Implantação de um escritório de gerenciamento de projetos: uma proposta ao IF Sudeste de MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Roberta Lívia Garcia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13250
http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.06343332677
Resumo: O desafio da gestão pública em transformar as estruturas administrativas burocráticas em mais flexíveis e eficientes vem sendo reforçada pela prática de planejamento que tem seus princípios e diretrizes alinhadas às áreas de conhecimento e processos do gerenciamento de projetos. Neste sentido o objetivo do estudo foi analisar o processo de implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) num campus específico do IF Sudeste MG, uma organização pública para educação tecnológica e disseminação da ciência e tecnologia. E num aspecto específico o estudo propõe um plano de projeto para implementação do EGP. Procedimentos/Método para a solução do problema: O método de solução do problema foi delineado para permitir o fluxo adequado das atividades para realização do estudo, ele está dividido em três fases: pesquisa documental, diagnóstico e a solução proposta. A fase da pesquisa documental envolveu o levantamento bibliográfico de estudos que tratavam sobre escritório de gestão de projetos e a legislação brasileira que dispunha nas melhorias do planejamento e da governança pública. Na fase de diagnóstico há uma divisão do processo junto aos servidores e o diagnóstico com os dirigentes. No processo com os servidores há uma etapa que configura-se como um curso de capacitação aos servidores e com as informações levantadas houve a análise qualitativa da entrevista coletiva mediada pela técnica de análise de conteúdo. A segunda parte da fase do diagnóstico ocorreu com a entrevista com dirigentes sobre a possibilidade de implementação do EGP, com as informações coletadas houve a análise qualitativa das entrevistas com os dirigentes e também houve uma análise quantitativa das respostas à solução proposta utilizando o teste não paramétrico conhecido como teste quiquadrado de aderência. A terceira e última fase do método de solução do problema é a solução proposta por meio da proposição do plano do projeto de implementação do EGP. Resultados: Os resultados alcançados evidenciam os fatores de resposta ao dilema, pois os dirigentes indicaram a necessidade premente do apoio ao planejamento das atividades e da capacidade de estabelecer escopo das iniciativas de forma efetiva, quanto às oportunidades o EGP poderá promover melhorias na comunicação entre os setores e no aproveitamento dos recursos humanos da organização. Já as ameaças, que precisam ser consideradas, de acordo com os dirigentes seriam a dificuldade de criar um fluxo de comunicação para demonstrar a utilidade do EGP e também a falta de engajamento das pessoas envolvidas. Em linhas gerais o objetivo de analisar o processo de implantação de um EGP foi alcançado, pois além dos fatores de implementação identificados foi possível verificar a aceitação dos servidores com potencial de composição do EGP e o aceite dos dirigentes na aprovação do plano do projeto de implementação, mesmo com indicação diferente aos fatores entre os níveis gerenciais. Implicações práticas: O EGP não é a solução de todos os problemas da instituição, mas tende a ser um caminho para resolvê-los. Neste sentido, as implicações práticas do estudo envolvem aspectos importantes que começaram pela demanda contratada do IF Sudeste MG ao curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA-MPA) da Universidade Federal Fluminense por meio de um convênio para qualificação de seus servidores tendo como contrapartida a produção de solução os problemas organizacionais. As possibilidades de utilização com os resultados obtidos proporcionam a solução para melhoria da governança pública com práticas de planejamento orientadas à gestão de projetos adaptando-se ao Decreto 9203/2017. Originalidade e contribuições: O estudo apresenta contribuições acadêmicas para a área de Administração no tema envolvendo a gestão de projetos e apresenta aderência a linha de atuação científicotecnológica do programa de mestrado profissional “Estratégia e Operações” que envolve a análise de eficiência e modelos de avaliação de projetos, mais especificamente o estudo enquadra-se na linha de pesquisa “Gestão de Projetos, Apoio a Decisão e Avaliação de Desempenho Organizacional”. A produção técnica/tecnológica realizada neste trabalho evidencia a capacidade de contribuição do mesmo para a área do conhecimento em Administração, assim como para organizações públicas e instituições de ensino. Produção Técnica/Tecnológica: A produção associada ao estudo, por se tratar de um trabalho voltado para a solução de problemas de uma organização tem como produtos relacionados aos critérios do Qualis Técnico/Tecnológico as seguintes proposições: (1) relatório técnico conclusivo com dois processos de gestão que receberam a aprovação de servidores e dirigentes da organização e apresentam possibilidades de replicação em outras unidades do IF Sudeste MG, assim como, em outros institutos federais, são eles: (a) o plano do projeto de implementação do EGP e (b) o fluxograma com as etapas do método para a solução do problema; (2) curso de formação profissional e (3) material didático, pois dentre o material instrucional organizado para a oficina de formação e sensibilização aos servidores foi desenvolvido um caso para ensino. No que se refere a facilidade de adoção a solução proposta apresentou abrangência realizada para o curso de formação e o material didático (caso de ensino), pois houve uma aplicação e apresentam possibilidades de replicação. Para o processo de gestão desenvolvido no método de pesquisa, os resultados evidenciam a aplicação bem-sucedida e no caso do plano do projeto de implementação do EGP, com a aprovação dos dirigentes há proposta de ser aplicado na organização. Considerando a produção de conhecimento, o estudo apresenta médio teor inovativo, uma vez que houve a combinação de conhecimentos já estabelecidos e a solução proposta e também apresentou uma diversidade razoável de atores envolvidos, uma vez que, as etapas planejadas foram realizadas no âmbito do programa de mestrado profissional e aplicadas na organização contratante, o IF Sudeste MG, assim pode-se considerar que tal solução caracteriza-se de complexidade média.
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Procedimentos/Método para a solução do problema: O método de solução do problema foi delineado para permitir o fluxo adequado das atividades para realização do estudo, ele está dividido em três fases: pesquisa documental, diagnóstico e a solução proposta. A fase da pesquisa documental envolveu o levantamento bibliográfico de estudos que tratavam sobre escritório de gestão de projetos e a legislação brasileira que dispunha nas melhorias do planejamento e da governança pública. Na fase de diagnóstico há uma divisão do processo junto aos servidores e o diagnóstico com os dirigentes. No processo com os servidores há uma etapa que configura-se como um curso de capacitação aos servidores e com as informações levantadas houve a análise qualitativa da entrevista coletiva mediada pela técnica de análise de conteúdo. A segunda parte da fase do diagnóstico ocorreu com a entrevista com dirigentes sobre a possibilidade de implementação do EGP, com as informações coletadas houve a análise qualitativa das entrevistas com os dirigentes e também houve uma análise quantitativa das respostas à solução proposta utilizando o teste não paramétrico conhecido como teste quiquadrado de aderência. A terceira e última fase do método de solução do problema é a solução proposta por meio da proposição do plano do projeto de implementação do EGP. Resultados: Os resultados alcançados evidenciam os fatores de resposta ao dilema, pois os dirigentes indicaram a necessidade premente do apoio ao planejamento das atividades e da capacidade de estabelecer escopo das iniciativas de forma efetiva, quanto às oportunidades o EGP poderá promover melhorias na comunicação entre os setores e no aproveitamento dos recursos humanos da organização. 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Neste sentido, as implicações práticas do estudo envolvem aspectos importantes que começaram pela demanda contratada do IF Sudeste MG ao curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA-MPA) da Universidade Federal Fluminense por meio de um convênio para qualificação de seus servidores tendo como contrapartida a produção de solução os problemas organizacionais. As possibilidades de utilização com os resultados obtidos proporcionam a solução para melhoria da governança pública com práticas de planejamento orientadas à gestão de projetos adaptando-se ao Decreto 9203/2017. Originalidade e contribuições: O estudo apresenta contribuições acadêmicas para a área de Administração no tema envolvendo a gestão de projetos e apresenta aderência a linha de atuação científicotecnológica do programa de mestrado profissional “Estratégia e Operações” que envolve a análise de eficiência e modelos de avaliação de projetos, mais especificamente o estudo enquadra-se na linha de pesquisa “Gestão de Projetos, Apoio a Decisão e Avaliação de Desempenho Organizacional”. A produção técnica/tecnológica realizada neste trabalho evidencia a capacidade de contribuição do mesmo para a área do conhecimento em Administração, assim como para organizações públicas e instituições de ensino. Produção Técnica/Tecnológica: A produção associada ao estudo, por se tratar de um trabalho voltado para a solução de problemas de uma organização tem como produtos relacionados aos critérios do Qualis Técnico/Tecnológico as seguintes proposições: (1) relatório técnico conclusivo com dois processos de gestão que receberam a aprovação de servidores e dirigentes da organização e apresentam possibilidades de replicação em outras unidades do IF Sudeste MG, assim como, em outros institutos federais, são eles: (a) o plano do projeto de implementação do EGP e (b) o fluxograma com as etapas do método para a solução do problema; (2) curso de formação profissional e (3) material didático, pois dentre o material instrucional organizado para a oficina de formação e sensibilização aos servidores foi desenvolvido um caso para ensino. No que se refere a facilidade de adoção a solução proposta apresentou abrangência realizada para o curso de formação e o material didático (caso de ensino), pois houve uma aplicação e apresentam possibilidades de replicação. Para o processo de gestão desenvolvido no método de pesquisa, os resultados evidenciam a aplicação bem-sucedida e no caso do plano do projeto de implementação do EGP, com a aprovação dos dirigentes há proposta de ser aplicado na organização. Considerando a produção de conhecimento, o estudo apresenta médio teor inovativo, uma vez que houve a combinação de conhecimentos já estabelecidos e a solução proposta e também apresentou uma diversidade razoável de atores envolvidos, uma vez que, as etapas planejadas foram realizadas no âmbito do programa de mestrado profissional e aplicadas na organização contratante, o IF Sudeste MG, assim pode-se considerar que tal solução caracteriza-se de complexidade média.The challenge of public management to make bureaucratic administrative structures more flexible and efficient has been reinforced by planning practice that has its principles and guidelines aligned with project management knowledge. Then the purpose of the study was to analyze the process of implementation of a Project Management Office (PMO) in a specific campus of IF Sudeste MG, a public organization for technological education and dissemination of science and technology. And specific goal was to propose a project plan for PMO implementation. The problem-solving method: The solving method was designed to allow the adequate flow of activities for the study, it is divided into three phases: documentary research, diagnosis and the proposed solution. The documentary research phase involved the theory survey of studies that dealt with the project management office and the Brazilian legislation that provided for improvements in planning and public governance. In the diagnostic phase there is a division of the process with the employees and the diagnosis with the managers. In the process with employees there is a stage that was a training course for employees and with the information collected there was a qualitative analysis of the group interview by the technique of content analysis. The second part of the diagnosis phase occurred with the interview with managers about the possibility of implementation of the PMO, with the information collected there was a qualitative analysis of the interviews with the leaders and there was also a quantitative analysis of the responses to the proposed solution using the nonparametric test. of the chisquare of adherence. The third and final phase of the problem-solving method is the solution proposed by proposing the PMO implementation project plan. Results: The results show the factors for the response to the dilemma, as the leaders indicated the urgent need to support the planning of activities through the condition of effectively establishing the scope of the initiatives, as the opportunities PMO promotes improvements in communication between sectors. and empowering the human resources of the organization. The threats that need to be considered, according to the leaders, would be the difficulty of creating a communication flow to demonstrate the usefulness of EGP and also the lack of engagement of the people involved. In general, the objective of analyzing the process of implementation of an PMO was achieved, because in addition to the identified implementation factors it was possible to verify the acceptance of employees with potential composition of PMO and the acceptance of the leaders in the approval of the implementation project plan. Practical Implications: PMO is not the solution to all the institution's problems, but it tends to be a way to solve them. So, the practical implications of the study involve important aspects that started with the demand from IF Sudeste MG to the Professional Master Program in Business Administration Program (PPGA-MPA) from Universidade Federal Fluminense through an agreement to qualify its employees in return. the elaboration of solution to the organizational problems. The possibilities of use with the obtained results provide the solution to improve public governance with planning practices oriented to project management, adapting to Decree 9203/2017. Originality and contributions: The study presents academic contributions to the field of business administration in the subject involving project management and is aligned with the research line of the professional master's degree “Strategy and Operations” which involves the efficiency analysis and project evaluation models, more specifically the framed study. Project Management, Decision Support and Organizational Performance Evaluation. The technical / technological production created in this study shows its contribution to management knowledge, as well as to public organizations and educational institutions. Technical / Technological Production: The production associated with the study and related to the Qualis Technical / Technological criteria the following propositions: (1) Technical report with two management processes that have received the approval of the employees and managers of the organization and has possibilities of replication in other units of IF Sudeste MG as well as in other federal institutes, they are: (a) the PMO implementation project plan and (b) the flow with the method steps to solve the problem; (2) professional training course and (3) didactic content with a case study. Regarding applicability, the solution shows comprehensiveness to the training course and the material content (case study), as there was an application and have the possibility of replication. The management process developed by the research method, the results show the successful application and in the case of the PMO implementation project plan, which was approved by the leaders for application in the organization. Considering the production of knowledge, the study shows medium innovative content, since there was a combination of established knowledge and the proposed solution also showed a reasonable diversity of actors involved, with stages planned under the professional master's program and applied in the contracting organization. Thus, it can be considered that such a solution is characterized by medium complexity.108 f.Volta RedondaOliveira, Murilo AlvarengaLeal Junior, Ilton CurtyFerreira, Marcelo Saleshttp://lattes.cnpq.br/1727266305658521http://lattes.cnpq.br/1138897474101598http://lattes.cnpq.br/3016121702515974http://lattes.cnpq.br/8194523141613358Teixeira, Roberta Lívia Garcia2020-04-06T13:50:14Z2020-04-06T13:50:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Roberta Lívia Garcia. Implantação de um escritório de gerenciamento de projetos: uma proposta ao IF Sudeste de MG. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019https://app.uff.br/riuff/handle/1/13250Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.06343332677http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-19T23:22:14Zoai:app.uff.br:1/13250Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:06.387831Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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description O desafio da gestão pública em transformar as estruturas administrativas burocráticas em mais flexíveis e eficientes vem sendo reforçada pela prática de planejamento que tem seus princípios e diretrizes alinhadas às áreas de conhecimento e processos do gerenciamento de projetos. Neste sentido o objetivo do estudo foi analisar o processo de implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) num campus específico do IF Sudeste MG, uma organização pública para educação tecnológica e disseminação da ciência e tecnologia. E num aspecto específico o estudo propõe um plano de projeto para implementação do EGP. Procedimentos/Método para a solução do problema: O método de solução do problema foi delineado para permitir o fluxo adequado das atividades para realização do estudo, ele está dividido em três fases: pesquisa documental, diagnóstico e a solução proposta. 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A terceira e última fase do método de solução do problema é a solução proposta por meio da proposição do plano do projeto de implementação do EGP. Resultados: Os resultados alcançados evidenciam os fatores de resposta ao dilema, pois os dirigentes indicaram a necessidade premente do apoio ao planejamento das atividades e da capacidade de estabelecer escopo das iniciativas de forma efetiva, quanto às oportunidades o EGP poderá promover melhorias na comunicação entre os setores e no aproveitamento dos recursos humanos da organização. Já as ameaças, que precisam ser consideradas, de acordo com os dirigentes seriam a dificuldade de criar um fluxo de comunicação para demonstrar a utilidade do EGP e também a falta de engajamento das pessoas envolvidas. Em linhas gerais o objetivo de analisar o processo de implantação de um EGP foi alcançado, pois além dos fatores de implementação identificados foi possível verificar a aceitação dos servidores com potencial de composição do EGP e o aceite dos dirigentes na aprovação do plano do projeto de implementação, mesmo com indicação diferente aos fatores entre os níveis gerenciais. Implicações práticas: O EGP não é a solução de todos os problemas da instituição, mas tende a ser um caminho para resolvê-los. Neste sentido, as implicações práticas do estudo envolvem aspectos importantes que começaram pela demanda contratada do IF Sudeste MG ao curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA-MPA) da Universidade Federal Fluminense por meio de um convênio para qualificação de seus servidores tendo como contrapartida a produção de solução os problemas organizacionais. As possibilidades de utilização com os resultados obtidos proporcionam a solução para melhoria da governança pública com práticas de planejamento orientadas à gestão de projetos adaptando-se ao Decreto 9203/2017. Originalidade e contribuições: O estudo apresenta contribuições acadêmicas para a área de Administração no tema envolvendo a gestão de projetos e apresenta aderência a linha de atuação científicotecnológica do programa de mestrado profissional “Estratégia e Operações” que envolve a análise de eficiência e modelos de avaliação de projetos, mais especificamente o estudo enquadra-se na linha de pesquisa “Gestão de Projetos, Apoio a Decisão e Avaliação de Desempenho Organizacional”. A produção técnica/tecnológica realizada neste trabalho evidencia a capacidade de contribuição do mesmo para a área do conhecimento em Administração, assim como para organizações públicas e instituições de ensino. Produção Técnica/Tecnológica: A produção associada ao estudo, por se tratar de um trabalho voltado para a solução de problemas de uma organização tem como produtos relacionados aos critérios do Qualis Técnico/Tecnológico as seguintes proposições: (1) relatório técnico conclusivo com dois processos de gestão que receberam a aprovação de servidores e dirigentes da organização e apresentam possibilidades de replicação em outras unidades do IF Sudeste MG, assim como, em outros institutos federais, são eles: (a) o plano do projeto de implementação do EGP e (b) o fluxograma com as etapas do método para a solução do problema; (2) curso de formação profissional e (3) material didático, pois dentre o material instrucional organizado para a oficina de formação e sensibilização aos servidores foi desenvolvido um caso para ensino. No que se refere a facilidade de adoção a solução proposta apresentou abrangência realizada para o curso de formação e o material didático (caso de ensino), pois houve uma aplicação e apresentam possibilidades de replicação. Para o processo de gestão desenvolvido no método de pesquisa, os resultados evidenciam a aplicação bem-sucedida e no caso do plano do projeto de implementação do EGP, com a aprovação dos dirigentes há proposta de ser aplicado na organização. Considerando a produção de conhecimento, o estudo apresenta médio teor inovativo, uma vez que houve a combinação de conhecimentos já estabelecidos e a solução proposta e também apresentou uma diversidade razoável de atores envolvidos, uma vez que, as etapas planejadas foram realizadas no âmbito do programa de mestrado profissional e aplicadas na organização contratante, o IF Sudeste MG, assim pode-se considerar que tal solução caracteriza-se de complexidade média.
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