Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13539 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é identificar e refletir as possíveis relações entre professor e aluno a fim de contribuir para o processo ensino aprendizagem, através da identificação de pontos relevantes, nas concepções, que possam estimular professor e aluno para uma convivência de afetividade no processo educativo levando-os a uma educação de qualidade no processo metodológico adotou-se uma pesquisa de campo, descritiva, qualitativa e quantitativa. Identificou-se que a pratica educativa e de grande significância na formação do educando-cidadão. Assim, traça uma analise reflexiva dos principais problemas cotidianos enfrentados na sala de aula pelos alunos e professores, em suas interações, enquanto sujeitos inerentes do processo educacional. Como uma pesquisa qualitativa em educação, contextualiza toda a problemática aqui estudada e lança subsídios a reflexão dos leitores e pesquisadores, visando a viabilização de futuros trabalhos de maior alcance cientifica. |
id |
UFCG_959f733c225259de65b8aef4da6eb5ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13539 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem.Weaving reflections on the relationship between teacher and students: implications for the teaching and learning process.Relação professor- alunoInteração social- professor- alunoAprendizagemTeacher-student relationshipSocial interaction - teacher - studentLearningEducação.O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é identificar e refletir as possíveis relações entre professor e aluno a fim de contribuir para o processo ensino aprendizagem, através da identificação de pontos relevantes, nas concepções, que possam estimular professor e aluno para uma convivência de afetividade no processo educativo levando-os a uma educação de qualidade no processo metodológico adotou-se uma pesquisa de campo, descritiva, qualitativa e quantitativa. Identificou-se que a pratica educativa e de grande significância na formação do educando-cidadão. Assim, traça uma analise reflexiva dos principais problemas cotidianos enfrentados na sala de aula pelos alunos e professores, em suas interações, enquanto sujeitos inerentes do processo educacional. Como uma pesquisa qualitativa em educação, contextualiza toda a problemática aqui estudada e lança subsídios a reflexão dos leitores e pesquisadores, visando a viabilização de futuros trabalhos de maior alcance cientifica.The objective of completion is to identify and reflect the possible relationships between teacher and student to contribute to the process ensini-learning, by identifying relevant points, in the concepts, which encourage teachers and students to a coexistence of affectivity in the educational process leading them to a quality education in the methodological process adopted was a field survey, descriptive, qualitative and quantitative. It was identified that educational practice is of great significance in the formation of educating citizen. Thus, traces a reflective analysis of the main problems faced everyday in the classroom by students and teachers in their interactions, as subjects inherent in the educational process. As a qualitative research in education, contextualizes all the problems studied here and throws subsidies will reflection of readers and researchers, aimed at enabling future work of the highest scientific achievement.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCUNHA, Anne Cristine Hermínio.CUNHA, A. C. H.VIDEIRA, Piedade Lino.VIDEIRA, Piedade L.http://lattes.cnpq.br/4269580489108934http://lattes.cnpq.br/4012952628967797SOUSA, Raylany Ferreira de.20122020-07-25T19:24:44Z2020-07-252020-07-25T19:24:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13539SOUSA, Raylany Ferreira de. Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. 2012. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T13:36:21Zoai:localhost:riufcg/13539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T13:36:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. Weaving reflections on the relationship between teacher and students: implications for the teaching and learning process. |
title |
Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. |
spellingShingle |
Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. SOUSA, Raylany Ferreira de. Relação professor- aluno Interação social- professor- aluno Aprendizagem Teacher-student relationship Social interaction - teacher - student Learning Educação. |
title_short |
Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. |
title_full |
Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. |
title_fullStr |
Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. |
title_sort |
Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. |
author |
SOUSA, Raylany Ferreira de. |
author_facet |
SOUSA, Raylany Ferreira de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CUNHA, Anne Cristine Hermínio. CUNHA, A. C. H. VIDEIRA, Piedade Lino. VIDEIRA, Piedade L. http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Raylany Ferreira de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação professor- aluno Interação social- professor- aluno Aprendizagem Teacher-student relationship Social interaction - teacher - student Learning Educação. |
topic |
Relação professor- aluno Interação social- professor- aluno Aprendizagem Teacher-student relationship Social interaction - teacher - student Learning Educação. |
description |
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é identificar e refletir as possíveis relações entre professor e aluno a fim de contribuir para o processo ensino aprendizagem, através da identificação de pontos relevantes, nas concepções, que possam estimular professor e aluno para uma convivência de afetividade no processo educativo levando-os a uma educação de qualidade no processo metodológico adotou-se uma pesquisa de campo, descritiva, qualitativa e quantitativa. Identificou-se que a pratica educativa e de grande significância na formação do educando-cidadão. Assim, traça uma analise reflexiva dos principais problemas cotidianos enfrentados na sala de aula pelos alunos e professores, em suas interações, enquanto sujeitos inerentes do processo educacional. Como uma pesquisa qualitativa em educação, contextualiza toda a problemática aqui estudada e lança subsídios a reflexão dos leitores e pesquisadores, visando a viabilização de futuros trabalhos de maior alcance cientifica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2020-07-25T19:24:44Z 2020-07-25 2020-07-25T19:24:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13539 SOUSA, Raylany Ferreira de. Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. 2012. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13539 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Raylany Ferreira de. Tecendo reflexões acerca da relação entre professor e alunos: implicações para o processo de ensino e aprendizagem. 2012. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744449013547008 |