how the teaching of Physics takes place in Teachers Training Course in High School Level (TTC-HS), and its relationship with the subject of Science in Elementary School. Realizing the distance between the two teaching levels, we propose strategies of reconnection taking into account the difficulties and peculiarities of each one. After analyzing the TTC-HS’s Physics minimum curriculum and the guidelines for Science of the Elementary School in the National Common Curriculum Base (NCCB), we visited a class of third year of the TTC-HS course and, through a questionnaire, collected data on their main difficulties in teaching. Then, we propose two didactic sequences on one of the common themes to both kinds of subjects: light. These didactic sequences would initially be applied to the TTC-HS students who would apply them to students from the 3rd and 5th years of Elementary School. In the end, we conclude that although the structure of the TTC-HS Course is not ideal yet, the work that the Physics teacher of this segment develops is crucial for the future action of the TTC-HS students as teachers in the Elementary School classroomsCosta, IsaAlmeida, Lúcia da Cruz deMartins, Jorge Simões de SáNascimento, Luanny Christine Cler Caldas do2021-01-14T19:28:50Z2021-01-14T19:28:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Luanny Christine Cler Caldas do. O ensino de Física na formação de professores em nível médio. 2020. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16670http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T19:18:15Zoai:app.uff.br:1/16670Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-25T19:18:15Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Física na formação de professores em nível médio
title O ensino de Física na formação de professores em nível médio
spellingShingle O ensino de Física na formação de professores em nível médio
Nascimento, Luanny Christine Cler Caldas do
Curso Normal
Ensino Fundamental I
Ensino de Física
Disciplina Ciências
Ensino de Física
Curso normal
Educação básica
TTC-HS Course
Elementary School
Physics Teaching
Sciences
title_short O ensino de Física na formação de professores em nível médio
title_full O ensino de Física na formação de professores em nível médio
title_fullStr O ensino de Física na formação de professores em nível médio
title_full_unstemmed O ensino de Física na formação de professores em nível médio
title_sort O ensino de Física na formação de professores em nível médio
author Nascimento, Luanny Christine Cler Caldas do
author_facet Nascimento, Luanny Christine Cler Caldas do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Isa
Almeida, Lúcia da Cruz de
Martins, Jorge Simões de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Luanny Christine Cler Caldas do
dc.subject.por.fl_str_mv Curso Normal
Ensino Fundamental I
Ensino de Física
Disciplina Ciências
Ensino de Física
Curso normal
Educação básica
TTC-HS Course
Elementary School
Physics Teaching
Sciences
topic Curso Normal
Ensino Fundamental I
Ensino de Física
Disciplina Ciências
Ensino de Física
Curso normal
Educação básica
TTC-HS Course
Elementary School
Physics Teaching
Sciences
description Neste trabalho buscamos compreender como se dá o ensino de Física na formação de professores em nível médio, o Curso Normal (CN), e sua relação com a disciplina de Ciências do Ensino Fundamental I. Percebendo o distanciamento entre os dois níveis de ensino, propomos estratégias de reaproximação levando em consideração as dificuldades e peculiaridades de cada um. Após analisar o currículo mínimo de Física do CN e as diretrizes para a disciplina Ciências do Ensino Fundamental I contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visitamos uma turma de normalistas do 3º ano de uma escola estadual no interior do RJ e, por meio de um questionário, coletamos dados sobre suas principais dificuldades com as duas disciplinas. Em seguida, apresentamos duas sequências didáticas sobre um dos temas comuns às duas disciplinas: luz. Essas sequências didáticas seriam inicialmente aplicadas com os/as normalistas e eles/elas aplicariam com estudantes dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Ao final, concluímos que embora a estrutura do CN não seja ainda a ideal, o trabalho que o professor de Física desse segmento desenvolve é crucial para a ação futura dos/das normalistas como professores nas salas de aula do Ensino Fundamental I
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-14T19:28:50Z
2021-01-14T19:28:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Luanny Christine Cler Caldas do. O ensino de Física na formação de professores em nível médio. 2020. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16670
identifier_str_mv NASCIMENTO, Luanny Christine Cler Caldas do. O ensino de Física na formação de professores em nível médio. 2020. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135342975811584