Análise do processo de gestão de uma instituição de ensino superior privada com base no modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Frederico Martino Simonini da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9159
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.92720749672
Resumo: As instituições de ensino superior possuem características particulares e especiais que as tornam organizações complexas. Inseridas em um cenário heterogêneo e de acirrada competição, ao definir estratégias de gestão, as Instituições de Ensino Superior (IES), em especial as particulares, precisam estar cada vez mais conscientes da relevância da aplicação de todos os critérios inerentes a qualquer empresa que busca qualidade. Neste sentido, as IES que desprezarem os modernos princípios gerenciais poderão estar fadadas ao insucesso. Desta forma, a presente pesquisa aborda os Fundamentos da Gestão para a Excelência preconizados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), como instrumento viável para a obtenção de uma educação calcada na excelência. Utilizando-se do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), analisado à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e com o auxílio do Instrumento de Avaliação da Maturidade, ambos preconizados pela FNQ, o presente trabalho intenta identificar os aspectos mais críticos concernentes à gestão da organização, além de propor ações de melhoria para atender os parâmetros estabelecidos no MEG e verificar o nível de maturidade da instituição frente ao modelo de gestão proposto pela FNQ. No que concerne aos procedimentos metodológicos, esta é uma pesquisa bibliográfica, documental e participante. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de entrevistas individuais semiestruturadas, realizadas em campo. Em relação à natureza dos dados, a pesquisa é qualitativa. Quanto aos resultados obtidos, pode-se afirmar que na instituição estudada há práticas administrativas de gestão alinhadas a algum fundamento para excelência preconizado pela FNQ. Observou-se a preocupação dos gestores da IES em profissionalizar cada vez mais a administração da instituição através de padrões normativos, gestão acadêmica e demais processos administrativos que estejam alinhados ao seu negócio, sua visão e sua missão. Como fator limitante a esta pesquisa, os resultados aqui apresentados não podem ser generalizados para todas as instituições de ensino superior privadas, pois, são organizações inseridas em contextos diferentes e que apresentam suas especificidades. Por fim, a relevância deste trabalho remete à importância de se compatibilizar as práticas educacionais aos critérios de excelência necessários e exigidos pelo mercado.
id UFF-2_e9ebae72eede3ce4fa0392ddf633bef1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9159
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise do processo de gestão de uma instituição de ensino superior privada com base no modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidadeAnalysis of the management process of a private Higher Education Institution based on the management excellence model of the National Quality FoundationInstituição de ensino superior privadaFundação Nacional da Qualidade (FNQ).Modelo de excelência da gestão® (MEG)Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).Instituição de ensino superiorEficiência organizacionalAdministração estratégicaGestão de qualidadePrivate Higher Education InstitutionNational Quality Foundation (NQF)Management Excellence Model® (MEG).Institutional Development Plan (IPD)As instituições de ensino superior possuem características particulares e especiais que as tornam organizações complexas. Inseridas em um cenário heterogêneo e de acirrada competição, ao definir estratégias de gestão, as Instituições de Ensino Superior (IES), em especial as particulares, precisam estar cada vez mais conscientes da relevância da aplicação de todos os critérios inerentes a qualquer empresa que busca qualidade. Neste sentido, as IES que desprezarem os modernos princípios gerenciais poderão estar fadadas ao insucesso. Desta forma, a presente pesquisa aborda os Fundamentos da Gestão para a Excelência preconizados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), como instrumento viável para a obtenção de uma educação calcada na excelência. Utilizando-se do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), analisado à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e com o auxílio do Instrumento de Avaliação da Maturidade, ambos preconizados pela FNQ, o presente trabalho intenta identificar os aspectos mais críticos concernentes à gestão da organização, além de propor ações de melhoria para atender os parâmetros estabelecidos no MEG e verificar o nível de maturidade da instituição frente ao modelo de gestão proposto pela FNQ. No que concerne aos procedimentos metodológicos, esta é uma pesquisa bibliográfica, documental e participante. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de entrevistas individuais semiestruturadas, realizadas em campo. Em relação à natureza dos dados, a pesquisa é qualitativa. Quanto aos resultados obtidos, pode-se afirmar que na instituição estudada há práticas administrativas de gestão alinhadas a algum fundamento para excelência preconizado pela FNQ. Observou-se a preocupação dos gestores da IES em profissionalizar cada vez mais a administração da instituição através de padrões normativos, gestão acadêmica e demais processos administrativos que estejam alinhados ao seu negócio, sua visão e sua missão. Como fator limitante a esta pesquisa, os resultados aqui apresentados não podem ser generalizados para todas as instituições de ensino superior privadas, pois, são organizações inseridas em contextos diferentes e que apresentam suas especificidades. Por fim, a relevância deste trabalho remete à importância de se compatibilizar as práticas educacionais aos critérios de excelência necessários e exigidos pelo mercado.Higher Education Institutions have special characteristics that make them complex organizations. Inserted in a heterogeneous scenario of a fierce competition, Higher Education Institutions (HEIs), especially private ones, in defining management strategies, need to be increasingly aware of the relevance of applying all the criteria inherent to any company that seeks quality. In this sense, HEIs that disregard modern management principles may be doomed to fail. In this way, the present research approaches the Fundamentals of Management for Excellence recommended by the National Quality Foundation (NQF), as a viable instrument for obtaining an education based on excellence. Using the Institutional Development Plan (IDP), analyzed in the light of the Management Excellence Model (MEG) and with the assistance of the Maturity Assessment Instrument, both recommended by the NQF, the present work tries to identify the most critical aspects concerning the organization management, besides proposing improvement actions to meet the parameters established in the MEG and verify the maturity level of the institution against the management model proposed by the NQF. As far as methodological procedures are concerned, this is a bibliographical, documentary and participant research. The instrument used for data collection was the application of semi-structured individual interviews, conducted in field. Regarding the nature of the data, the research is qualitative. As for the results obtained, it can be stated that in the researched institution there are administrative management practices aligned to some foundation for excellence recommended by the NQF. It was observed the concern of the IES managers to professionalize more and more the administration of the institution through normative standards, academic management and other administrative processes that are aligned with their business, their vision and their mission. As a limiting factor to this research, the results presented here cannot be generalized to all private higher education institutions, because they are organizations inserted in different contexts and that present their specificities. Finally, the relevance of this work refers to the importance of making educational practices compatible with the excellence criteria required and demanded by the market.123 fNiteróiMeiriño, Marcelo JasmimFrança, Sergio Luiz BragaBezerra, Marlene Jesus SoaresSilva, Frederico Martino Simonini da2019-04-11T13:50:13Z2019-04-11T13:50:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9159Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.92720749672CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:40:56Zoai:app.uff.br:1/9159Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:40:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do processo de gestão de uma instituição de ensino superior privada com base no modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade
Analysis of the management process of a private Higher Education Institution based on the management excellence model of the National Quality Foundation
title Análise do processo de gestão de uma instituição de ensino superior privada com base no modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade
spellingShingle Análise do processo de gestão de uma instituição de ensino superior privada com base no modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade
Silva, Frederico Martino Simonini da
Instituição de ensino superior privada
Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Modelo de excelência da gestão® (MEG)
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Instituição de ensino superior
Eficiência organizacional
Administração estratégica
Gestão de qualidade
Private Higher Education Institution
National Quality Foundation (NQF)
Management Excellence Model® (MEG).
Institutional Development Plan (IPD)
title_short Análise do processo de gestão de uma instituição de ensino superior privada com base no modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade
title_full Análise do processo de gestão de uma instituição de ensino superior privada com base no modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade
title_fullStr Análise do processo de gestão de uma instituição de ensino superior privada com base no modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade
title_full_unstemmed Análise do processo de gestão de uma instituição de ensino superior privada com base no modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade
title_sort Análise do processo de gestão de uma instituição de ensino superior privada com base no modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade
author Silva, Frederico Martino Simonini da
author_facet Silva, Frederico Martino Simonini da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meiriño, Marcelo Jasmim
França, Sergio Luiz Braga
Bezerra, Marlene Jesus Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Frederico Martino Simonini da
dc.subject.por.fl_str_mv Instituição de ensino superior privada
Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Modelo de excelência da gestão® (MEG)
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Instituição de ensino superior
Eficiência organizacional
Administração estratégica
Gestão de qualidade
Private Higher Education Institution
National Quality Foundation (NQF)
Management Excellence Model® (MEG).
Institutional Development Plan (IPD)
topic Instituição de ensino superior privada
Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Modelo de excelência da gestão® (MEG)
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Instituição de ensino superior
Eficiência organizacional
Administração estratégica
Gestão de qualidade
Private Higher Education Institution
National Quality Foundation (NQF)
Management Excellence Model® (MEG).
Institutional Development Plan (IPD)
description As instituições de ensino superior possuem características particulares e especiais que as tornam organizações complexas. Inseridas em um cenário heterogêneo e de acirrada competição, ao definir estratégias de gestão, as Instituições de Ensino Superior (IES), em especial as particulares, precisam estar cada vez mais conscientes da relevância da aplicação de todos os critérios inerentes a qualquer empresa que busca qualidade. Neste sentido, as IES que desprezarem os modernos princípios gerenciais poderão estar fadadas ao insucesso. Desta forma, a presente pesquisa aborda os Fundamentos da Gestão para a Excelência preconizados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), como instrumento viável para a obtenção de uma educação calcada na excelência. Utilizando-se do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), analisado à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e com o auxílio do Instrumento de Avaliação da Maturidade, ambos preconizados pela FNQ, o presente trabalho intenta identificar os aspectos mais críticos concernentes à gestão da organização, além de propor ações de melhoria para atender os parâmetros estabelecidos no MEG e verificar o nível de maturidade da instituição frente ao modelo de gestão proposto pela FNQ. No que concerne aos procedimentos metodológicos, esta é uma pesquisa bibliográfica, documental e participante. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de entrevistas individuais semiestruturadas, realizadas em campo. Em relação à natureza dos dados, a pesquisa é qualitativa. Quanto aos resultados obtidos, pode-se afirmar que na instituição estudada há práticas administrativas de gestão alinhadas a algum fundamento para excelência preconizado pela FNQ. Observou-se a preocupação dos gestores da IES em profissionalizar cada vez mais a administração da instituição através de padrões normativos, gestão acadêmica e demais processos administrativos que estejam alinhados ao seu negócio, sua visão e sua missão. Como fator limitante a esta pesquisa, os resultados aqui apresentados não podem ser generalizados para todas as instituições de ensino superior privadas, pois, são organizações inseridas em contextos diferentes e que apresentam suas especificidades. Por fim, a relevância deste trabalho remete à importância de se compatibilizar as práticas educacionais aos critérios de excelência necessários e exigidos pelo mercado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-11T13:50:13Z
2019-04-11T13:50:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9159
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.92720749672
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9159
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.92720749672
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838696705097728