Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hollauer, Henrique Von Pressentin
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26361
Resumo: A pandemia causada pela Sars-CoV-2 evidenciou vários problemas em nossa sociedade, entre esses o mais importante é o negacionismo científico, algo que está ligado diretamente à proliferação de fake news. Parte deste negacionismo e o grande impacto das fake news ocorrem devido à falta de letramento científico por parte da população, desta maneira o trabalho teve como objetivo promover uma discussão sobre os aspectos sociais evidenciados na pandemia e promover letramento científico nos alunos aos quais o projeto foi aplicado. Desta maneira foram utilizadas ferramentas tecnológicas para ensinar conceitos da COVID-19, ferramentas essas como vídeos e formulários digitais. Os formulários traziam diversas notícias, falsas ou não, que circularam durante a pandemia, e os vídeos foram usados para esclarecer o que seria verdadeiro quanto ao tema abordado. Para a avaliação da metodologia e dos vídeos implementados foi utilizada a Análise Textual Discusiva (ATD), a qual se baseia em uma análise criteriosa da resposta de cada aluno. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos alunos aprovaram e gostaram do projeto aplicado, sendo então uma ótima opção para promover uma discussão e letramento científico a alunos sobre assuntos relacionados à COVID-19, sobretudo em tempos de ensino à distância.
id UFF-2_577175c40f24011397293cfef238929c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26361
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19Negacionismo científicoLetramento científicoTecnologia educacionalFake newsAbordagem interdisciplinar do conhecimento NegaçãoRecurso didáticoTecnologia instrucionalCiência e sociedadePandemiaScientific denialScientific literacyEducational technologyFake newsA pandemia causada pela Sars-CoV-2 evidenciou vários problemas em nossa sociedade, entre esses o mais importante é o negacionismo científico, algo que está ligado diretamente à proliferação de fake news. Parte deste negacionismo e o grande impacto das fake news ocorrem devido à falta de letramento científico por parte da população, desta maneira o trabalho teve como objetivo promover uma discussão sobre os aspectos sociais evidenciados na pandemia e promover letramento científico nos alunos aos quais o projeto foi aplicado. Desta maneira foram utilizadas ferramentas tecnológicas para ensinar conceitos da COVID-19, ferramentas essas como vídeos e formulários digitais. Os formulários traziam diversas notícias, falsas ou não, que circularam durante a pandemia, e os vídeos foram usados para esclarecer o que seria verdadeiro quanto ao tema abordado. Para a avaliação da metodologia e dos vídeos implementados foi utilizada a Análise Textual Discusiva (ATD), a qual se baseia em uma análise criteriosa da resposta de cada aluno. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos alunos aprovaram e gostaram do projeto aplicado, sendo então uma ótima opção para promover uma discussão e letramento científico a alunos sobre assuntos relacionados à COVID-19, sobretudo em tempos de ensino à distância.The pandemic caused by Sars-CoV-2 highlighted several problems in our society, among which the most important is the scientific denial, something that is linked to the proliferation of fake news. Part of this denial and the significant impact of fake news occur due to the population's lack of scientific literacy, thus the work aimed to promote a discussion about the social aspects evidenced in the pandemic and to promote scientific literacy in the students to whom the project was applied. In this way, technological tools were used to teach COVID-19 concepts, tools such as videos and digital forms. The forms had various news, false or not, that appeared during the pandemic, and the videos were used to clarify what was true about the topic being discussed. To evaluate the methodology and videos implemented, Discourse Textual Analysis (ATD) was used, which is based on a careful analysis of each student's response. The results obtained showed that most students approved and liked the applied project, making it a great option to promote a discussion and scientific literacy to students on subjects related to COVID-19, especially in times of distance learning.46 fChinelli, Maura VenturaAguiar, Joana Guilares deCosta, Leonardo Moreira daHollauer, Henrique Von Pressentin2022-09-28T15:28:05Z2022-09-28T15:28:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHOLLAUER, Henrique Von Pressentin. Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26361CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-28T15:28:10Zoai:app.uff.br:1/26361Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:32.396299Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19
title Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19
spellingShingle Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19
Hollauer, Henrique Von Pressentin
Negacionismo científico
Letramento científico
Tecnologia educacional
Fake news
Abordagem interdisciplinar do conhecimento 
Negação
Recurso didático
Tecnologia instrucional
Ciência e sociedade
Pandemia
Scientific denial
Scientific literacy
Educational technology
Fake news
title_short Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19
title_full Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19
title_fullStr Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19
title_full_unstemmed Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19
title_sort Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19
author Hollauer, Henrique Von Pressentin
author_facet Hollauer, Henrique Von Pressentin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chinelli, Maura Ventura
Aguiar, Joana Guilares de
Costa, Leonardo Moreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Hollauer, Henrique Von Pressentin
dc.subject.por.fl_str_mv Negacionismo científico
Letramento científico
Tecnologia educacional
Fake news
Abordagem interdisciplinar do conhecimento 
Negação
Recurso didático
Tecnologia instrucional
Ciência e sociedade
Pandemia
Scientific denial
Scientific literacy
Educational technology
Fake news
topic Negacionismo científico
Letramento científico
Tecnologia educacional
Fake news
Abordagem interdisciplinar do conhecimento 
Negação
Recurso didático
Tecnologia instrucional
Ciência e sociedade
Pandemia
Scientific denial
Scientific literacy
Educational technology
Fake news
description A pandemia causada pela Sars-CoV-2 evidenciou vários problemas em nossa sociedade, entre esses o mais importante é o negacionismo científico, algo que está ligado diretamente à proliferação de fake news. Parte deste negacionismo e o grande impacto das fake news ocorrem devido à falta de letramento científico por parte da população, desta maneira o trabalho teve como objetivo promover uma discussão sobre os aspectos sociais evidenciados na pandemia e promover letramento científico nos alunos aos quais o projeto foi aplicado. Desta maneira foram utilizadas ferramentas tecnológicas para ensinar conceitos da COVID-19, ferramentas essas como vídeos e formulários digitais. Os formulários traziam diversas notícias, falsas ou não, que circularam durante a pandemia, e os vídeos foram usados para esclarecer o que seria verdadeiro quanto ao tema abordado. Para a avaliação da metodologia e dos vídeos implementados foi utilizada a Análise Textual Discusiva (ATD), a qual se baseia em uma análise criteriosa da resposta de cada aluno. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos alunos aprovaram e gostaram do projeto aplicado, sendo então uma ótima opção para promover uma discussão e letramento científico a alunos sobre assuntos relacionados à COVID-19, sobretudo em tempos de ensino à distância.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T15:28:05Z
2022-09-28T15:28:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HOLLAUER, Henrique Von Pressentin. Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26361
identifier_str_mv HOLLAUER, Henrique Von Pressentin. Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823599479160832