Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Raylany Ferreira de.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13539
Resumo: O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é identificar e refletir as possíveis relações entre professor e aluno a fim de contribuir para o processo ensino aprendizagem, através da identificação de pontos relevantes, nas concepções, que possam estimular professor e aluno para uma convivência de afetividade no processo educativo levando-os a uma educação de qualidade no processo metodológico adotou-se uma pesquisa de campo, descritiva, qualitativa e quantitativa. Identificou-se que a pratica educativa e de grande significância na formação do educando-cidadão. Assim, traça uma analise reflexiva dos principais problemas cotidianos enfrentados na sala de aula pelos alunos e professores, em suas interações, enquanto sujeitos inerentes do processo educacional. Como uma pesquisa qualitativa em educação, contextualiza toda a problemática aqui estudada e lança subsídios a reflexão dos leitores e pesquisadores, visando a viabilização de futuros trabalhos de maior alcance cientifica.
id UFCG_959f733c225259de65b8aef4da6eb5ac
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13539
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem.Weaving reflections on the relationship between teacher and students: implications for the teaching and learning process.Relação professor- alunoInteração social- professor- alunoAprendizagemTeacher-student relationshipSocial interaction - teacher - studentLearningEducação.O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é identificar e refletir as possíveis relações entre professor e aluno a fim de contribuir para o processo ensino aprendizagem, através da identificação de pontos relevantes, nas concepções, que possam estimular professor e aluno para uma convivência de afetividade no processo educativo levando-os a uma educação de qualidade no processo metodológico adotou-se uma pesquisa de campo, descritiva, qualitativa e quantitativa. Identificou-se que a pratica educativa e de grande significância na formação do educando-cidadão. Assim, traça uma analise reflexiva dos principais problemas cotidianos enfrentados na sala de aula pelos alunos e professores, em suas interações, enquanto sujeitos inerentes do processo educacional. Como uma pesquisa qualitativa em educação, contextualiza toda a problemática aqui estudada e lança subsídios a reflexão dos leitores e pesquisadores, visando a viabilização de futuros trabalhos de maior alcance cientifica.The objective of completion is to identify and reflect the possible relationships between teacher and student to contribute to the process ensini-learning, by identifying relevant points, in the concepts, which encourage teachers and students to a coexistence of affectivity in the educational process leading them to a quality education in the methodological process adopted was a field survey, descriptive, qualitative and quantitative. It was identified that educational practice is of great significance in the formation of educating citizen. Thus, traces a reflective analysis of the main problems faced everyday in the classroom by students and teachers in their interactions, as subjects inherent in the educational process. As a qualitative research in education, contextualizes all the problems studied here and throws subsidies will reflection of readers and researchers, aimed at enabling future work of the highest scientific achievement.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCUNHA, Anne Cristine Hermínio.CUNHA, A. C. H.VIDEIRA, Piedade Lino.VIDEIRA, Piedade L.http://lattes.cnpq.br/4269580489108934http://lattes.cnpq.br/4012952628967797SOUSA, Raylany Ferreira de.20122020-07-25T19:24:44Z2020-07-252020-07-25T19:24:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13539SOUSA, Raylany Ferreira de. Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. 2012. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T13:36:21Zoai:localhost:riufcg/13539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T13:36:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem.
Weaving reflections on the relationship between teacher and students: implications for the teaching and learning process.
title Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem.
spellingShingle Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem.
SOUSA, Raylany Ferreira de.
Relação professor- aluno
Interação social- professor- aluno
Aprendizagem
Teacher-student relationship
Social interaction - teacher - student
Learning
Educação.
title_short Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem.
title_full Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem.
title_fullStr Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem.
title_full_unstemmed Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem.
title_sort Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem.
author SOUSA, Raylany Ferreira de.
author_facet SOUSA, Raylany Ferreira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CUNHA, Anne Cristine Hermínio.
CUNHA, A. C. H.
VIDEIRA, Piedade Lino.
VIDEIRA, Piedade L.
http://lattes.cnpq.br/4269580489108934
http://lattes.cnpq.br/4012952628967797
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Raylany Ferreira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor- aluno
Interação social- professor- aluno
Aprendizagem
Teacher-student relationship
Social interaction - teacher - student
Learning
Educação.
topic Relação professor- aluno
Interação social- professor- aluno
Aprendizagem
Teacher-student relationship
Social interaction - teacher - student
Learning
Educação.
description O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é identificar e refletir as possíveis relações entre professor e aluno a fim de contribuir para o processo ensino aprendizagem, através da identificação de pontos relevantes, nas concepções, que possam estimular professor e aluno para uma convivência de afetividade no processo educativo levando-os a uma educação de qualidade no processo metodológico adotou-se uma pesquisa de campo, descritiva, qualitativa e quantitativa. Identificou-se que a pratica educativa e de grande significância na formação do educando-cidadão. Assim, traça uma analise reflexiva dos principais problemas cotidianos enfrentados na sala de aula pelos alunos e professores, em suas interações, enquanto sujeitos inerentes do processo educacional. Como uma pesquisa qualitativa em educação, contextualiza toda a problemática aqui estudada e lança subsídios a reflexão dos leitores e pesquisadores, visando a viabilização de futuros trabalhos de maior alcance cientifica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-07-25T19:24:44Z
2020-07-25
2020-07-25T19:24:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13539
SOUSA, Raylany Ferreira de. Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. 2012. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13539
identifier_str_mv SOUSA, Raylany Ferreira de. Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. 2012. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744449013547008