Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25159 |
Resumo: | O cenário econômico vivenciado no Brasil ao longo da década de 90, marcado por altas taxas de inflação e instabilidade, bem como a sequente implantação do Plano Real evidenciaram a importância da educação financeira na sociedade brasileira. Tal importância passa não apenas pela necessidade de o indivíduo aprender a gerir sua renda, mas também aprender a poupar, evitar fraudes e altos níveis de endividamento. Diante desse contexto, o presente estudo analisou o nível de conhecimento financeiro básico dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda, bem como verificou a influência de fatores sociais e demográficos no resultado. Foi aplicado um questionário desenvolvido pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com temas financeiros básicos, tais como: juros, risco, valor do dinheiro no tempo e inflação. Os resultados indicaram um nível de conhecimento financeiro consideravelmente acima da média dos países pesquisados pela OCDE, o que se justifica pelas características da amostra, tendo em vista que o presente estudo focou em indivíduos cursando o ensino superior. Além disso, verificou-se uma possível influência do fator gênero no nível de conhecimento financeiro, havendo a necessidade de estudos posteriores tanto para comprovar tal influência quanto para verificar a influência de outros fatores sociais e demográficos, o que se mostrou inconclusivo na amostra analisada |
id |
UFF-2_e8761f81b455a2190d41d575c9808b8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25159 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal FluminenseEducação financeiraAlfabetização financeiraConhecimento financeiroEstudantes universitáriosEducaçãoEconomia brasileiraVolta Redonda (RJ)Gestão financeiraFinancial educationFinancial literacyFinancial knowledgeEducationUniversity studentO cenário econômico vivenciado no Brasil ao longo da década de 90, marcado por altas taxas de inflação e instabilidade, bem como a sequente implantação do Plano Real evidenciaram a importância da educação financeira na sociedade brasileira. Tal importância passa não apenas pela necessidade de o indivíduo aprender a gerir sua renda, mas também aprender a poupar, evitar fraudes e altos níveis de endividamento. Diante desse contexto, o presente estudo analisou o nível de conhecimento financeiro básico dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda, bem como verificou a influência de fatores sociais e demográficos no resultado. Foi aplicado um questionário desenvolvido pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com temas financeiros básicos, tais como: juros, risco, valor do dinheiro no tempo e inflação. Os resultados indicaram um nível de conhecimento financeiro consideravelmente acima da média dos países pesquisados pela OCDE, o que se justifica pelas características da amostra, tendo em vista que o presente estudo focou em indivíduos cursando o ensino superior. Além disso, verificou-se uma possível influência do fator gênero no nível de conhecimento financeiro, havendo a necessidade de estudos posteriores tanto para comprovar tal influência quanto para verificar a influência de outros fatores sociais e demográficos, o que se mostrou inconclusivo na amostra analisadaThe economic scenario in Brazil in the 90s, with instability and high inflation rates, followed by the implementation of the Plano Real pointed for the importance of financial education. In this scenario, the individuals should be prepared to manage their income, save money, avoid financial fraud and high debt rates. Within this context, the following study aimed to analyse the level of financial knowledge of the accountancy students of the Universidade Federal Fluminense – Volta Redonda campus, as well as identify a possible influence of social and demographic factors in the financial knowledge level. To measure the knowledge level, a quiz developed by the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) had been applied. Results indicated a financial knowledge level among accountancy students high above those identified by OECD in its statistics. This event can be explained once OECD statistics consider not only university students. Besides, it had been identified a possible influence of gender in the level of financial knowledge. Further analyses are necessary to verify the influence as well as identify the influence of other social and demographic factors70 p.Passos, Ivan Carlinhttp://lattes.cnpq.br/0938288399908396Silva, André Cantareli dahttp://lattes.cnpq.br/2892004017405879Gaio, Luiz Eduardohttp://lattes.cnpq.br/3234262027065790http://lattes.cnpq.br/2751982930827739Augustin, Amanda Bergamini2022-06-09T18:42:34Z2022-06-09T18:42:34Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAUGUSTIN, Amanda Bergamini. Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense. 2022. 70 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25159CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-13T15:04:49Zoai:app.uff.br:1/25159Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:24.334098Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense |
title |
Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense |
spellingShingle |
Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense Augustin, Amanda Bergamini Educação financeira Alfabetização financeira Conhecimento financeiro Estudantes universitários Educação Economia brasileira Volta Redonda (RJ) Gestão financeira Financial education Financial literacy Financial knowledge Education University student |
title_short |
Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense |
title_full |
Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense |
title_fullStr |
Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense |
title_full_unstemmed |
Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense |
title_sort |
Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense |
author |
Augustin, Amanda Bergamini |
author_facet |
Augustin, Amanda Bergamini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Passos, Ivan Carlin http://lattes.cnpq.br/0938288399908396 Silva, André Cantareli da http://lattes.cnpq.br/2892004017405879 Gaio, Luiz Eduardo http://lattes.cnpq.br/3234262027065790 http://lattes.cnpq.br/2751982930827739 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Augustin, Amanda Bergamini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação financeira Alfabetização financeira Conhecimento financeiro Estudantes universitários Educação Economia brasileira Volta Redonda (RJ) Gestão financeira Financial education Financial literacy Financial knowledge Education University student |
topic |
Educação financeira Alfabetização financeira Conhecimento financeiro Estudantes universitários Educação Economia brasileira Volta Redonda (RJ) Gestão financeira Financial education Financial literacy Financial knowledge Education University student |
description |
O cenário econômico vivenciado no Brasil ao longo da década de 90, marcado por altas taxas de inflação e instabilidade, bem como a sequente implantação do Plano Real evidenciaram a importância da educação financeira na sociedade brasileira. Tal importância passa não apenas pela necessidade de o indivíduo aprender a gerir sua renda, mas também aprender a poupar, evitar fraudes e altos níveis de endividamento. Diante desse contexto, o presente estudo analisou o nível de conhecimento financeiro básico dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda, bem como verificou a influência de fatores sociais e demográficos no resultado. Foi aplicado um questionário desenvolvido pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com temas financeiros básicos, tais como: juros, risco, valor do dinheiro no tempo e inflação. Os resultados indicaram um nível de conhecimento financeiro consideravelmente acima da média dos países pesquisados pela OCDE, o que se justifica pelas características da amostra, tendo em vista que o presente estudo focou em indivíduos cursando o ensino superior. Além disso, verificou-se uma possível influência do fator gênero no nível de conhecimento financeiro, havendo a necessidade de estudos posteriores tanto para comprovar tal influência quanto para verificar a influência de outros fatores sociais e demográficos, o que se mostrou inconclusivo na amostra analisada |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-09T18:42:34Z 2022-06-09T18:42:34Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AUGUSTIN, Amanda Bergamini. Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense. 2022. 70 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25159 |
identifier_str_mv |
AUGUSTIN, Amanda Bergamini. Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense. 2022. 70 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823728066035712 |