Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augustin, Amanda Bergamini
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25159
Resumo: O cenário econômico vivenciado no Brasil ao longo da década de 90, marcado por altas taxas de inflação e instabilidade, bem como a sequente implantação do Plano Real evidenciaram a importância da educação financeira na sociedade brasileira. Tal importância passa não apenas pela necessidade de o indivíduo aprender a gerir sua renda, mas também aprender a poupar, evitar fraudes e altos níveis de endividamento. Diante desse contexto, o presente estudo analisou o nível de conhecimento financeiro básico dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda, bem como verificou a influência de fatores sociais e demográficos no resultado. Foi aplicado um questionário desenvolvido pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com temas financeiros básicos, tais como: juros, risco, valor do dinheiro no tempo e inflação. Os resultados indicaram um nível de conhecimento financeiro consideravelmente acima da média dos países pesquisados pela OCDE, o que se justifica pelas características da amostra, tendo em vista que o presente estudo focou em indivíduos cursando o ensino superior. Além disso, verificou-se uma possível influência do fator gênero no nível de conhecimento financeiro, havendo a necessidade de estudos posteriores tanto para comprovar tal influência quanto para verificar a influência de outros fatores sociais e demográficos, o que se mostrou inconclusivo na amostra analisada
id UFF-2_e8761f81b455a2190d41d575c9808b8d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25159
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal FluminenseEducação financeiraAlfabetização financeiraConhecimento financeiroEstudantes universitáriosEducaçãoEconomia brasileiraVolta Redonda (RJ)Gestão financeiraFinancial educationFinancial literacyFinancial knowledgeEducationUniversity studentO cenário econômico vivenciado no Brasil ao longo da década de 90, marcado por altas taxas de inflação e instabilidade, bem como a sequente implantação do Plano Real evidenciaram a importância da educação financeira na sociedade brasileira. Tal importância passa não apenas pela necessidade de o indivíduo aprender a gerir sua renda, mas também aprender a poupar, evitar fraudes e altos níveis de endividamento. Diante desse contexto, o presente estudo analisou o nível de conhecimento financeiro básico dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda, bem como verificou a influência de fatores sociais e demográficos no resultado. Foi aplicado um questionário desenvolvido pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com temas financeiros básicos, tais como: juros, risco, valor do dinheiro no tempo e inflação. Os resultados indicaram um nível de conhecimento financeiro consideravelmente acima da média dos países pesquisados pela OCDE, o que se justifica pelas características da amostra, tendo em vista que o presente estudo focou em indivíduos cursando o ensino superior. Além disso, verificou-se uma possível influência do fator gênero no nível de conhecimento financeiro, havendo a necessidade de estudos posteriores tanto para comprovar tal influência quanto para verificar a influência de outros fatores sociais e demográficos, o que se mostrou inconclusivo na amostra analisadaThe economic scenario in Brazil in the 90s, with instability and high inflation rates, followed by the implementation of the Plano Real pointed for the importance of financial education. In this scenario, the individuals should be prepared to manage their income, save money, avoid financial fraud and high debt rates. Within this context, the following study aimed to analyse the level of financial knowledge of the accountancy students of the Universidade Federal Fluminense – Volta Redonda campus, as well as identify a possible influence of social and demographic factors in the financial knowledge level. To measure the knowledge level, a quiz developed by the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) had been applied. Results indicated a financial knowledge level among accountancy students high above those identified by OECD in its statistics. This event can be explained once OECD statistics consider not only university students. Besides, it had been identified a possible influence of gender in the level of financial knowledge. Further analyses are necessary to verify the influence as well as identify the influence of other social and demographic factors70 p.Passos, Ivan Carlinhttp://lattes.cnpq.br/0938288399908396Silva, André Cantareli dahttp://lattes.cnpq.br/2892004017405879Gaio, Luiz Eduardohttp://lattes.cnpq.br/3234262027065790http://lattes.cnpq.br/2751982930827739Augustin, Amanda Bergamini2022-06-09T18:42:34Z2022-06-09T18:42:34Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAUGUSTIN, Amanda Bergamini. Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense. 2022. 70 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25159CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-13T15:04:49Zoai:app.uff.br:1/25159Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:24.334098Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense
title Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense
spellingShingle Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense
Augustin, Amanda Bergamini
Educação financeira
Alfabetização financeira
Conhecimento financeiro
Estudantes universitários
Educação
Economia brasileira
Volta Redonda (RJ)
Gestão financeira
Financial education
Financial literacy
Financial knowledge
Education
University student
title_short Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense
title_full Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense
title_fullStr Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense
title_full_unstemmed Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense
title_sort Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense
author Augustin, Amanda Bergamini
author_facet Augustin, Amanda Bergamini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Ivan Carlin
http://lattes.cnpq.br/0938288399908396
Silva, André Cantareli da
http://lattes.cnpq.br/2892004017405879
Gaio, Luiz Eduardo
http://lattes.cnpq.br/3234262027065790
http://lattes.cnpq.br/2751982930827739
dc.contributor.author.fl_str_mv Augustin, Amanda Bergamini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Alfabetização financeira
Conhecimento financeiro
Estudantes universitários
Educação
Economia brasileira
Volta Redonda (RJ)
Gestão financeira
Financial education
Financial literacy
Financial knowledge
Education
University student
topic Educação financeira
Alfabetização financeira
Conhecimento financeiro
Estudantes universitários
Educação
Economia brasileira
Volta Redonda (RJ)
Gestão financeira
Financial education
Financial literacy
Financial knowledge
Education
University student
description O cenário econômico vivenciado no Brasil ao longo da década de 90, marcado por altas taxas de inflação e instabilidade, bem como a sequente implantação do Plano Real evidenciaram a importância da educação financeira na sociedade brasileira. Tal importância passa não apenas pela necessidade de o indivíduo aprender a gerir sua renda, mas também aprender a poupar, evitar fraudes e altos níveis de endividamento. Diante desse contexto, o presente estudo analisou o nível de conhecimento financeiro básico dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda, bem como verificou a influência de fatores sociais e demográficos no resultado. Foi aplicado um questionário desenvolvido pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com temas financeiros básicos, tais como: juros, risco, valor do dinheiro no tempo e inflação. Os resultados indicaram um nível de conhecimento financeiro consideravelmente acima da média dos países pesquisados pela OCDE, o que se justifica pelas características da amostra, tendo em vista que o presente estudo focou em indivíduos cursando o ensino superior. Além disso, verificou-se uma possível influência do fator gênero no nível de conhecimento financeiro, havendo a necessidade de estudos posteriores tanto para comprovar tal influência quanto para verificar a influência de outros fatores sociais e demográficos, o que se mostrou inconclusivo na amostra analisada
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-09T18:42:34Z
2022-06-09T18:42:34Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AUGUSTIN, Amanda Bergamini. Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense. 2022. 70 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25159
identifier_str_mv AUGUSTIN, Amanda Bergamini. Nível de conhecimento financeiro dos alunos de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense. 2022. 70 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823728066035712