Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiais, Damares Miquele Figueiredo da Paz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37424
Resumo: Os avanços tecnológicos e a liberalização do mercado aéreo impulsionaram a aviação comercial em todo o mundo. Mais tarde, o surgimento das companhias aéreas de baixo-custo revolucionaram o setor fazendo com que outras empresas reajustassem suas estratégias de acordo com esse novo modelo de negócio. Dessa forma, explica-se aqui como se deu esse processo no Brasil, a partir da análise da companhia aérea Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A. Expõe-se o perfil do passageiro, usuário dos serviços da Gol, e suas opiniões relativas à infraestrutura e superestrutura da empresa, conforme pesquisa bibliográfica e aplicação de 34 questionários de uma amostra aleatória de viajantes feita no aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, no Rio Grande do Norte. Conclui-se, após a análise da opinião dos consumidores, que a companhia aérea se apresenta de forma bem satisfatória ao que se refere à segurança, bem como, a outros aspectos inerentes à operacionalização da mesma. Por outro, os aspectos considerados como negativos evidenciaram a insatisfação do cliente, representado pelo desconforto durante a viagem, proporcionado, especificamente, pela falta de espaço entre os assentos, característico de uma empresa low cost. Constata-se também que a estratégia de Low Cost, quando se trata da Gol, apresenta uma imagem confusa de oferta, sendo a mesma caracterizada normalmente pelo seu cliente como uma companhia tradicional.
id UFRN_deac7e8e319012f7f89798f02dc75708
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37424
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fiais, Damares Miquele Figueiredo da PazCastro, Cleber Augusto TrindadeDutra, José EnéasSilva, Michel Jairo Vieira da2017-10-11T14:19:19Z2021-09-22T13:51:13Z2017-10-11T14:19:19Z2021-09-22T13:51:13Z20152012962420FIAIS, Damares Miquele Figueiredo da Paz. Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37424Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoGol Linhas AéreasLow CostAvaliação clienteEmpresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/Ainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOs avanços tecnológicos e a liberalização do mercado aéreo impulsionaram a aviação comercial em todo o mundo. Mais tarde, o surgimento das companhias aéreas de baixo-custo revolucionaram o setor fazendo com que outras empresas reajustassem suas estratégias de acordo com esse novo modelo de negócio. Dessa forma, explica-se aqui como se deu esse processo no Brasil, a partir da análise da companhia aérea Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A. Expõe-se o perfil do passageiro, usuário dos serviços da Gol, e suas opiniões relativas à infraestrutura e superestrutura da empresa, conforme pesquisa bibliográfica e aplicação de 34 questionários de uma amostra aleatória de viajantes feita no aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, no Rio Grande do Norte. Conclui-se, após a análise da opinião dos consumidores, que a companhia aérea se apresenta de forma bem satisfatória ao que se refere à segurança, bem como, a outros aspectos inerentes à operacionalização da mesma. Por outro, os aspectos considerados como negativos evidenciaram a insatisfação do cliente, representado pelo desconforto durante a viagem, proporcionado, especificamente, pela falta de espaço entre os assentos, característico de uma empresa low cost. Constata-se também que a estratégia de Low Cost, quando se trata da Gol, apresenta uma imagem confusa de oferta, sendo a mesma caracterizada normalmente pelo seu cliente como uma companhia tradicional.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDamaresMFPF_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain98992https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37424/1/DamaresMFPF_Monografia.pdf.txt0363d13cefe2c0151150af7ca3877c4eMD51ORIGINALDamaresMFPF_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf1453604https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37424/2/DamaresMFPF_Monografia.pdf7f738ac2fc81e87d33646202078554b3MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37424/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/374242021-09-22 10:51:13.341oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:51:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
title Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
spellingShingle Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
Fiais, Damares Miquele Figueiredo da Paz
Gol Linhas Aéreas
Low Cost
Avaliação cliente
title_short Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
title_full Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
title_fullStr Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
title_full_unstemmed Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
title_sort Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A
author Fiais, Damares Miquele Figueiredo da Paz
author_facet Fiais, Damares Miquele Figueiredo da Paz
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Castro, Cleber Augusto Trindade
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dutra, José Enéas
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiais, Damares Miquele Figueiredo da Paz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Michel Jairo Vieira da
contributor_str_mv Silva, Michel Jairo Vieira da
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Gol Linhas Aéreas
Low Cost
Avaliação cliente
topic Gol Linhas Aéreas
Low Cost
Avaliação cliente
description Os avanços tecnológicos e a liberalização do mercado aéreo impulsionaram a aviação comercial em todo o mundo. Mais tarde, o surgimento das companhias aéreas de baixo-custo revolucionaram o setor fazendo com que outras empresas reajustassem suas estratégias de acordo com esse novo modelo de negócio. Dessa forma, explica-se aqui como se deu esse processo no Brasil, a partir da análise da companhia aérea Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A. Expõe-se o perfil do passageiro, usuário dos serviços da Gol, e suas opiniões relativas à infraestrutura e superestrutura da empresa, conforme pesquisa bibliográfica e aplicação de 34 questionários de uma amostra aleatória de viajantes feita no aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, no Rio Grande do Norte. Conclui-se, após a análise da opinião dos consumidores, que a companhia aérea se apresenta de forma bem satisfatória ao que se refere à segurança, bem como, a outros aspectos inerentes à operacionalização da mesma. Por outro, os aspectos considerados como negativos evidenciaram a insatisfação do cliente, representado pelo desconforto durante a viagem, proporcionado, especificamente, pela falta de espaço entre os assentos, característico de uma empresa low cost. Constata-se também que a estratégia de Low Cost, quando se trata da Gol, apresenta uma imagem confusa de oferta, sendo a mesma caracterizada normalmente pelo seu cliente como uma companhia tradicional.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-11T14:19:19Z
2021-09-22T13:51:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-11T14:19:19Z
2021-09-22T13:51:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2012962420
dc.identifier.citation.fl_str_mv FIAIS, Damares Miquele Figueiredo da Paz. Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37424
identifier_str_mv 2012962420
FIAIS, Damares Miquele Figueiredo da Paz. Empresas aéreas de low cost: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37424/1/DamaresMFPF_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37424/2/DamaresMFPF_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37424/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0363d13cefe2c0151150af7ca3877c4e
7f738ac2fc81e87d33646202078554b3
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777117638819840