Teleconsulta de enfermagem no pré-operatório de cirurgia geral: implementação de melhoria
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32831 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A teleconsulta de enfermagem é uma medida que permite a interação entre o enfermeiro e o paciente através de meios tecnológicos e sistema de informação e comunicação. OBJETIVO: Avaliar o impacto da teleconsulta de enfermagem no pré operatório em pacientes que serão submetidos à Cirurgia Geral em um hospital filantrópico em Rio Branco – Acre. MÉTODO: Trata-se de um estudo de implementação de melhoria, baseado em um estudo clínico epidemiológico clássico do tipo quase-experimento com dois grupos, realizado de julho a dezembro de 2021 com 250 pacientes. Dentre os quais, 151 não receberam a teleconsulta (grupo controle) e 99 a receberam (grupo intervenção). Utilizou-se a Escala de Autoavaliação de Ansiedade (Zung), e os formulários estruturados para os dados sociodemográficos e avaliação do conhecimento sobre os cuidados pré-operatórios. Já os indicadores institucionais foram coletados de modo observacional no centro cirúrgico. A pesquisa ocorreu em 04 etapas: Etapa 1 – Construção do Protocolo de Teleconsulta de Enfermagem através da estratégia de Revisão de Escopo e fundamentado na Teoria dos Padrões Funcionais de Gordon e nos Sistemas de linguagem padronizado NANDA-I e NIC; Etapa 2 – Avaliação dos pacientes que não receberam a teleconsulta sobre o nível de ansiedade, escore de conhecimentos sobre os cuidados pré-operatórios e indicadores de processo (taxa de cancelamento, atrasos, percentual de pacientes com preparo inadequado, jejum não realizados e exames incompletos) e de resultado (Incidência de complicações pós operatórias) do centro cirúrgico; Etapa 3 – Implementação da teleconsulta de enfermagem no pré-operatório individualizada ao grupo intervenção; Etapa 4 – Avaliação dos pacientes que receberam a teleconsulta de Enfermagem através dos formulários e indicadores adotados na Etapa 2. RESULTADOS: Os dados foram organizados em planilha eletrônica e analisados pelo programa SPSS (Statistical for the Social Science), versão 22.0. Demonstram que o grupo intervenção apresentou diferenças significativamente melhores quando comparado ao grupo que não recebeu a teleconsulta. Escore de conhecimento Ruim sobre os cuidados pré-operatórios menor (57,6% para 1,0%), classificação de ansiedade Normal maior (74,8% para 88,9%) e incidência de complicações pós-operatória menor (33,6% para 20,8%). Quanto aos indicadores institucionais, também foi observado redução significativa no percentual de pacientes com exames incompletos (34,8% para 13,6%) e no de jejum inadequado (13,8% para 8,3%). Não houve diferenças significativas no percentual de cirurgias suspensas e atrasadas. No entanto, os pacientes que recebeu a teleconsulta, nenhum teve a sua cirurgia cancelada, sendo este dado referente àqueles que não foi possível estabelecer o contato telefônico. Também não foram encontradas diferenças no indicador de preparo corpóreo inadequado, visto que muitos pacientes foram encaminhados ao centro cirúrgico fora do horário estabelecida no mapa cirúrgico, e assim comprometendo a realização da tricotomia. CONCLUSÃO: A teleconsulta de enfermagem promoveu melhoria para os pacientes da instituição impactando positivamente sobre o escore de conhecimento pré-operatórios, nos níveis de ansiedade antes da cirurgia, redução de complicações pós-operatórias e em determinados indicadores institucionais. Permitindo o desenvolvimento do cuidado no pré-operatório de forma completa e contínua ao paciente cirúrgico, e promovendo uma assistência pré-operatória eficiente através de esclarecimentos, sanando as dúvidas e assim contribuindo para a recuperação pós-operatória e em alta hospitalar com qualidade e sobrevida. Produto gerado: Protocolo de teleconsulta de Enfermagem no pré-operatório de Cirurgia Geral. |
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Teleconsulta de enfermagem no pré-operatório de cirurgia geral: implementação de melhoriaEnfermagem PerioperatóriaTele-enfermagemConsulta RemotaPrática ClínicaEnfermagem PerioperatóriaTelecomunicaçõesConsulta RemotaPrática Clínica Baseada em EvidênciasPerioperative NursingTelenursingRemote ConsultationPractice GuidelinesEnfermería PerioperatoriaTele-enfermeríaConsulta RemotaPráctica ClínicaINTRODUÇÃO: A teleconsulta de enfermagem é uma medida que permite a interação entre o enfermeiro e o paciente através de meios tecnológicos e sistema de informação e comunicação. OBJETIVO: Avaliar o impacto da teleconsulta de enfermagem no pré operatório em pacientes que serão submetidos à Cirurgia Geral em um hospital filantrópico em Rio Branco – Acre. MÉTODO: Trata-se de um estudo de implementação de melhoria, baseado em um estudo clínico epidemiológico clássico do tipo quase-experimento com dois grupos, realizado de julho a dezembro de 2021 com 250 pacientes. Dentre os quais, 151 não receberam a teleconsulta (grupo controle) e 99 a receberam (grupo intervenção). Utilizou-se a Escala de Autoavaliação de Ansiedade (Zung), e os formulários estruturados para os dados sociodemográficos e avaliação do conhecimento sobre os cuidados pré-operatórios. Já os indicadores institucionais foram coletados de modo observacional no centro cirúrgico. A pesquisa ocorreu em 04 etapas: Etapa 1 – Construção do Protocolo de Teleconsulta de Enfermagem através da estratégia de Revisão de Escopo e fundamentado na Teoria dos Padrões Funcionais de Gordon e nos Sistemas de linguagem padronizado NANDA-I e NIC; Etapa 2 – Avaliação dos pacientes que não receberam a teleconsulta sobre o nível de ansiedade, escore de conhecimentos sobre os cuidados pré-operatórios e indicadores de processo (taxa de cancelamento, atrasos, percentual de pacientes com preparo inadequado, jejum não realizados e exames incompletos) e de resultado (Incidência de complicações pós operatórias) do centro cirúrgico; Etapa 3 – Implementação da teleconsulta de enfermagem no pré-operatório individualizada ao grupo intervenção; Etapa 4 – Avaliação dos pacientes que receberam a teleconsulta de Enfermagem através dos formulários e indicadores adotados na Etapa 2. RESULTADOS: Os dados foram organizados em planilha eletrônica e analisados pelo programa SPSS (Statistical for the Social Science), versão 22.0. Demonstram que o grupo intervenção apresentou diferenças significativamente melhores quando comparado ao grupo que não recebeu a teleconsulta. Escore de conhecimento Ruim sobre os cuidados pré-operatórios menor (57,6% para 1,0%), classificação de ansiedade Normal maior (74,8% para 88,9%) e incidência de complicações pós-operatória menor (33,6% para 20,8%). Quanto aos indicadores institucionais, também foi observado redução significativa no percentual de pacientes com exames incompletos (34,8% para 13,6%) e no de jejum inadequado (13,8% para 8,3%). Não houve diferenças significativas no percentual de cirurgias suspensas e atrasadas. No entanto, os pacientes que recebeu a teleconsulta, nenhum teve a sua cirurgia cancelada, sendo este dado referente àqueles que não foi possível estabelecer o contato telefônico. 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Produto gerado: Protocolo de teleconsulta de Enfermagem no pré-operatório de Cirurgia Geral.INTRODUCTION: The nursing teleconsultation is a measure that allows the interaction between the nurse and the patient through technological means, in addition to an information and communication system. OBJECTIVE: To evaluate the impact of nursing teleconsultation in the preoperative period in patients who will undergo General Surgery at a philanthropic hospital in Rio Branco, Acre. METHOD: This is an improvement implementation study, based on a classic two-group quasi-experiment clinical epidemiological study conducted from July to December 2021 with 250 patients. Among them, 151 did not receive the teleconsultation (control group) and 99 received it (intervention group). The Anxiety Self-Assessment Scale (Zung) and structured forms were used for sociodemographic data and assessment of knowledge about preoperative care. Institutional indicators were collected observationally in the operating room. The research took place in 04 stages: Stage 1 – Construction of the Nursing Teleconsultation Protocol through the Scope Review strategy and based on Gordon's Theory of Functional Patterns and the NANDA-I and NIC standardized language systems; Stage 2 – Assessment of patients who did not receive the teleconsultation on the level of anxiety, score of knowledge about preoperative care and process indicators (cancellation rate, delays, percentage of patients with inadequate preparation, fasting not performed and incomplete exams ) and outcome (Incidence of postoperative complications) of the operating room; Step 3 – Implementation of preoperative nursing teleconsultation, individualized to the intervention group; Stage 4 – Evaluation of patients who received the Nursing teleconsultation through the forms and indicators adopted in Stage 2. RESULTS: Data were organized in an electronic spreadsheet and analyzed using the SPSS program (Statistical for the Social Science), version 22.0. They demonstrate that the intervention group showed significantly better differences when compared to the group that did not receive teleconsultation. Poor knowledge score on preoperative care lower (57.6% to 1.0%), higher Normal anxiety rating (74.8% to 88.9%) and lower incidence of postoperative complications (33, 6% to 20.8%). As for institutional indicators, a significant reduction was also observed in the percentage of patients with incomplete tests (34.8% to 13.6%) and inadequate fasting (13.8% to 8.3%). There were no significant differences in the percentage of suspended and delayed surgeries. However, of the patients who received the teleconsultation, none of them had their surgery cancelled, and this data refers to those who could not be contacted by phone. Also, no differences were found in the indicator of inadequate body preparation, since many patients were referred to the operating room outside the hours established in the surgical map, thus compromising the performance of shaving. CONCLUSION: The nursing teleconsultation promoted an improvement for the institution's patients, positively impacting the preoperative knowledge score, anxiety levels before surgery, reduction of postoperative complications and certain institutional indicators. Allowing the development of complete and continuous preoperative care for the surgical patient, and promoting efficient preoperative care through clarification, solving doubts and thus contributing to postoperative recovery and hospital discharge with quality and survival. Generated product: A nursing teleconsultation protocol in the preoperative period of General SurgeryINTRODUCCIÓN: La teleconsulta de enfermería es una medida que permite la interacción entre la enfermera y el paciente a través de medios tecnológicos y un sistema de información y comunicación. OBJETIVO: Evaluar el impacto de la teleconsulta de enfermería en el preoperatorio en pacientes que serán sometidos a Cirugía General en un hospital filantrópico de Rio Branco - Acre. MÉTODO: Este es un estudio de implementación de mejoras, basado en un estudio epidemiológico clínico cuasi-experimental clásico de dos grupos realizado de julio a diciembre de 2021 con 250 pacientes. De ellos, 151 no recibieron la teleconsulta (grupo control) y 99 la recibieron (grupo intervención). Se utilizaron la Escala de Autoevaluación de Ansiedad (Zung) y formularios estructurados para datos sociodemográficos y evaluación de conocimientos sobre cuidados preoperatorios. Los indicadores institucionales se recogieron de forma observacional en quirófano. La investigación se desarrolló en 04 etapas: Paso 1 – Construcción del Protocolo de Teleconsulta de Enfermería a través de la estrategia Scope Review y con base en la Teoría de Patrones Funcionales de Gordon y los sistemas de lenguaje estandarizados NANDA-I y NIC; Paso 2 – Evaluación de los pacientes que no recibieron la teleconsulta sobre el nivel de ansiedad, puntaje de conocimiento sobre el cuidado preoperatorio e indicadores de proceso (tasa de cancelación, retrasos, porcentaje de pacientes con preparación inadecuada, ayuno no realizado y exámenes incompletos) y resultado ( Incidencia de complicaciones posoperatorias) del quirófano; Paso 3 – Implementación de teleconsulta de enfermería preoperatoria, individualizada al grupo de intervención; Paso 4 – Evaluación de los pacientes que recibieron la teleconsulta de Enfermería a través de los formularios e indicadores adoptados en la Etapa 2. RESULTADOS: Los datos fueron organizados en planilla electrónica y analizados con el programa SPSS (Statistical for the Social Science), versión 22.0. Demuestran que el grupo de intervención mostró diferencias significativamente mejores al compararlo con el grupo que no recibió teleconsulta. Puntuación de conocimiento pobre sobre atención preoperatoria más baja (57,6% a 1,0%), clasificación de ansiedad Normal más alta (74,8% a 88,9%) y menor incidencia de complicaciones posoperatorias (33,6% a 20,8%). En cuanto a los indicadores institucionales, también se observó una reducción significativa en el porcentaje de pacientes con exámenes incompletos (34,8% a 13,6%) y ayuno inadecuado (13,8% a 8,3%). No hubo diferencias significativas en el porcentaje de cirugías suspendidas y retrasadas. Sin embargo, de los pacientes que recibieron la teleconsulta, a ninguno se le canceló la cirugía, y este dato se refiere a aquellos que no pudieron ser contactados telefónicamente. Asimismo, no se encontraron diferencias en el indicador de inadecuada preparación corporal, ya que muchos pacientes fueron derivados al quirófano fuera de los horarios establecidos en el mapa quirúrgico, comprometiendo así el desempeño del rasurado. CONCLUSIÓN: La teleconsulta de enfermería promovió una mejora para los pacientes de la institución, impactando positivamente en el puntaje de conocimiento preoperatorio, niveles de ansiedad antes de la cirugía, reducción de complicaciones postoperatorias y ciertos indicadores institucionales. Permitiendo desarrollar una atención preoperatoria completa y continua al paciente quirúrgico, y promover una atención preoperatoria eficiente a través del esclarecimiento, resolución de dudas y así contribuir a la recuperación postoperatoria y al alta hospitalaria con calidad y supervivencia. Producto generado: Protocolo de teleconsulta de enfermería en el preoperatorio de Cirugía General.196 f.Carmo, Thalita Gomes dohttp://lattes.cnpq.br/0707938810867611Rocha, Greiciane da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4565924808902017Santana, Rosimere Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7325445135879520Mendonça, Katiane Martinshttp://lattes.cnpq.br/4984422992433962Souza, Priscilla Alfradique dehttp://lattes.cnpq.br/9738709190307614Vasconcelos, Suleima Pedrosahttp://lattes.cnpq.br/0975492008980180Bandeira, Tatiany Marques2024-04-24T18:23:09Z2024-04-24T18:23:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBANDEIRA, Tatiany Marques. Teleconsulta de enfermagem no pré-operatório de cirurgia geral: implementação de melhoria. 2022. 196 f. 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