Cidades criativas e desenvolvimento territorial: uma perspectiva de Amarante como “Cidade da Música”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15417 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo analisar como se dá a formação de uma “cidade criativa” através da música visando o desenvolvimento sustentável a partir da experiência de Amarante no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Parte-se da hipótese de que para o reconhecimento de uma cidade como musical deve ser identificada a existência de uma estrutura consolidada formada por uma diversidade e quantidade de agentes do setor para que seja possível alicerçar uma rede sociotécnica capaz de promover a circulação de bens culturais. Para tanto, possui como objetivos específicos: (a) discutir o conceito de “cidade criativa” e compreender o que caracteriza uma “cidade musical”; (b) identificar os agentes da cadeia produtiva local para produzir um mapeamento das redes sócio-técnicas existentes (Latour, 2012); (c) observar e examinar os aspectos que envolvem música e território com relação à agenda de festivais em Amarante (Portugal) a fim de compreender a importância dos concertos ao vivo para ressignificação dessa cidade; (d) identificar o usa da música como estratégia de comunicação dentro de um planejamento de place branding; e, por fim, (e) analisar a pertinência do uso do termo “cidade musical” para Amarante. A metodologia inclui revisão bibliográfica; extensa base documental; o desenvolvimento de uma cartografia musical dos agentes da cidade; imersão em Amarante para observação; bem como a condução de entrevistas. Foi possível observar nessa investigação que a candidatura de Amarante à Rede de Cidades Criativas da UNESCO não foi uma ação isolada. Ela encontra-se dentro de um planejamento estratégico maior do governo local que envolve um plano de “place branding” para posicionamento da marca de Amarante - como cidade musical - no país e no exterior, a fim de estimular o setor cultural na cidade, ao mesmo tempo em que fomenta um turismo. A aposta, portanto, é feita em cima da experiência desse público consumidor. |
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Cidades criativas e desenvolvimento territorial: uma perspectiva de Amarante como “Cidade da Música”Creative cities and territorial development: a perspective of Amarante as a “City of Music”Cidades CriativasCidades MusicaisDesenvolvimento TerritorialPlace BrandingFestivais de MúsicaMúsicaDesenvolvimento sustentávelCidadeCreative CitiesMusical CitiesLocal DevelopmentPlace BrandingMusic FestivalsO presente estudo tem por objetivo analisar como se dá a formação de uma “cidade criativa” através da música visando o desenvolvimento sustentável a partir da experiência de Amarante no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Parte-se da hipótese de que para o reconhecimento de uma cidade como musical deve ser identificada a existência de uma estrutura consolidada formada por uma diversidade e quantidade de agentes do setor para que seja possível alicerçar uma rede sociotécnica capaz de promover a circulação de bens culturais. Para tanto, possui como objetivos específicos: (a) discutir o conceito de “cidade criativa” e compreender o que caracteriza uma “cidade musical”; (b) identificar os agentes da cadeia produtiva local para produzir um mapeamento das redes sócio-técnicas existentes (Latour, 2012); (c) observar e examinar os aspectos que envolvem música e território com relação à agenda de festivais em Amarante (Portugal) a fim de compreender a importância dos concertos ao vivo para ressignificação dessa cidade; (d) identificar o usa da música como estratégia de comunicação dentro de um planejamento de place branding; e, por fim, (e) analisar a pertinência do uso do termo “cidade musical” para Amarante. A metodologia inclui revisão bibliográfica; extensa base documental; o desenvolvimento de uma cartografia musical dos agentes da cidade; imersão em Amarante para observação; bem como a condução de entrevistas. Foi possível observar nessa investigação que a candidatura de Amarante à Rede de Cidades Criativas da UNESCO não foi uma ação isolada. Ela encontra-se dentro de um planejamento estratégico maior do governo local que envolve um plano de “place branding” para posicionamento da marca de Amarante - como cidade musical - no país e no exterior, a fim de estimular o setor cultural na cidade, ao mesmo tempo em que fomenta um turismo. A aposta, portanto, é feita em cima da experiência desse público consumidor.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis study aims to analyze how a "creative city" focused on sustainable development is established through music, based on the experience of Amarante within the UNESCO Creative Cities Network. We start from the hypothesis that in order to recognize a city as a "city of music", a consolidated structure comprised of diverse and numerous actors in the sector must exist, which makes it possible to establish a socio-technical network capable of circulating cultural goods. To this end, the study has the following specific objectives: (a) to discuss the "creative city" concept, and understand what characterizes a "city of music"; (b) to identify the actors in the local production chain to map out existing socio-technical networks (Latour, 2012); (c) to observe and examine elements involving music and territory as they relate to festival schedules in Amarante in order to understand the significance of live concerts in terms of redefining the city; and (d) to identify the use of music as a communication strategy within a place branding planning; and (e) to analyze the significance of using the term "city of music" for Amarante. The methodology includes a bibliographic review, an extensive documentary base, development of a musical cartography of the city's actors, immersion in the city for observation, as well as conducting interviews. It was possible to observe in this investigation that the candidacy of Amarante to the Network of Creative Cities of UNESCO was not an isolated action. It was part of a larger local government strategic plan that involves a place branding plan for positioning the Amarante brand as a musical city in order to stimulate the cultural sector in the city, while promoting tourism. The bet, therefore, is made on top of the experience of these consumers.223f.Sá, Simone Pereira deGuerra, PaulaTrotta, FelipeBarbosa, Wallace de DeusHerschmann, MicaelPereira, Simone Lucihttp://lattes.cnpq.br/2106047531896228Bittencourt, Luiza2020-10-23T13:27:07Z2020-10-23T13:27:07Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBITTENCOURT, Luiza. Cidades criativas e desenvolvimento territorial: uma perspectiva de amarante como “Cidade da Música”. 2019. 223f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15417Aluno de Doutoradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-17T18:01:39Zoai:app.uff.br:1/15417Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-17T18:01:39Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O presente estudo tem por objetivo analisar como se dá a formação de uma “cidade criativa” através da música visando o desenvolvimento sustentável a partir da experiência de Amarante no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Parte-se da hipótese de que para o reconhecimento de uma cidade como musical deve ser identificada a existência de uma estrutura consolidada formada por uma diversidade e quantidade de agentes do setor para que seja possível alicerçar uma rede sociotécnica capaz de promover a circulação de bens culturais. Para tanto, possui como objetivos específicos: (a) discutir o conceito de “cidade criativa” e compreender o que caracteriza uma “cidade musical”; (b) identificar os agentes da cadeia produtiva local para produzir um mapeamento das redes sócio-técnicas existentes (Latour, 2012); (c) observar e examinar os aspectos que envolvem música e território com relação à agenda de festivais em Amarante (Portugal) a fim de compreender a importância dos concertos ao vivo para ressignificação dessa cidade; (d) identificar o usa da música como estratégia de comunicação dentro de um planejamento de place branding; e, por fim, (e) analisar a pertinência do uso do termo “cidade musical” para Amarante. A metodologia inclui revisão bibliográfica; extensa base documental; o desenvolvimento de uma cartografia musical dos agentes da cidade; imersão em Amarante para observação; bem como a condução de entrevistas. Foi possível observar nessa investigação que a candidatura de Amarante à Rede de Cidades Criativas da UNESCO não foi uma ação isolada. Ela encontra-se dentro de um planejamento estratégico maior do governo local que envolve um plano de “place branding” para posicionamento da marca de Amarante - como cidade musical - no país e no exterior, a fim de estimular o setor cultural na cidade, ao mesmo tempo em que fomenta um turismo. A aposta, portanto, é feita em cima da experiência desse público consumidor. |
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