Representações docentes sobre a interação professor/aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Solange Naegele Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5501
Resumo: A profissão docente é uma profissão de interações, pois trabalhamos com seres humanos e, então, nosso contato com eles é constituído de relações sociais. Portanto, se não há interação, não há ensino. Baseada nas teorias de autores das Ciências Sociais e da Educação, principalmente de Maurice Tardif, é que construo este estudo, interessada em compreender como se dá a relação entre alunos e professores, na perspectiva dos professores, de uma escola pública situada no Centro de Campos dos Goytacazes/RJ, que atende a mais de mil alunos. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma coleta de dados com vinte professores do Ensino Médio desta escola. O estudo de caso foi feito num período de seis meses e fez-se uso de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostraram que estes professores consideram ter uma boa relação com seus alunos e que os veem como aprendizes e/ou estudantes. Os bons aprendizes devem ser interessados, participativos e questionadores. Dentre as tecnologias da interação, a que os professores mais usam é a persuasão, já que por meio de palavras o professor dialoga com seus alunos, com a intenção de convencê-los a algo
id UFF-2_ef73c2197efc1133fda5421843a1910c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5501
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Representações docentes sobre a interação professor/alunoInterações humanasRelação professor/alunoRepresentações docentesProfessorInteração socialProfessores e alunosHuman interactionTeacher/studentFaculty representativesA profissão docente é uma profissão de interações, pois trabalhamos com seres humanos e, então, nosso contato com eles é constituído de relações sociais. Portanto, se não há interação, não há ensino. Baseada nas teorias de autores das Ciências Sociais e da Educação, principalmente de Maurice Tardif, é que construo este estudo, interessada em compreender como se dá a relação entre alunos e professores, na perspectiva dos professores, de uma escola pública situada no Centro de Campos dos Goytacazes/RJ, que atende a mais de mil alunos. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma coleta de dados com vinte professores do Ensino Médio desta escola. O estudo de caso foi feito num período de seis meses e fez-se uso de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostraram que estes professores consideram ter uma boa relação com seus alunos e que os veem como aprendizes e/ou estudantes. Os bons aprendizes devem ser interessados, participativos e questionadores. Dentre as tecnologias da interação, a que os professores mais usam é a persuasão, já que por meio de palavras o professor dialoga com seus alunos, com a intenção de convencê-los a algoThe teaching profession is a profession of interactions, because we work with humans and then our contact with them is made up of social relations. So if there is no interaction, there is no education. Based on the theories of authors of Social Sciences and Education, especially of Maurice Tardif, is that building this study, interested in understanding how is the relationship between students and teachers, from the perspective of teachers in a public school located in the Fields Center Goytacazes / RJ, which serves more than thousand students. In addition to the literature, collecting data with twenty high school teachers this school was held. The case study was done over a period of six months and there was a survey of use with open and closed questions. The results showed that these teachers feel they have a good relationship with their students and see them as learners and / or students. Good learners should be interested, participatory and questioning. Among the technologies of interaction, that most teachers use is persuasion, as in words the teacher speaks to his students, with the intention of convincing them to somethingUniversidade Federal FluminenseCampos dos GoytacazesNeves, Eloiza DiasPaiva, Andréa Lúcia da Silva deBarreto, Lúcia BastosBraga, Solange Naegele Silva2018-01-12T17:35:18Z2018-01-12T17:35:18Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5501Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-30T18:05:13Zoai:app.uff.br:1/5501Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:20.392677Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações docentes sobre a interação professor/aluno
title Representações docentes sobre a interação professor/aluno
spellingShingle Representações docentes sobre a interação professor/aluno
Braga, Solange Naegele Silva
Interações humanas
Relação professor/aluno
Representações docentes
Professor
Interação social
Professores e alunos
Human interaction
Teacher/student
Faculty representatives
title_short Representações docentes sobre a interação professor/aluno
title_full Representações docentes sobre a interação professor/aluno
title_fullStr Representações docentes sobre a interação professor/aluno
title_full_unstemmed Representações docentes sobre a interação professor/aluno
title_sort Representações docentes sobre a interação professor/aluno
author Braga, Solange Naegele Silva
author_facet Braga, Solange Naegele Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Eloiza Dias
Paiva, Andréa Lúcia da Silva de
Barreto, Lúcia Bastos
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Solange Naegele Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Interações humanas
Relação professor/aluno
Representações docentes
Professor
Interação social
Professores e alunos
Human interaction
Teacher/student
Faculty representatives
topic Interações humanas
Relação professor/aluno
Representações docentes
Professor
Interação social
Professores e alunos
Human interaction
Teacher/student
Faculty representatives
description A profissão docente é uma profissão de interações, pois trabalhamos com seres humanos e, então, nosso contato com eles é constituído de relações sociais. Portanto, se não há interação, não há ensino. Baseada nas teorias de autores das Ciências Sociais e da Educação, principalmente de Maurice Tardif, é que construo este estudo, interessada em compreender como se dá a relação entre alunos e professores, na perspectiva dos professores, de uma escola pública situada no Centro de Campos dos Goytacazes/RJ, que atende a mais de mil alunos. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma coleta de dados com vinte professores do Ensino Médio desta escola. O estudo de caso foi feito num período de seis meses e fez-se uso de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostraram que estes professores consideram ter uma boa relação com seus alunos e que os veem como aprendizes e/ou estudantes. Os bons aprendizes devem ser interessados, participativos e questionadores. Dentre as tecnologias da interação, a que os professores mais usam é a persuasão, já que por meio de palavras o professor dialoga com seus alunos, com a intenção de convencê-los a algo
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-01-12T17:35:18Z
2018-01-12T17:35:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5501
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5501
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Campos dos Goytacazes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Campos dos Goytacazes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823670189883392