TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8830 |
Resumo: | O propósito dessa pesquisa é entender como a página @NetflixBrasil, na rede social digital Facebook, pode ser aproveitada no e como parte do processo coletivo, convergente e transmídia de recepção dos produtos midiáticos distribuídos pelo serviço de streaming de vídeos Netflix. Dessa forma, investigamos as imbricações cotidianas da recepção midiática de produtos audiovisuais em um cenário, cada vez mais, midiatizado e em rede, o que se dá com negociações nos usos e produções de sentido, vinculando as relações midiático-culturais a apropriações e ressignificações por dentro. Para tal, realizamos um estudo de inspiração netnográfica por seis meses, analisando interações na página e entrevistando alguns dos sujeitos mais ativos nela. |
id |
UFF-2_f4f5673e8dbca58c22399eafda52015f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/8830 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook)CotidianoTVNetflixFacebookNetnografiaMídiasMídias SociaisCotidianoMarketingMediaEveryday lifeTVNetflixFacebookNetnographyO propósito dessa pesquisa é entender como a página @NetflixBrasil, na rede social digital Facebook, pode ser aproveitada no e como parte do processo coletivo, convergente e transmídia de recepção dos produtos midiáticos distribuídos pelo serviço de streaming de vídeos Netflix. Dessa forma, investigamos as imbricações cotidianas da recepção midiática de produtos audiovisuais em um cenário, cada vez mais, midiatizado e em rede, o que se dá com negociações nos usos e produções de sentido, vinculando as relações midiático-culturais a apropriações e ressignificações por dentro. Para tal, realizamos um estudo de inspiração netnográfica por seis meses, analisando interações na página e entrevistando alguns dos sujeitos mais ativos nela.The purpose of this research is to understand how the @NetflixBrasil page on the social network Facebook can be used in and as part of the collective, convergent and transmedia process of consumption of content distributed by video streaming service Netflix. Therefore we look into the connections between audio visual media consumption and everyday life in an increasingly mediated and networked scenario, which happens with negotiations in uses and meanings, linking media-cultural relations to appropriations and resignifications from within. To do so, we conducted a study of netnographic inspiration for six months, analysing interactions on the page and interviewing some of its heavy users.163fFelix, Carla BaienseReis, Mayka Juliana CastellanoSiciliano, Tatiana OliveiraCastro, Patrícia Fernandes Viana Franco2019-03-18T16:36:19Z2019-03-18T16:36:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8830Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-16T14:08:15Zoai:app.uff.br:1/8830Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:17.997199Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook) |
title |
TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook) |
spellingShingle |
TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook) Castro, Patrícia Fernandes Viana Franco Cotidiano TV Netflix Netnografia Mídias Mídias Sociais Cotidiano Marketing Media Everyday life TV Netflix Netnography |
title_short |
TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook) |
title_full |
TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook) |
title_fullStr |
TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook) |
title_full_unstemmed |
TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook) |
title_sort |
TV, cotidiano e neotribos: consumo coletivo, transmídia e convergente em @NetflixBrasil (Facebook) |
author |
Castro, Patrícia Fernandes Viana Franco |
author_facet |
Castro, Patrícia Fernandes Viana Franco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Felix, Carla Baiense Reis, Mayka Juliana Castellano Siciliano, Tatiana Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Patrícia Fernandes Viana Franco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidiano TV Netflix Netnografia Mídias Mídias Sociais Cotidiano Marketing Media Everyday life TV Netflix Netnography |
topic |
Cotidiano TV Netflix Netnografia Mídias Mídias Sociais Cotidiano Marketing Media Everyday life TV Netflix Netnography |
description |
O propósito dessa pesquisa é entender como a página @NetflixBrasil, na rede social digital Facebook, pode ser aproveitada no e como parte do processo coletivo, convergente e transmídia de recepção dos produtos midiáticos distribuídos pelo serviço de streaming de vídeos Netflix. Dessa forma, investigamos as imbricações cotidianas da recepção midiática de produtos audiovisuais em um cenário, cada vez mais, midiatizado e em rede, o que se dá com negociações nos usos e produções de sentido, vinculando as relações midiático-culturais a apropriações e ressignificações por dentro. Para tal, realizamos um estudo de inspiração netnográfica por seis meses, analisando interações na página e entrevistando alguns dos sujeitos mais ativos nela. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-18T16:36:19Z 2019-03-18T16:36:19Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8830 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8830 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823718322667520 |