Representatividade ou rainbow washing? Uum documentário sobre pink money e o movimento LGBTQIAP+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriel Eltz da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34235
Resumo: A publicidade é uma ferramenta poderosa de persuasão que muito tem evoluído ao longo dos últimos anos. Com a popularização do acesso a internet e a consequente expansão das capacidades comunicativas, o marketing tem dado cada vez mais atenção a questões morais e aos desejos humanos, já que os consumidores estão cada vez mais atentos e críticos quanto ao que desejam: não só um produto, mas uma experiência cativante que os represente. Sabendo que o público LGBT+ possui grande capacidade de consumo, muitas empresas realizam campanhas publicitárias direcionadas à comunidade visando cativar este mercado. O problema se dá quando algumas marcas fazem uso do Dia do Orgulho LGBTQIAP+, uma data comemorativa carregada de significados e sentidos, visando o lucro, prestando pouco ou nenhum apoio às lutas da comunidade, apropriam-se das causas sociais para conquistar holofotes temporários sem arriscar demais a imagem com outros consumidores. O objetivo deste trabalho é questionar a relação entre empresas pró-LGBTQIAP+ e a própria comunidade, entendendo o que nas últimas décadas tornou possível a presença de cada vez mais produtos e pessoas LGBT+ nos meios publicitários. Quão benéfica pode ser à comunidade associar-se a empresas capitalistas, cujo principal objetivo é o lucro?
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