Devolva minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maiah Lunas Maciel Marques de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10031
Resumo: Ao utilizar entrevistas realizadas com sete jovens mulheres negras do Estado do Rio de Janeiro com idade entre dezenove e trinta e um anos, o presente trabalho se propõe a refletir sobre a importância que é para uma criança negra ter ou não bonecas negras, trazendo para a discussão como se dá construção da identidade racial infantil por meio dos brinquedos. As questões colocadas pelas entrevistadas ao longo do processo de pesquisa são dispostas no trabalho para fazer uma discussão acerca dos caminhos possíveis para essa formação identitária afro brasileira fazendo paralelos entre a escola, a família e a sociedade de consumo. O objetivo aqui é então compreender como o racismo através da ausência de espelhos e identidades positivas, causa marcas no corpo negro desde a infância e como esses indivíduos carregam essas marcas ao longo da vida adulta, procurando enxergar se as situações vividas são superadas ou não, seja com o auxílio da escola ou do ambiente familiar
id UFF-2_e7f0a82d789ea7c0ef4c94056c345ee9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10031
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Devolva minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?Criança negraBoneca pretaIdentidadeBrinquedoNegroCriançaBrinquedoIdentidadeRaçaBlack childBlack dollIdentityToyAo utilizar entrevistas realizadas com sete jovens mulheres negras do Estado do Rio de Janeiro com idade entre dezenove e trinta e um anos, o presente trabalho se propõe a refletir sobre a importância que é para uma criança negra ter ou não bonecas negras, trazendo para a discussão como se dá construção da identidade racial infantil por meio dos brinquedos. As questões colocadas pelas entrevistadas ao longo do processo de pesquisa são dispostas no trabalho para fazer uma discussão acerca dos caminhos possíveis para essa formação identitária afro brasileira fazendo paralelos entre a escola, a família e a sociedade de consumo. O objetivo aqui é então compreender como o racismo através da ausência de espelhos e identidades positivas, causa marcas no corpo negro desde a infância e como esses indivíduos carregam essas marcas ao longo da vida adulta, procurando enxergar se as situações vividas são superadas ou não, seja com o auxílio da escola ou do ambiente familiarWhen using interviews with seven young black women from the State of Rio de Janeiro with the ages between nineteen and thirty-one yearsold. The present paper proposes to reflect on the importance for a black child to have or not black dolls, bringing to the discussion of the construction of children's the questions about racial identity through toys. The questions posed by the interviewees throughout the research process are placed in the work to make a discussion about the possible ways for this Afro Brazilian identity formation making parallels between the school, the family and the consumer society. The goal here is to understand how racism through the absence of mirrors and positive identities causes black body marks since childhood and how these individuals carry these marks throughout adult life, trying to see if the situations experienced are overcome or not, either with the help of the school or the family environmentSilva, Ana Cláudia Cruz daPereira, Isabelle SanchesRios, Flavia MateusOliveira, Maiah Lunas Maciel Marques de2019-06-18T15:54:21Z2019-06-18T15:54:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10031Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-31T19:02:50Zoai:app.uff.br:1/10031Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-31T19:02:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Devolva minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?
title Devolva minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?
spellingShingle Devolva minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?
Oliveira, Maiah Lunas Maciel Marques de
Criança negra
Boneca preta
Identidade
Brinquedo
Negro
Criança
Brinquedo
Identidade
Raça
Black child
Black doll
Identity
Toy
title_short Devolva minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?
title_full Devolva minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?
title_fullStr Devolva minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?
title_full_unstemmed Devolva minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?
title_sort Devolva minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?
author Oliveira, Maiah Lunas Maciel Marques de
author_facet Oliveira, Maiah Lunas Maciel Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Cláudia Cruz da
Pereira, Isabelle Sanches
Rios, Flavia Mateus
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maiah Lunas Maciel Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Criança negra
Boneca preta
Identidade
Brinquedo
Negro
Criança
Brinquedo
Identidade
Raça
Black child
Black doll
Identity
Toy
topic Criança negra
Boneca preta
Identidade
Brinquedo
Negro
Criança
Brinquedo
Identidade
Raça
Black child
Black doll
Identity
Toy
description Ao utilizar entrevistas realizadas com sete jovens mulheres negras do Estado do Rio de Janeiro com idade entre dezenove e trinta e um anos, o presente trabalho se propõe a refletir sobre a importância que é para uma criança negra ter ou não bonecas negras, trazendo para a discussão como se dá construção da identidade racial infantil por meio dos brinquedos. As questões colocadas pelas entrevistadas ao longo do processo de pesquisa são dispostas no trabalho para fazer uma discussão acerca dos caminhos possíveis para essa formação identitária afro brasileira fazendo paralelos entre a escola, a família e a sociedade de consumo. O objetivo aqui é então compreender como o racismo através da ausência de espelhos e identidades positivas, causa marcas no corpo negro desde a infância e como esses indivíduos carregam essas marcas ao longo da vida adulta, procurando enxergar se as situações vividas são superadas ou não, seja com o auxílio da escola ou do ambiente familiar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-18T15:54:21Z
2019-06-18T15:54:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10031
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10031
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838818293776384