O uso de simuladores computacionais para o ensino de óptica numa perspectiva de aprendizagem significativa e prática de atividades investigativas em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Evandro Guilherme Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4920
Resumo: O uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades didáticas está sendo cada vez mais frequente no cenário acadêmico. Assim, o computador assume papel de destaque para promover atividades voltadas para o desenvolvimento de aprendizagem significativa e começa a ser utilizado nos planos de aulas dos professores, nas atividades de laboratório e no uso de simulações em aula. Partindo do princípio da utilização desses recursos, o nosso trabalho monográfico consiste em propor simuladores computacionais como ferramenta instrucional no desenvolvimento de atividades investigativas com a finalidade de se obter aprendizagem significativa de conteúdos básicos de Óptica nas aulas regulares do ensino médio. Para isso, buscamos nas linhas do referencial teórico da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas propostas de Atividades Investigativas de Borges a elaboração de atividades com a utilização do Simulador PHET, por ter uma linguagem de fácil acesso aos professores e alunos. Nessa linha foram desenvolvidas três atividades investigativas que mostram a utilização da modelagem computacional PHET em aulas sobre os conteúdos: Óptica Geométrica, Deflexão da Luz e Visão de Cor. Sugerimos o trabalho em pequenos grupos de alunos para responder perguntas-chave, desenvolvidas a partir de uma situação problema, antes (pré-teste) e depois (pós-teste) de terem manipulado as simulações. Dessa forma, ao serem aplicadas as atividades, o professor poderá constatar a influência positiva das simulações na aprendizagem
id UFF-2_ed28a59fcace7243988450598fa29926
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4920
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso de simuladores computacionais para o ensino de óptica numa perspectiva de aprendizagem significativa e prática de atividades investigativas em sala de aulaSimulações computacionaisEnsino de ópticaEnsino de ciênciasAprendizagem significativaAtividades investigativasEnsino de ópticaEnsino da ciênciaSimulação por computadorAprendizagem significativaAtividades investigativasComputer simulationsOptics teachingScience teachingMeaningful learningInvestigative activitiesO uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades didáticas está sendo cada vez mais frequente no cenário acadêmico. Assim, o computador assume papel de destaque para promover atividades voltadas para o desenvolvimento de aprendizagem significativa e começa a ser utilizado nos planos de aulas dos professores, nas atividades de laboratório e no uso de simulações em aula. Partindo do princípio da utilização desses recursos, o nosso trabalho monográfico consiste em propor simuladores computacionais como ferramenta instrucional no desenvolvimento de atividades investigativas com a finalidade de se obter aprendizagem significativa de conteúdos básicos de Óptica nas aulas regulares do ensino médio. Para isso, buscamos nas linhas do referencial teórico da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas propostas de Atividades Investigativas de Borges a elaboração de atividades com a utilização do Simulador PHET, por ter uma linguagem de fácil acesso aos professores e alunos. Nessa linha foram desenvolvidas três atividades investigativas que mostram a utilização da modelagem computacional PHET em aulas sobre os conteúdos: Óptica Geométrica, Deflexão da Luz e Visão de Cor. Sugerimos o trabalho em pequenos grupos de alunos para responder perguntas-chave, desenvolvidas a partir de uma situação problema, antes (pré-teste) e depois (pós-teste) de terem manipulado as simulações. Dessa forma, ao serem aplicadas as atividades, o professor poderá constatar a influência positiva das simulações na aprendizagemThe use of technological resources to develop educational activities has become each time more frequent in academic setting. In this way, the computer plays an outstanding role to promote activities aimed at the development of meaningful learning and begins to be widespread in teachers' lesson plans, lab activities and the use of simulations in the classroom. Assuming the use of these resources, our monographic work consists in proposing the use of computer simulations as instructional tool in developing investigative activities in order to achieve meaningful learning of basic Optics contents in regular high school classes. For this, we turn to the lines of the theoretical framework of Ausubel's Meaningful Learning theory and of Borges’ proposals for Investigative Activities using the simulator PHET, as it has an easily accessible language to teachers and students. In this line we developed three investigative activities that show the use of PHET computational modeling in classes about the contents: Geometrical Optics, Bending Light and Color Vision. We suggest the work in small student groups to answer Key Questions, elaborated from a problem situation, before (pre-test) and after (post-test) they had manipulated the simulations. Doing so, the teacher will be able to confirm the positive influence of the simulations in learningCosta, IsaSerbeto, Antonio de Padua BritoSouza, Jose Antonio eSilva, Evandro Guilherme Rodrigues2017-10-20T20:22:19Z2017-10-20T20:22:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4920http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-29T13:21:28Zoai:app.uff.br:1/4920Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-29T13:21:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de simuladores computacionais para o ensino de óptica numa perspectiva de aprendizagem significativa e prática de atividades investigativas em sala de aula
title O uso de simuladores computacionais para o ensino de óptica numa perspectiva de aprendizagem significativa e prática de atividades investigativas em sala de aula
spellingShingle O uso de simuladores computacionais para o ensino de óptica numa perspectiva de aprendizagem significativa e prática de atividades investigativas em sala de aula
Silva, Evandro Guilherme Rodrigues
Simulações computacionais
Ensino de óptica
Ensino de ciências
Aprendizagem significativa
Atividades investigativas
Ensino de óptica
Ensino da ciência
Simulação por computador
Aprendizagem significativa
Atividades investigativas
Computer simulations
Optics teaching
Science teaching
Meaningful learning
Investigative activities
title_short O uso de simuladores computacionais para o ensino de óptica numa perspectiva de aprendizagem significativa e prática de atividades investigativas em sala de aula
title_full O uso de simuladores computacionais para o ensino de óptica numa perspectiva de aprendizagem significativa e prática de atividades investigativas em sala de aula
title_fullStr O uso de simuladores computacionais para o ensino de óptica numa perspectiva de aprendizagem significativa e prática de atividades investigativas em sala de aula
title_full_unstemmed O uso de simuladores computacionais para o ensino de óptica numa perspectiva de aprendizagem significativa e prática de atividades investigativas em sala de aula
title_sort O uso de simuladores computacionais para o ensino de óptica numa perspectiva de aprendizagem significativa e prática de atividades investigativas em sala de aula
author Silva, Evandro Guilherme Rodrigues
author_facet Silva, Evandro Guilherme Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Isa
Serbeto, Antonio de Padua Brito
Souza, Jose Antonio e
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Evandro Guilherme Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Simulações computacionais
Ensino de óptica
Ensino de ciências
Aprendizagem significativa
Atividades investigativas
Ensino de óptica
Ensino da ciência
Simulação por computador
Aprendizagem significativa
Atividades investigativas
Computer simulations
Optics teaching
Science teaching
Meaningful learning
Investigative activities
topic Simulações computacionais
Ensino de óptica
Ensino de ciências
Aprendizagem significativa
Atividades investigativas
Ensino de óptica
Ensino da ciência
Simulação por computador
Aprendizagem significativa
Atividades investigativas
Computer simulations
Optics teaching
Science teaching
Meaningful learning
Investigative activities
description O uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades didáticas está sendo cada vez mais frequente no cenário acadêmico. Assim, o computador assume papel de destaque para promover atividades voltadas para o desenvolvimento de aprendizagem significativa e começa a ser utilizado nos planos de aulas dos professores, nas atividades de laboratório e no uso de simulações em aula. Partindo do princípio da utilização desses recursos, o nosso trabalho monográfico consiste em propor simuladores computacionais como ferramenta instrucional no desenvolvimento de atividades investigativas com a finalidade de se obter aprendizagem significativa de conteúdos básicos de Óptica nas aulas regulares do ensino médio. Para isso, buscamos nas linhas do referencial teórico da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas propostas de Atividades Investigativas de Borges a elaboração de atividades com a utilização do Simulador PHET, por ter uma linguagem de fácil acesso aos professores e alunos. Nessa linha foram desenvolvidas três atividades investigativas que mostram a utilização da modelagem computacional PHET em aulas sobre os conteúdos: Óptica Geométrica, Deflexão da Luz e Visão de Cor. Sugerimos o trabalho em pequenos grupos de alunos para responder perguntas-chave, desenvolvidas a partir de uma situação problema, antes (pré-teste) e depois (pós-teste) de terem manipulado as simulações. Dessa forma, ao serem aplicadas as atividades, o professor poderá constatar a influência positiva das simulações na aprendizagem
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-10-20T20:22:19Z
2017-10-20T20:22:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4920
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135275429691392