Gol Linhas Aéreas Inteligentes e seu modelo de gestão no mercado aéreo comercial e turístico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Monique Dantas dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://www.riuff.uff.br//handle/1/572
Resumo: O trabalho desenvolve estudo sobre o modelo de gestão da companhia aérea GOL, a qual ingressou e se apresentou ao mercado como companhia de baixo custo/baixa tarifa. O objetivo foi verificar se, após 13 anos de operação, o modelo utilizado pela empresa se manteve ou se sofreu mudança de estratégia no e para o mercado brasileiro. Esse estudo dialoga com alguns campos de estudo como turismo, transportes, e modelos de gestão, em uma tentativa interdisciplinar de conexão entre os tópicos pesquisados para compreensão do tema. Ademais se efetuou pesquisa tarifária por meio de site de compras da internet buscando obter base comparativa entre as principais companhias aéreas que atuam no país, e somente após isso, poder realizar considerações sobre o posicionamento da empresa Gol no cenário em estudo. O período de elaboração do trabalho teve início do ano de 2013, quando o projeto de pesquisa foi iniciado, criando forma ao longo do ano e sendo finalmente compilado em 2014, quando todos os dados foram reunidos e analisados para posterior redação e disposição em modo de apresentação. Os resultados indicam que apesar da companhia Gol operar como uma empresa de baixo custo como muitas outras deste mesmo modelo, a mesma porém, não pode ser considerada também uma empresa de baixa tarifa
id UFF-2_f581905be37e297a66e114fbbb13595b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/572
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Gol Linhas Aéreas Inteligentes e seu modelo de gestão no mercado aéreo comercial e turístico brasileiroTransporte aéreoEmpresa aéreaTurismoModelos de gestãoGOLAeronáutica comercialTurismoModelo de gestãoGol Linhas Aéreas InteligentesAir transportAirline companyTourismManagement modelsO trabalho desenvolve estudo sobre o modelo de gestão da companhia aérea GOL, a qual ingressou e se apresentou ao mercado como companhia de baixo custo/baixa tarifa. O objetivo foi verificar se, após 13 anos de operação, o modelo utilizado pela empresa se manteve ou se sofreu mudança de estratégia no e para o mercado brasileiro. Esse estudo dialoga com alguns campos de estudo como turismo, transportes, e modelos de gestão, em uma tentativa interdisciplinar de conexão entre os tópicos pesquisados para compreensão do tema. Ademais se efetuou pesquisa tarifária por meio de site de compras da internet buscando obter base comparativa entre as principais companhias aéreas que atuam no país, e somente após isso, poder realizar considerações sobre o posicionamento da empresa Gol no cenário em estudo. O período de elaboração do trabalho teve início do ano de 2013, quando o projeto de pesquisa foi iniciado, criando forma ao longo do ano e sendo finalmente compilado em 2014, quando todos os dados foram reunidos e analisados para posterior redação e disposição em modo de apresentação. Os resultados indicam que apesar da companhia Gol operar como uma empresa de baixo custo como muitas outras deste mesmo modelo, a mesma porém, não pode ser considerada também uma empresa de baixa tarifaThe work aims to develop a study about the management of GOL airlines, which joined and presents itself in the market as a low cost/ low fare company. The objective was to verify if after 13 years of operations the company steel use the same model of strategy in the Brazilian market or if its changes. This study speaks with some fields of study such as tourism, transport and models of management, in an attempt to interdisciplinary connection between topics investigated for understanding the topic. Moreover tariff survey was conducted via the internet shopping site seeking to obtain comparative basis between major airlines operating in the country, and only after this, be able to make considerations about the position of GOL in the study setting. The period of preparation work began in 2013 when the research project was started, creating shape throughout the year and finally being compiled in 2014, when all the data were collected and analyzed for further writing and to be together in a layout presentation mode.The results indicate that although Gol operate as a low cost company as many other of the same model, the same however, can not be considered also a low fare companyEdra, Fátima Priscila MorelaSoares, Carlos Alberto LidiziaDantas, José Carlos de SouzaAnjos, Monique Dantas dos2015-04-29T20:35:04Z2015-04-29T20:35:04Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://www.riuff.uff.br//handle/1/572CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-03T16:09:06Zoai:app.uff.br:1/572Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:41.764043Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gol Linhas Aéreas Inteligentes e seu modelo de gestão no mercado aéreo comercial e turístico brasileiro
title Gol Linhas Aéreas Inteligentes e seu modelo de gestão no mercado aéreo comercial e turístico brasileiro
spellingShingle Gol Linhas Aéreas Inteligentes e seu modelo de gestão no mercado aéreo comercial e turístico brasileiro
Anjos, Monique Dantas dos
Transporte aéreo
Empresa aérea
Turismo
Modelos de gestão
GOL
Aeronáutica comercial
Turismo
Modelo de gestão
Gol Linhas Aéreas Inteligentes
Air transport
Airline company
Tourism
Management models
title_short Gol Linhas Aéreas Inteligentes e seu modelo de gestão no mercado aéreo comercial e turístico brasileiro
title_full Gol Linhas Aéreas Inteligentes e seu modelo de gestão no mercado aéreo comercial e turístico brasileiro
title_fullStr Gol Linhas Aéreas Inteligentes e seu modelo de gestão no mercado aéreo comercial e turístico brasileiro
title_full_unstemmed Gol Linhas Aéreas Inteligentes e seu modelo de gestão no mercado aéreo comercial e turístico brasileiro
title_sort Gol Linhas Aéreas Inteligentes e seu modelo de gestão no mercado aéreo comercial e turístico brasileiro
author Anjos, Monique Dantas dos
author_facet Anjos, Monique Dantas dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edra, Fátima Priscila Morela
Soares, Carlos Alberto Lidizia
Dantas, José Carlos de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Monique Dantas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte aéreo
Empresa aérea
Turismo
Modelos de gestão
GOL
Aeronáutica comercial
Turismo
Modelo de gestão
Gol Linhas Aéreas Inteligentes
Air transport
Airline company
Tourism
Management models
topic Transporte aéreo
Empresa aérea
Turismo
Modelos de gestão
GOL
Aeronáutica comercial
Turismo
Modelo de gestão
Gol Linhas Aéreas Inteligentes
Air transport
Airline company
Tourism
Management models
description O trabalho desenvolve estudo sobre o modelo de gestão da companhia aérea GOL, a qual ingressou e se apresentou ao mercado como companhia de baixo custo/baixa tarifa. O objetivo foi verificar se, após 13 anos de operação, o modelo utilizado pela empresa se manteve ou se sofreu mudança de estratégia no e para o mercado brasileiro. Esse estudo dialoga com alguns campos de estudo como turismo, transportes, e modelos de gestão, em uma tentativa interdisciplinar de conexão entre os tópicos pesquisados para compreensão do tema. Ademais se efetuou pesquisa tarifária por meio de site de compras da internet buscando obter base comparativa entre as principais companhias aéreas que atuam no país, e somente após isso, poder realizar considerações sobre o posicionamento da empresa Gol no cenário em estudo. O período de elaboração do trabalho teve início do ano de 2013, quando o projeto de pesquisa foi iniciado, criando forma ao longo do ano e sendo finalmente compilado em 2014, quando todos os dados foram reunidos e analisados para posterior redação e disposição em modo de apresentação. Os resultados indicam que apesar da companhia Gol operar como uma empresa de baixo custo como muitas outras deste mesmo modelo, a mesma porém, não pode ser considerada também uma empresa de baixa tarifa
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-04-29T20:35:04Z
2015-04-29T20:35:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.riuff.uff.br//handle/1/572
url http://www.riuff.uff.br//handle/1/572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823653684248576