Os embates discursivos entre divulgação científica e fake news

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bárbara Tauffner de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263781
Resumo: O presente estudo tem como tema a problemática expansão da desinformação e a importância da tradução da ciência sobre a COVID-19 no espaço do Twitter. Neste trabalho, foi realizada a identificação de fake news e de estratégias utilizadas para a proliferação de discursos negacionistas e para a interdição de discursos científicos a partir da análise em um espaço de difusão de mídia social – Twitter – observando três das principais vozes da divulgação científica brasileira na plataforma em questão. Assim, foi possível visualizar a potência dessas informações errôneas em produzir questionamento social e descrédito em relação à própria ciência, além de deixar nítido como a política da verdade está conectada com o momento histórico em que se vive e como essa política é assumida pelas instituições, que tornam as verdades desejadas por elas um estatuto da verdade vigente. Para compreender os efeitos da desinformação sobre o coronavírus na rede social citada, também foi feita a diferenciação entre informação, conhecimento e saber, já que os dois últimos são determinados pelo que é possível de se construir no período histórico em que se vive, estando à mercê das práticas discursivas atuais.
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