Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26361 |
Resumo: | A pandemia causada pela Sars-CoV-2 evidenciou vários problemas em nossa sociedade, entre esses o mais importante é o negacionismo científico, algo que está ligado diretamente à proliferação de fake news. Parte deste negacionismo e o grande impacto das fake news ocorrem devido à falta de letramento científico por parte da população, desta maneira o trabalho teve como objetivo promover uma discussão sobre os aspectos sociais evidenciados na pandemia e promover letramento científico nos alunos aos quais o projeto foi aplicado. Desta maneira foram utilizadas ferramentas tecnológicas para ensinar conceitos da COVID-19, ferramentas essas como vídeos e formulários digitais. Os formulários traziam diversas notícias, falsas ou não, que circularam durante a pandemia, e os vídeos foram usados para esclarecer o que seria verdadeiro quanto ao tema abordado. Para a avaliação da metodologia e dos vídeos implementados foi utilizada a Análise Textual Discusiva (ATD), a qual se baseia em uma análise criteriosa da resposta de cada aluno. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos alunos aprovaram e gostaram do projeto aplicado, sendo então uma ótima opção para promover uma discussão e letramento científico a alunos sobre assuntos relacionados à COVID-19, sobretudo em tempos de ensino à distância. |
id |
UFF-2_577175c40f24011397293cfef238929c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26361 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19Negacionismo científicoLetramento científicoTecnologia educacionalFake newsAbordagem interdisciplinar do conhecimento NegaçãoRecurso didáticoTecnologia instrucionalCiência e sociedadePandemiaScientific denialScientific literacyEducational technologyFake newsA pandemia causada pela Sars-CoV-2 evidenciou vários problemas em nossa sociedade, entre esses o mais importante é o negacionismo científico, algo que está ligado diretamente à proliferação de fake news. Parte deste negacionismo e o grande impacto das fake news ocorrem devido à falta de letramento científico por parte da população, desta maneira o trabalho teve como objetivo promover uma discussão sobre os aspectos sociais evidenciados na pandemia e promover letramento científico nos alunos aos quais o projeto foi aplicado. Desta maneira foram utilizadas ferramentas tecnológicas para ensinar conceitos da COVID-19, ferramentas essas como vídeos e formulários digitais. Os formulários traziam diversas notícias, falsas ou não, que circularam durante a pandemia, e os vídeos foram usados para esclarecer o que seria verdadeiro quanto ao tema abordado. Para a avaliação da metodologia e dos vídeos implementados foi utilizada a Análise Textual Discusiva (ATD), a qual se baseia em uma análise criteriosa da resposta de cada aluno. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos alunos aprovaram e gostaram do projeto aplicado, sendo então uma ótima opção para promover uma discussão e letramento científico a alunos sobre assuntos relacionados à COVID-19, sobretudo em tempos de ensino à distância.The pandemic caused by Sars-CoV-2 highlighted several problems in our society, among which the most important is the scientific denial, something that is linked to the proliferation of fake news. Part of this denial and the significant impact of fake news occur due to the population's lack of scientific literacy, thus the work aimed to promote a discussion about the social aspects evidenced in the pandemic and to promote scientific literacy in the students to whom the project was applied. In this way, technological tools were used to teach COVID-19 concepts, tools such as videos and digital forms. The forms had various news, false or not, that appeared during the pandemic, and the videos were used to clarify what was true about the topic being discussed. To evaluate the methodology and videos implemented, Discourse Textual Analysis (ATD) was used, which is based on a careful analysis of each student's response. The results obtained showed that most students approved and liked the applied project, making it a great option to promote a discussion and scientific literacy to students on subjects related to COVID-19, especially in times of distance learning.46 fChinelli, Maura VenturaAguiar, Joana Guilares deCosta, Leonardo Moreira daHollauer, Henrique Von Pressentin2022-09-28T15:28:05Z2022-09-28T15:28:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHOLLAUER, Henrique Von Pressentin. Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26361CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-28T15:28:10Zoai:app.uff.br:1/26361Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:32.396299Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19 |
title |
Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19 |
spellingShingle |
Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19 Hollauer, Henrique Von Pressentin Negacionismo científico Letramento científico Tecnologia educacional Fake news Abordagem interdisciplinar do conhecimento Negação Recurso didático Tecnologia instrucional Ciência e sociedade Pandemia Scientific denial Scientific literacy Educational technology Fake news |
title_short |
Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19 |
title_full |
Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19 |
title_fullStr |
Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19 |
title_sort |
Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19 |
author |
Hollauer, Henrique Von Pressentin |
author_facet |
Hollauer, Henrique Von Pressentin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chinelli, Maura Ventura Aguiar, Joana Guilares de Costa, Leonardo Moreira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hollauer, Henrique Von Pressentin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negacionismo científico Letramento científico Tecnologia educacional Fake news Abordagem interdisciplinar do conhecimento Negação Recurso didático Tecnologia instrucional Ciência e sociedade Pandemia Scientific denial Scientific literacy Educational technology Fake news |
topic |
Negacionismo científico Letramento científico Tecnologia educacional Fake news Abordagem interdisciplinar do conhecimento Negação Recurso didático Tecnologia instrucional Ciência e sociedade Pandemia Scientific denial Scientific literacy Educational technology Fake news |
description |
A pandemia causada pela Sars-CoV-2 evidenciou vários problemas em nossa sociedade, entre esses o mais importante é o negacionismo científico, algo que está ligado diretamente à proliferação de fake news. Parte deste negacionismo e o grande impacto das fake news ocorrem devido à falta de letramento científico por parte da população, desta maneira o trabalho teve como objetivo promover uma discussão sobre os aspectos sociais evidenciados na pandemia e promover letramento científico nos alunos aos quais o projeto foi aplicado. Desta maneira foram utilizadas ferramentas tecnológicas para ensinar conceitos da COVID-19, ferramentas essas como vídeos e formulários digitais. Os formulários traziam diversas notícias, falsas ou não, que circularam durante a pandemia, e os vídeos foram usados para esclarecer o que seria verdadeiro quanto ao tema abordado. Para a avaliação da metodologia e dos vídeos implementados foi utilizada a Análise Textual Discusiva (ATD), a qual se baseia em uma análise criteriosa da resposta de cada aluno. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos alunos aprovaram e gostaram do projeto aplicado, sendo então uma ótima opção para promover uma discussão e letramento científico a alunos sobre assuntos relacionados à COVID-19, sobretudo em tempos de ensino à distância. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28T15:28:05Z 2022-09-28T15:28:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HOLLAUER, Henrique Von Pressentin. Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26361 |
identifier_str_mv |
HOLLAUER, Henrique Von Pressentin. Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823599479160832 |