Place branding : o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar : um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Daniel Sousa Noble
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43582
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2022.
id UNB_2c9a0c1703176a9978220b0dc16a7a03
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43582
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Place branding : o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar : um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”Place brandingDesignCidades criativasBrasília (DF)Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2022.Entende-se que linguagem contemporânea urbana busca por um espaço de atuação diante do desejo da singularidade. O Place Branding - ou a gestão da marca de lugares - ganha força como objeto no que tange a ações de marketing aplicadas para o desenvolvimento local. Não obstante, a geração de políticas associadas à prática criativa, do ponto de vista econômico, tem sido considerada no escopo do planejamento das cidades ao redor do mundo. Dessa forma, no presente estudo, buscou-se investigar a contribuição exercida pelo design, enquanto campo de contribuição para o discurso social, para o protagonismo cidadão nas políticas de promoção do seu próprio ambiente tendo como foco a marca “Brasília, Cidade Criativa do Design pela UNESCO”. O estudo compreende uma etapa de fundamentação teórica, na qual discute questões relacionadas ao comportamento da cidade pelo viés da cultura com o apoio de autores como Marshall Sahlins e Roque de Barros Laraia; a compreensão de lugar por Milton Santos, place branding por Simon Anholt e Mihalis Kavaratizs; bem como o estudo do design como ferramenta de inovação social debatido por Ezio Manzini. A metodologia da pesquisa compreende fundamentação teórica, na qual discute questões relacionadas aos principais conceitos como imagem e identidade. Além disso, realizou-se pesquisa survey com os residentes que trabalham no âmbito da economia criativa, a fim de compreender a percepção em relação a marca. Com a pesquisa inicial, foi possível aproximação com a realidade dos participantes visando envolvimento no diálogo da construção de sua marca local.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Contemporary urban language seeks a space of action in view of the desire for singularity. Place Branding - or the management of the place brand - gains strength as an object in terms of marketing actions applied to local development. Nevertheless, the generation of policies associated with creative practice, from an economic point of view, considered in the scope of city planning around the world. Thus, the present study aims to investigate the contribution made by design, as a field of contribution to social debate, for citizen protagonist in policies to promote their own environment, focusing on the brand “Brasília, Creative City of Design by UNESCO”. The study comprises a stage of theoretical foundation, in which it discusses issues related to the behavior of the city from the perspective of culture with the support of authors such as Marshall Sahlins and Roque de Barros Laraia; understanding of place by Milton Santos, place branding by Simon Anholt and Mihalis Kavaratizs; as well as a study of design as a social innovation tool discussed by Ezio Manzini. The research methodology includes the theoretical foundation, in which it discusses issues related to the main concepts such as image and identity, as well as design itself in the social innovation process. In addition, a field research with residents who work in the creative economy to understand the perception of the brand. With the initial research, it was possible to identify the reality of the participants involved in the dialogue about building their own local brand.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Design (IdA DIN)Programa de Pós-Graduação em DesignSantos, Fátima Aparecida dosTeixeira, Daniel Sousa Noble2022-04-29T22:03:38Z2022-04-29T22:03:38Z2022-04-292022-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Daniel Sousa Noble. Place branding: o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar: um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”. 2021. 134 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43582A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T18:24:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/43582Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T18:24:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Place branding : o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar : um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”
title Place branding : o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar : um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”
spellingShingle Place branding : o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar : um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”
Teixeira, Daniel Sousa Noble
Place branding
Design
Cidades criativas
Brasília (DF)
title_short Place branding : o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar : um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”
title_full Place branding : o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar : um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”
title_fullStr Place branding : o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar : um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”
title_full_unstemmed Place branding : o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar : um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”
title_sort Place branding : o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar : um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”
author Teixeira, Daniel Sousa Noble
author_facet Teixeira, Daniel Sousa Noble
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Fátima Aparecida dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Daniel Sousa Noble
dc.subject.por.fl_str_mv Place branding
Design
Cidades criativas
Brasília (DF)
topic Place branding
Design
Cidades criativas
Brasília (DF)
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29T22:03:38Z
2022-04-29T22:03:38Z
2022-04-29
2022-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Daniel Sousa Noble. Place branding: o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar: um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”. 2021. 134 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43582
identifier_str_mv TEIXEIRA, Daniel Sousa Noble. Place branding: o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar: um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”. 2021. 134 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580869163778048