E quem disse que malandro precisa ser macho?: etnografia das tradições, dissensos de gênero e performances negras dos passistas das escolas de samba carioca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana de Paulo, Rodolfo Rodrigo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29306
Resumo: A tese aborda as performances dos passistas negros e homossexuais das alas de três Escolas de Samba do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro a partir de uma perspectiva etnográfica, buscando debater as tensões entre a efeminação gay e a exigência tradicional das agremiações de que os malandros exibam um “samba de homem”. Com a finalidade de organizar a experiência vivida em campo, a pesquisa conta com o auxílio da Teoria Ator-Rede a partir de Bruno Latour (2012), Simone Pereira de Sá (2014) e Marylin Stratern (2017). Assim, é feito um diálogo entre a antropologia e o campo da comunicação, oferecendo um arco teórico-metodológico que discute de forma central os acontecimentos enquadrados como redes sociotécnicas, vislumbrando as discussões críticas em torno das tradições, entendendo que essas oferecem elementos simbólicos e patriarcais concretos para a estruturação das performances atuais das alas de passistas, desde a organização coletiva às convenções estéticas. Por sua vez, tal compreensão objetiva debater o cânone tradicional do malandro em reforço do masculino ante as insubordinações de gênero que aparecem, mesmo inibidas, nas performances das danças dos sambas-enredo, pautando assim os dissensos expressivos tomados como gays junto às estratégias raciais. Para cumprir esse fim, a pesquisa traz uma série de artefatos visuais oriundos das redes sociais Facebook, Youtube, Tiktok, What’sApp e, principalmente, Instagram, posto que são imagens somadas ao relato textual do pesquisador que as colecionou ao longo da experiência de campo, como parte da vivência desta categoria de sambista. Assim, no decorrer dos debates, a investigação vai perpassar a inevitável relação das tecnologias ante ao fluxo de transmissão e manutenção das performances passadas que estão presentes no figurino, na técnica da dança, nas expressões de gênero e na sociabilidade atrelada a vida dos passistas.
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spelling E quem disse que malandro precisa ser macho?: etnografia das tradições, dissensos de gênero e performances negras dos passistas das escolas de samba cariocaAnd who said that malandro needs to be a male? Ethnography of traditions, dissenses of gender and black performances of samba dancers of the schools of samba from Rio de JaneiroHomossexualidadePerformanceMalandroDança do sambaPassistasCarnavalSambaPerformance (Arte)DançarinoGênerohomosexualityPerformanceTricksterSamba dancePassistasCarnivalA tese aborda as performances dos passistas negros e homossexuais das alas de três Escolas de Samba do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro a partir de uma perspectiva etnográfica, buscando debater as tensões entre a efeminação gay e a exigência tradicional das agremiações de que os malandros exibam um “samba de homem”. Com a finalidade de organizar a experiência vivida em campo, a pesquisa conta com o auxílio da Teoria Ator-Rede a partir de Bruno Latour (2012), Simone Pereira de Sá (2014) e Marylin Stratern (2017). Assim, é feito um diálogo entre a antropologia e o campo da comunicação, oferecendo um arco teórico-metodológico que discute de forma central os acontecimentos enquadrados como redes sociotécnicas, vislumbrando as discussões críticas em torno das tradições, entendendo que essas oferecem elementos simbólicos e patriarcais concretos para a estruturação das performances atuais das alas de passistas, desde a organização coletiva às convenções estéticas. Por sua vez, tal compreensão objetiva debater o cânone tradicional do malandro em reforço do masculino ante as insubordinações de gênero que aparecem, mesmo inibidas, nas performances das danças dos sambas-enredo, pautando assim os dissensos expressivos tomados como gays junto às estratégias raciais. Para cumprir esse fim, a pesquisa traz uma série de artefatos visuais oriundos das redes sociais Facebook, Youtube, Tiktok, What’sApp e, principalmente, Instagram, posto que são imagens somadas ao relato textual do pesquisador que as colecionou ao longo da experiência de campo, como parte da vivência desta categoria de sambista. Assim, no decorrer dos debates, a investigação vai perpassar a inevitável relação das tecnologias ante ao fluxo de transmissão e manutenção das performances passadas que estão presentes no figurino, na técnica da dança, nas expressões de gênero e na sociabilidade atrelada a vida dos passistas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe thesis dwells upon the performances of black homossexuals in samba dancer groups of three samba schools of the special group of Rio de Janeiro’s Carnaval from an ethnographic perspective, debating the tensions of camp fem gays and the traditional requirement of these associations that malandros should present a “male samba”. With the finality of organizing the lived experience in the field, the research uses the concept or Actor-Network-Theory (ANT) from Bruno Latour (2012), Simone Pereira de Sá (2014) and Marylin Stratern (2017). Thus is created a dialogue between anthropology and the field of communication, offering a theoretic-methodologic arch, discussing in a central manner the events framed as social-technical webs, glimpsing the critical discussions around traditions, understanding that they offer concrete symbolic and patriarchal elements for the structuring of the current performances of the samba dancer groups, from their collective organization and aesthetic conventions. In this sense, this comprehension has an objective to debate the traditional canon of the malandro as an affirmation of the masculine towards the insubordinations of gender that appear, even though inhibited, in the samba performances of the theme-sambas of the schools, guiding the expressive dissents as gay alongside racial strategies. To attain this goal, the research brings a series of visual artifacts originated from the social medias Facebook, YouTube,TikTok, WhatsApp and, foremost, Instagram, understanding that they are images summed to the textual accounts of the researcher that collected them throughout the field research, as a part of the lived experience of this category of dancers known as sambistas. Thus, in the development of the debates, the investigation perpasses an inevitable relation with the technologies in regards to the flux of transmission and documentation of past performances that are present in the costumes, in the dance technique, the gender expressions and the social relations associated with the life of the samba dancers.202 p.Sá, Simone Pereira dePicado, BenjamimTrotta, FelipeGontijo, FabianoFerreira, Luiz FelipeSoares, ThiagoViana de Paulo, Rodolfo Rodrigo2023-07-10T15:53:42Z2023-07-10T15:53:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVIANA DE PAULO, Rodolfo Rodrigo. E quem disse que malandro precisa ser macho?: etnografia das tradições, dissensos de gênero e performances negras dos passistas das escolas de samba carioca. 2022. 202 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29306CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-10T15:53:46Zoai:app.uff.br:1/29306Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:01.575985Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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