Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alessandro Moreth
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6165
Resumo: Este trabalho é o relato de um diálogo estabelecido entre um professor da disciplina de física da Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA) e o método desenvolvido pelo patrono da educação brasileira Paulo Freire. Procuramos resgatar os aportes sobre educação, constituídos por Freire, para tratar do ensino de física numa turma de NEJA de uma escola do município de Niterói. A finalidade foi desenvolver uma metodologia em que a historicidade afirme possibilidades para a aprendizagem em ciências, com o objetivo de elaborar, desenvolver e analisar uma metodologia, embasada nos princípios da pedagogia freiriana, para o ensino de física para alunos de uma turma de NEJA, objetivando uma aprendizagem mais dialógica. Para tanto, estudamos duas obras importantes Pedagogia do oprimido e Pedagogia da esperança. A pesquisa desenvolvida foi do tipo participante e foi possível entender, segundo a pedagogia freiriana, como se dá a relação das concepções cotidianas com as concepções científicas; questão fundamental para o ensino das ciências. O produto final é a apresentação de uma proposta metodológica freiriana para o ensino de física na NEJA. Para tanto, a obra de referência foi Educação como prática da liberdade
id UFF-2_eb794179f4fb51a063574e56ce4959d0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6165
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da Educação de Jovens e AdultosPaulo FreireNEJAEnsino de físicaEnsino de físicaEnsino da ciênciaProcesso de ensino aprendizagemMétodo Paulo FreireEducação de adultosPaulo FreireNEJAPhysics teachingEste trabalho é o relato de um diálogo estabelecido entre um professor da disciplina de física da Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA) e o método desenvolvido pelo patrono da educação brasileira Paulo Freire. Procuramos resgatar os aportes sobre educação, constituídos por Freire, para tratar do ensino de física numa turma de NEJA de uma escola do município de Niterói. A finalidade foi desenvolver uma metodologia em que a historicidade afirme possibilidades para a aprendizagem em ciências, com o objetivo de elaborar, desenvolver e analisar uma metodologia, embasada nos princípios da pedagogia freiriana, para o ensino de física para alunos de uma turma de NEJA, objetivando uma aprendizagem mais dialógica. Para tanto, estudamos duas obras importantes Pedagogia do oprimido e Pedagogia da esperança. A pesquisa desenvolvida foi do tipo participante e foi possível entender, segundo a pedagogia freiriana, como se dá a relação das concepções cotidianas com as concepções científicas; questão fundamental para o ensino das ciências. O produto final é a apresentação de uma proposta metodológica freiriana para o ensino de física na NEJA. Para tanto, a obra de referência foi Educação como prática da liberdadeThis work is the report of a dialogue established between a professor of the discipline of physics of the New Education of Youths and Adults (NEJA) and the method developed by the Brazilian education patron Paulo Freire. We seek to recover the contributions on education, constituted by Freire, to deal with the teaching of physics in a NEJA class of a school in the city of Niterói. The purpose was to develop a methodology in which historicity affirms possibilities for learning in sciences, with the objective of elaborating, developing and analyzing a methodology, based on the principles of Freire pedagogy, for the teaching of physics for students of a NEJA, aiming at a more dialogic learning. For this, we studied two important works Pedagogy of the oppressed and Pedagogy of hope. The research developed was of the participant type and it was possible to understand, according to Freirian pedagogy, how the relationship between daily conceptions and scientific conceptions occurs; fundamental question for the teaching of science. The final product is the presentation of a Freiriana methodological proposal for the teaching of physics in NEJA. For that, the reference work was Education as a practice of freedomOliveira, Luiza Rodrigues deMeirelles, Beatriz BrandãoLatini, Rose MarySantos, Maria Bernadete Pinto dosOliveira, Alessandro Moreth2018-04-09T21:14:43Z2018-04-09T21:14:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Alessandro Moreth. Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6165http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T17:04:57Zoai:app.uff.br:1/6165Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-05T17:04:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da Educação de Jovens e Adultos
title Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da Educação de Jovens e Adultos
Oliveira, Alessandro Moreth
Paulo Freire
NEJA
Ensino de física
Ensino de física
Ensino da ciência
Processo de ensino aprendizagem
Método Paulo Freire
Educação de adultos
Paulo Freire
NEJA
Physics teaching
title_short Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da Educação de Jovens e Adultos
title_full Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da Educação de Jovens e Adultos
title_sort Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da Educação de Jovens e Adultos
author Oliveira, Alessandro Moreth
author_facet Oliveira, Alessandro Moreth
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Luiza Rodrigues de
Meirelles, Beatriz Brandão
Latini, Rose Mary
Santos, Maria Bernadete Pinto dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alessandro Moreth
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
NEJA
Ensino de física
Ensino de física
Ensino da ciência
Processo de ensino aprendizagem
Método Paulo Freire
Educação de adultos
Paulo Freire
NEJA
Physics teaching
topic Paulo Freire
NEJA
Ensino de física
Ensino de física
Ensino da ciência
Processo de ensino aprendizagem
Método Paulo Freire
Educação de adultos
Paulo Freire
NEJA
Physics teaching
description Este trabalho é o relato de um diálogo estabelecido entre um professor da disciplina de física da Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA) e o método desenvolvido pelo patrono da educação brasileira Paulo Freire. Procuramos resgatar os aportes sobre educação, constituídos por Freire, para tratar do ensino de física numa turma de NEJA de uma escola do município de Niterói. A finalidade foi desenvolver uma metodologia em que a historicidade afirme possibilidades para a aprendizagem em ciências, com o objetivo de elaborar, desenvolver e analisar uma metodologia, embasada nos princípios da pedagogia freiriana, para o ensino de física para alunos de uma turma de NEJA, objetivando uma aprendizagem mais dialógica. Para tanto, estudamos duas obras importantes Pedagogia do oprimido e Pedagogia da esperança. A pesquisa desenvolvida foi do tipo participante e foi possível entender, segundo a pedagogia freiriana, como se dá a relação das concepções cotidianas com as concepções científicas; questão fundamental para o ensino das ciências. O produto final é a apresentação de uma proposta metodológica freiriana para o ensino de física na NEJA. Para tanto, a obra de referência foi Educação como prática da liberdade
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-09T21:14:43Z
2018-04-09T21:14:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Alessandro Moreth. Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6165
identifier_str_mv OLIVEIRA, Alessandro Moreth. Narrativas de um professor de física: encontros com Paulo Freire e estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135345470373888