Estudo do samba dançado : no pé e na alma, na quadra e na avenida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Kamila da Rosa Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88629
Resumo: A dança que chamamos popularmente de samba no pé, acontece a partir de diversos olhares: há quem acredite que sambar seja um dom; outros pensam que seja uma questão de determinação; também existem aqueles que consideram que aulas formais são o caminho para esta arte; há inclusive, aqueles que juram que jamais serão capazes de aprendê-lo. Motivado pela existência destes diversos pontos de vista e pela imersão da autora no universo carnavalesco, este trabalho teve como objetivo investigar como se dá a aprendizagem do samba no pé, por indivíduos que formam os casais de passistas da escola de samba Sociedade Beneficente Cultural Bambas da Orgia, da cidade de Porto Alegre. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os passistas dessa escola; análises de documentários e vídeos na temática da investigação e pesquisas bibliográficas no sentido de fundamentar o estudo sobre a aprendizagem do samba no pé nesse contexto. Questionam-se as relações de aprendizagem e ensino do samba no pé em ambientes populares, articulando as informações que surgiram nas entrevistas com as falas dos pesquisadores consultados e a experiência pessoal da autora. Assim, conclui-se que o samba no pé, como outras danças, pode ser aprendido por todas as pessoas, independente de questões físicas, raciais e econômicas, com ou sem uma declarada intenção de ensino. Contudo percebeu-se que em geral, é aprendido de forma espontânea, a partir da observação e imersão no contexto onde a dança ocorre, ainda que existam propostas de organizar estes diversos saberes e potencialidades particulares numa ação intencional, seja em oficinas, aulas ou ensaios.
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