Uma proposta de letramento científico midiático como prevenção de fake news e do negacionismo científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Dayanne de Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32748
Resumo: Diante da crescente onda de negacionismo científico propagada em nossa sociedade, principalmente com a ajuda das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), se faz urgente que o ensino de ciências repense seus objetivos e seus métodos. O trabalho da educação científica não pode mais avançar descolado de um trabalho em paralelo de educação midiática, construindo, dessa maneira, uma interface. Visando suprir uma lacuna nesse campo, o presente trabalho tem por objetivo investigar quais são os mecanismos por trás da criação e disseminação de fake news científicas e do discurso negacionista, a fim de elaborar uma proposta de enfrentamento no contexto da educação básica com a finalidade de produzir um manual didático para o combate às fake news e ao negacionismo científico através da técnica de inoculação desenvolvida por John Cook. A fim de compreender os fenômenos intimamente relacionados “negacionismo científico” e fake news, uma pesquisa qualitativa foi desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira uma revisão integrativa e a segunda uma consulta bibliográfica, buscando investigar como o problema das fake news e do negacionismo científico tem sido abordado em relação ao ensino de ciências. Percebeu-se, ao longo da pesquisa, que um dos problemas relacionados à rápida disseminação do paradigma negacionista é a fragilidade na concepção da natureza da ciência, não somente em sua etapa de produção científica, incluindo os mecanismos de revisão por pares, como também na etapa de divulgação por meio de veículos especializados e convencionais. A partir dessa constatação, foi desenvolvido um manual didático apresentando diversas propostas de ensino para que os alunos possam compreender aspectos da natureza da ciência na sociedade, tais como: credenciais, credibilidade, expertise, conflito de interesses e consenso científico, além dos aspectos específicos da divulgação da ciência por meio da mídia.
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