Nespresso e Nescafé Dolce Gusto: um estudo sobre o posicionamento destas marcas no mercado de bebidas em cápsulas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21668 |
Resumo: | Nas últimas décadas, o mercado do café tem passado por grandes transformações e aliado às exigências dos consumidores no que se refere a praticidade e qualidade, foi desenvolvido o café em cápsula, uma nova forma de consumo para esta bebida. A partir deste enfoque, o objetivo deste estudo é analisar as características do posicionamento de marketing de duas grandes marcas de distribuição de bebidas em cápsulas: Nespresso, devido ao seu alto padrão como café gourmet, e a Dolce Gusto, devido a sua distribuição multibebidas, ambas da multinacional suíça Nestlé. Diante disso, este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica e coleta de dados, pelo fato de já existir um conjunto de materiais escritos disponíveis e, com base nessas informações, pode-se perceber diferenças significativas entre ambas as marcas, tais como variedade de bebidas, aspectos de sustentabilidade e reciclagem, nível de serviço, distribuição dos produtos e publicidade. De maneira geral, foi observado que a proposta da Nescafé Dolce Gusto é atender a um público que busca diversidade de bebidas e, por outro lado, a da Nespresso é atender a um nicho de mercado específico que considera importante os fatores de qualidade e de serviço |
id |
UFF-2_ef68be199f82fceda44338922a469526 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21668 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Nespresso e Nescafé Dolce Gusto: um estudo sobre o posicionamento destas marcas no mercado de bebidas em cápsulasBebidas em cápsulasPosicionamento de marketingQualidadeNicho de mercadoCaféNestléNas últimas décadas, o mercado do café tem passado por grandes transformações e aliado às exigências dos consumidores no que se refere a praticidade e qualidade, foi desenvolvido o café em cápsula, uma nova forma de consumo para esta bebida. A partir deste enfoque, o objetivo deste estudo é analisar as características do posicionamento de marketing de duas grandes marcas de distribuição de bebidas em cápsulas: Nespresso, devido ao seu alto padrão como café gourmet, e a Dolce Gusto, devido a sua distribuição multibebidas, ambas da multinacional suíça Nestlé. Diante disso, este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica e coleta de dados, pelo fato de já existir um conjunto de materiais escritos disponíveis e, com base nessas informações, pode-se perceber diferenças significativas entre ambas as marcas, tais como variedade de bebidas, aspectos de sustentabilidade e reciclagem, nível de serviço, distribuição dos produtos e publicidade. De maneira geral, foi observado que a proposta da Nescafé Dolce Gusto é atender a um público que busca diversidade de bebidas e, por outro lado, a da Nespresso é atender a um nicho de mercado específico que considera importante os fatores de qualidade e de serviçoMartins, Carlos José VieiraSiqueira, José Ricardo Maia deAbegão, Luís HenriqueAguiar, Danieli Lamon deMoura, Letícia Martins2021-04-14T17:08:05Z2021-04-14T17:08:05Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfAGUIAR, Danieli Lamon de; MOUTA, Letícia Martins. Nespresso e Nescafé Dolce Gusto: um estudo sobre o posicionamento destas marcas no mercado de bebidas em cápsulas. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21668http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-16T14:33:43Zoai:app.uff.br:1/21668Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:57.829713Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nespresso e Nescafé Dolce Gusto: um estudo sobre o posicionamento destas marcas no mercado de bebidas em cápsulas |
title |
Nespresso e Nescafé Dolce Gusto: um estudo sobre o posicionamento destas marcas no mercado de bebidas em cápsulas |
spellingShingle |
Nespresso e Nescafé Dolce Gusto: um estudo sobre o posicionamento destas marcas no mercado de bebidas em cápsulas Aguiar, Danieli Lamon de Bebidas em cápsulas Posicionamento de marketing Qualidade Nicho de mercado Café Nestlé |
title_short |
Nespresso e Nescafé Dolce Gusto: um estudo sobre o posicionamento destas marcas no mercado de bebidas em cápsulas |
title_full |
Nespresso e Nescafé Dolce Gusto: um estudo sobre o posicionamento destas marcas no mercado de bebidas em cápsulas |
title_fullStr |
Nespresso e Nescafé Dolce Gusto: um estudo sobre o posicionamento destas marcas no mercado de bebidas em cápsulas |
title_full_unstemmed |
Nespresso e Nescafé Dolce Gusto: um estudo sobre o posicionamento destas marcas no mercado de bebidas em cápsulas |
title_sort |
Nespresso e Nescafé Dolce Gusto: um estudo sobre o posicionamento destas marcas no mercado de bebidas em cápsulas |
author |
Aguiar, Danieli Lamon de |
author_facet |
Aguiar, Danieli Lamon de Moura, Letícia Martins |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Letícia Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Carlos José Vieira Siqueira, José Ricardo Maia de Abegão, Luís Henrique |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Danieli Lamon de Moura, Letícia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bebidas em cápsulas Posicionamento de marketing Qualidade Nicho de mercado Café Nestlé |
topic |
Bebidas em cápsulas Posicionamento de marketing Qualidade Nicho de mercado Café Nestlé |
description |
Nas últimas décadas, o mercado do café tem passado por grandes transformações e aliado às exigências dos consumidores no que se refere a praticidade e qualidade, foi desenvolvido o café em cápsula, uma nova forma de consumo para esta bebida. A partir deste enfoque, o objetivo deste estudo é analisar as características do posicionamento de marketing de duas grandes marcas de distribuição de bebidas em cápsulas: Nespresso, devido ao seu alto padrão como café gourmet, e a Dolce Gusto, devido a sua distribuição multibebidas, ambas da multinacional suíça Nestlé. Diante disso, este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica e coleta de dados, pelo fato de já existir um conjunto de materiais escritos disponíveis e, com base nessas informações, pode-se perceber diferenças significativas entre ambas as marcas, tais como variedade de bebidas, aspectos de sustentabilidade e reciclagem, nível de serviço, distribuição dos produtos e publicidade. De maneira geral, foi observado que a proposta da Nescafé Dolce Gusto é atender a um público que busca diversidade de bebidas e, por outro lado, a da Nespresso é atender a um nicho de mercado específico que considera importante os fatores de qualidade e de serviço |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-04-14T17:08:05Z 2021-04-14T17:08:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AGUIAR, Danieli Lamon de; MOUTA, Letícia Martins. Nespresso e Nescafé Dolce Gusto: um estudo sobre o posicionamento destas marcas no mercado de bebidas em cápsulas. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21668 |
identifier_str_mv |
AGUIAR, Danieli Lamon de; MOUTA, Letícia Martins. Nespresso e Nescafé Dolce Gusto: um estudo sobre o posicionamento destas marcas no mercado de bebidas em cápsulas. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823711978782720 |