Ensino de Física, inclusão e deficientes visuais: aparatos experimentais acessíveis para a eletrodinâmica e eletromagnetismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carlos de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13866
Resumo: O ingresso de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas da rede regular é uma realidade relativamente nova no contexto brasileiro, sendo necessários, então, novos olhares para a formação docente e para as metodologias e recursos didáticos utilizados. Nesse sentido, o presente trabalho questiona a viabilidade de adaptação e/ou criação de aparatos experimentais relacionados ao estudo da eletrodinâmica e do eletromagnetismo voltados para a inclusão de alunos deficientes visuais, visto o impacto positivo que as atividades experimentais em sala de aula podem proporcionar à aprendizagem dos discentes, videntes ou não. Partindo de uma retrospectiva histórica sobre as oportunidades educacionais aos deficientes, foram detalhados os períodos que antecederam ao de inclusão, ou seja, foram descritos os principais aspectos da exclusão, da segregação e da integração para melhor compreensão do significado de educação inclusiva, destacando as barreiras e os paradigmas para a consolidação de uma escola que acolha, respeite e valorize as individualidades de seus alunos e alunas. Por conseguinte, foi ressaltado o papel do professor no efetivo processo de inclusão dos deficientes visuais na escola e, mais especificamente, nas aulas de Física do Ensino Médio. Em termos de resultados, este estudo demonstrou a viabilidade de adaptação e ou de produção de recursos experimentais acessíveis aos deficientes visuais para uso nos processos de ensino e de aprendizagem relativos a temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo. São apresentados doze aparatos experimentais e um recurso concreto que visam à percepção do fenômeno e/ou conceito físico por sensações sonoras e/ou táteis-visuais, cuja seleção e proposição sequencial procurou atender à organização e conteúdos previstos em livros didáticos de Física, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) vigente. Por fim, vale esclarecer que nos limites deste estudo, não foi possível a validação dos aparatos experimentais por aqueles que poderão ser beneficiados pelo seu uso no ensino de Física – alunos cegos ou com baixa visão –, apontando para que essa incompletude se transforme em novo objeto de pesquisa
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Nesse sentido, o presente trabalho questiona a viabilidade de adaptação e/ou criação de aparatos experimentais relacionados ao estudo da eletrodinâmica e do eletromagnetismo voltados para a inclusão de alunos deficientes visuais, visto o impacto positivo que as atividades experimentais em sala de aula podem proporcionar à aprendizagem dos discentes, videntes ou não. Partindo de uma retrospectiva histórica sobre as oportunidades educacionais aos deficientes, foram detalhados os períodos que antecederam ao de inclusão, ou seja, foram descritos os principais aspectos da exclusão, da segregação e da integração para melhor compreensão do significado de educação inclusiva, destacando as barreiras e os paradigmas para a consolidação de uma escola que acolha, respeite e valorize as individualidades de seus alunos e alunas. Por conseguinte, foi ressaltado o papel do professor no efetivo processo de inclusão dos deficientes visuais na escola e, mais especificamente, nas aulas de Física do Ensino Médio. Em termos de resultados, este estudo demonstrou a viabilidade de adaptação e ou de produção de recursos experimentais acessíveis aos deficientes visuais para uso nos processos de ensino e de aprendizagem relativos a temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo. São apresentados doze aparatos experimentais e um recurso concreto que visam à percepção do fenômeno e/ou conceito físico por sensações sonoras e/ou táteis-visuais, cuja seleção e proposição sequencial procurou atender à organização e conteúdos previstos em livros didáticos de Física, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) vigente. Por fim, vale esclarecer que nos limites deste estudo, não foi possível a validação dos aparatos experimentais por aqueles que poderão ser beneficiados pelo seu uso no ensino de Física – alunos cegos ou com baixa visão –, apontando para que essa incompletude se transforme em novo objeto de pesquisaThe entrance of students with special educational needs in regular schools is a relatively new reality in the Brazilian context, so new perspectives are needed for teacher training and to the methodologies and teaching resources used in regular classes. In this sense, this undergraduate thesis questions the feasibility of adaptation and / or creation of experiments related to the study of electrodynamics and electromagnetism aimed at the inclusion of visually impaired students, considering the positive impact that experimental activities in the classroom can provide to the students, seers or not. Starting from a historical retrospective on educational opportunities for the disabled, the periods preceding inclusion were detailed. In other words, the main aspects of exclusion, segregation and integration were described to better understand the meaning of inclusive education, highlighting the barriers and the paradigms for the consolidation of a school that welcomes respects and appreciates the individualities of its students. Therefore, the role of the teacher in the effective process of inclusion of the visually impaired in school and, more specifically, in high school physics classes was emphasized. In terms of results, this study demonstrated the viability of adapting and / or producing experimental resources accessible to the visually impaired for use in teaching and learning processes related to electrodynamics and electromagnetism. Twelve experiments and a concrete resource that aim at the perception of the phenomenon and / or physical concept by sound and / or tactile-visual sensations are presented, whose selection and sequential proposition sought to attend the organization and contents provided in Physics textbooks of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) [Textbook National Program]. Lastly, it is important to point that within the limits of this study, it was not possible to validate the experiments by those who may benefit from its use in physics teaching - blind or low vision students – pointing to an onset of a new subject of researchAlmeida, Lúcia da Cruz deAlmeida, Lúcia da Cruz deThomaz, Maria Teresa Climaco dos SantosBarrelo Júnior, NelsonRibeiro, Carlos de Souza2020-05-29T22:39:01Z2020-05-29T22:39:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRibeiro, Carlos de Souza. Ensino de Física, inclusão e deficientes visuais: aparatos experimentais acessíveis para a eletrodinâmica e eletromagnetismo. 2019. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13866http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-17T13:46:14Zoai:app.uff.br:1/13866Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:07.945884Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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