A dupla face do souvenir: memória e consumo: os produtos Disney para o consumidor brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Isabela Seixas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/612
Resumo: O consumo em uma destinação turística está, em boa parte, relacionado às memórias que o destino proporciona para o visitante. O objetivo desse trabalho é saber se o consumo dos produtos no destino turístico Orlando está relacionado unicamente a vontade de consumir ou se é influenciado pelas memórias daquilo que é vivenciado no local. A metodologia utilizada foi a aplicação de formulários através do site qualtrics.com, divulgado no site de relacionamentos Facebook. Através do estudo da interação entre os objetos disponíveis para aquisição no destino “Disney” e a memória formada pelo visitante acerca dessa viagem, obtém-se resultados que demonstram que o objeto adquirido no destino turístico permite que o turista prolongue a experiência vivida e a propague através da distribuição de souvenirs para seus familiares e amigos, bem como agregue valor a determinado produto por meio da ligação que o turista faz entre o artefato adquirido e o momento vivido no local. A pesquisa demonstrou que a busca pelo destino estudado é caracterizado pela materialização das lembranças da infância de determinada pessoa e que a memória é de total importância na constituição da imagem desse destino
id UFF-2_ec2a32a9dd3c12db587be07b1b055ee8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/612
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A dupla face do souvenir: memória e consumo: os produtos Disney para o consumidor brasileiroTurismoMemóriaExperiênciaDisneyConsumoTurismoRelato de viagemMemóriaWalt Disney World (Estados Unidos)TourismMemoryExperienceDisneyConsumptionO consumo em uma destinação turística está, em boa parte, relacionado às memórias que o destino proporciona para o visitante. O objetivo desse trabalho é saber se o consumo dos produtos no destino turístico Orlando está relacionado unicamente a vontade de consumir ou se é influenciado pelas memórias daquilo que é vivenciado no local. A metodologia utilizada foi a aplicação de formulários através do site qualtrics.com, divulgado no site de relacionamentos Facebook. Através do estudo da interação entre os objetos disponíveis para aquisição no destino “Disney” e a memória formada pelo visitante acerca dessa viagem, obtém-se resultados que demonstram que o objeto adquirido no destino turístico permite que o turista prolongue a experiência vivida e a propague através da distribuição de souvenirs para seus familiares e amigos, bem como agregue valor a determinado produto por meio da ligação que o turista faz entre o artefato adquirido e o momento vivido no local. A pesquisa demonstrou que a busca pelo destino estudado é caracterizado pela materialização das lembranças da infância de determinada pessoa e que a memória é de total importância na constituição da imagem desse destinoThe consumption in a touristic destination is, in most part, related to the memories that the destination proposes to the visitor. This work´s goal is to know if the product consumption at touristic destination Orlando is related exclusively to the will of consumption or if it is influenced by memories of what is lived at the place. The methodology used was the application of form developed at qualtrics.com and released at Facebook. Through the study of interaction between available products for tourist acquisition at Disney destiny and the memory created by visitor about this trip, the results obtained show that the object acquired allows tourist to extend the lived experience and diffuse the same experience through the distribution of souvenirs to their families and friends, as well as adding value to determined product through the connection that the tourist made between the artefact acquired e the moment lived at the place. Research shows that it is possible to understand that the search for the studied destiny is characterized by the materialization of memories from childhood of some person and it is possible to note that the memory is the target of major importance to the constitution of this destiny imageSantos, Lúcia Oliveira da SilveiraFonseca Filho, Ari da SilvaSacramento, Isabella ChinelatoTorres, Isabela Seixas2015-06-24T16:45:27Z2015-06-24T16:45:27Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/612CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-24T16:40:33Zoai:app.uff.br:1/612Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-24T16:40:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A dupla face do souvenir: memória e consumo: os produtos Disney para o consumidor brasileiro
title A dupla face do souvenir: memória e consumo: os produtos Disney para o consumidor brasileiro
spellingShingle A dupla face do souvenir: memória e consumo: os produtos Disney para o consumidor brasileiro
Torres, Isabela Seixas
Turismo
Memória
Experiência
Disney
Consumo
Turismo
Relato de viagem
Memória
Walt Disney World (Estados Unidos)
Tourism
Memory
Experience
Disney
Consumption
title_short A dupla face do souvenir: memória e consumo: os produtos Disney para o consumidor brasileiro
title_full A dupla face do souvenir: memória e consumo: os produtos Disney para o consumidor brasileiro
title_fullStr A dupla face do souvenir: memória e consumo: os produtos Disney para o consumidor brasileiro
title_full_unstemmed A dupla face do souvenir: memória e consumo: os produtos Disney para o consumidor brasileiro
title_sort A dupla face do souvenir: memória e consumo: os produtos Disney para o consumidor brasileiro
author Torres, Isabela Seixas
author_facet Torres, Isabela Seixas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Lúcia Oliveira da Silveira
Fonseca Filho, Ari da Silva
Sacramento, Isabella Chinelato
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Isabela Seixas
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Memória
Experiência
Disney
Consumo
Turismo
Relato de viagem
Memória
Walt Disney World (Estados Unidos)
Tourism
Memory
Experience
Disney
Consumption
topic Turismo
Memória
Experiência
Disney
Consumo
Turismo
Relato de viagem
Memória
Walt Disney World (Estados Unidos)
Tourism
Memory
Experience
Disney
Consumption
description O consumo em uma destinação turística está, em boa parte, relacionado às memórias que o destino proporciona para o visitante. O objetivo desse trabalho é saber se o consumo dos produtos no destino turístico Orlando está relacionado unicamente a vontade de consumir ou se é influenciado pelas memórias daquilo que é vivenciado no local. A metodologia utilizada foi a aplicação de formulários através do site qualtrics.com, divulgado no site de relacionamentos Facebook. Através do estudo da interação entre os objetos disponíveis para aquisição no destino “Disney” e a memória formada pelo visitante acerca dessa viagem, obtém-se resultados que demonstram que o objeto adquirido no destino turístico permite que o turista prolongue a experiência vivida e a propague através da distribuição de souvenirs para seus familiares e amigos, bem como agregue valor a determinado produto por meio da ligação que o turista faz entre o artefato adquirido e o momento vivido no local. A pesquisa demonstrou que a busca pelo destino estudado é caracterizado pela materialização das lembranças da infância de determinada pessoa e que a memória é de total importância na constituição da imagem desse destino
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-06-24T16:45:27Z
2015-06-24T16:45:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/612
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135346989760512