Pink money: um histórico da segmentação de mercado e perfil de consumo entre jovens LGBTs da grande São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/64079 |
Resumo: | O crescimento e relevância do mercado de produtos e serviços voltados para consumidoras/es lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e travestis (LGBTs), no mundo, pode ser associado aos efeitos das revoluções cultural e sexual das décadas de 50 e 60, quando houve maior mobilização de pessoas que fogem à normalidade cis-heterossexual. Na região metropolitana da cidade de São Paulo, esse processo de mudanças é comumente associado à década de 70, sendo muito recentes as discussões sobre as particularidades desse público consumidor. A história nos indica que há uma relação entre a marginalização de pessoas LGBTs e uma gama de características que esse grupo de consumidores partilha. Assim, essa experiência de marginalização pela qual passam os LGBTs ajudaria a explicar os mercados em que sua presença começou a ser notada e continua se expandindo até os dias de hoje. O potencial de consumo desse mercado segmentado para a cidade de São Paulo, apesar de bem evidente por sediar a maior Parada do Orgulho LGBT do mundo, ainda não foi investigado com profundidade. Tendo isso em mente, essa pesquisa objetiva mapear os comportamentos comuns aos LGBTs e verificar se a identidade LGBT é um fator determinante no hábito de consumo de jovens paulistanos, bem como de que forma o lugar social da homossexualidade, da bissexualidade e da transgeneridade afeta decisões de consumo. |
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Pink money: um histórico da segmentação de mercado e perfil de consumo entre jovens LGBTs da grande São PauloConsumoSubculturaPink MoneyIdentidadeMercado segmentadoO crescimento e relevância do mercado de produtos e serviços voltados para consumidoras/es lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e travestis (LGBTs), no mundo, pode ser associado aos efeitos das revoluções cultural e sexual das décadas de 50 e 60, quando houve maior mobilização de pessoas que fogem à normalidade cis-heterossexual. Na região metropolitana da cidade de São Paulo, esse processo de mudanças é comumente associado à década de 70, sendo muito recentes as discussões sobre as particularidades desse público consumidor. A história nos indica que há uma relação entre a marginalização de pessoas LGBTs e uma gama de características que esse grupo de consumidores partilha. Assim, essa experiência de marginalização pela qual passam os LGBTs ajudaria a explicar os mercados em que sua presença começou a ser notada e continua se expandindo até os dias de hoje. O potencial de consumo desse mercado segmentado para a cidade de São Paulo, apesar de bem evidente por sediar a maior Parada do Orgulho LGBT do mundo, ainda não foi investigado com profundidade. Tendo isso em mente, essa pesquisa objetiva mapear os comportamentos comuns aos LGBTs e verificar se a identidade LGBT é um fator determinante no hábito de consumo de jovens paulistanos, bem como de que forma o lugar social da homossexualidade, da bissexualidade e da transgeneridade afeta decisões de consumo.The expansion and relevance of the market of goods and services targeting lesbian, gay, bisexual, transgender and queer consumers (LGBTQ) around the world is often associated with the cultural and sexual revolutions of the late 50s and 60s, with the rise of queer political movement demanding respect regarding gender and sexuality issues. In the metropolitan region of the city of São Paulo, this market’s relevance dates back to the 70s, so the discussions about LGBTQ consumer peculiarities are very recent. History shows that there’s a relation between the marginalization of LGBTQ people and the predominant aspects of these consumers’ behavior. Thus, this experience of marginalization LGBTQ people go through provides some understanding on the specific markets in which their presence has been mostly noted until today. The potential of this segmented market in the city of São Paulo lacks investigation, even though the city hosts the biggest LGBTQ Pride Parade in the world. This research intends to map some of the common behaviors in this specific public and verify if LGBTQ identity is a major factor in determining the consumer behavior of young people in São Paulo and how the social opinion on homosexuality, bisexuality and gender identity affects consuming decisions.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloQuinalha, Renan Honório [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5338802143300383http://lattes.cnpq.br/2962089050488322Moreira, André Bertunes [UNIFESP]2022-07-14T18:33:46Z2022-07-14T18:33:46Z2022-07-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion43 fapplication/pdfMOREIRA, André Bertunes. Pink money: um histórico da segmentação de mercado e perfil de consumo entre jovens LGBTs da grande São Paulo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.https://hdl.handle.net/11600/64079porOsascoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T23:29:49Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/64079Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T23:29:49Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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