Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Wilian Ramalho
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63579
Resumo: The recent coming of Gol - Smart Airline Comapny - in the Brazilian aircraft market impacted this market, specially the dornestic rote. By working wilhlow prices, Gol brought the ''fair war". All the bigger comapnies, except Varig, the biggest one, adopted lower prices. The main domestic rotes: São Paulo to Rio de Janeiro, São Paulo to Curitiba and São Paulo to Belo Horizonte, are cheaper than before its coming. But are the companies prepared for this new context? Could the service by poorer people change its strategies? The goal of this study is to compare the marketing strategies of the airline companies, its positioning, by analyzing price policies and others strategies, understanding the worldwide airline market dynamic and verifying its trends.
id USP - 65_67c1a6307da78cd33b06c9600a485845
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/63579
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreosmercado aéreocompanhia aéreapolítica de preçoGol (low-cost/low-fair).air transport marketairline companiesprice policiesGol (loe-cost/low-fair).The recent coming of Gol - Smart Airline Comapny - in the Brazilian aircraft market impacted this market, specially the dornestic rote. By working wilhlow prices, Gol brought the ''fair war". All the bigger comapnies, except Varig, the biggest one, adopted lower prices. The main domestic rotes: São Paulo to Rio de Janeiro, São Paulo to Curitiba and São Paulo to Belo Horizonte, are cheaper than before its coming. But are the companies prepared for this new context? Could the service by poorer people change its strategies? The goal of this study is to compare the marketing strategies of the airline companies, its positioning, by analyzing price policies and others strategies, understanding the worldwide airline market dynamic and verifying its trends.A recente entrada da empresa Gol - Linhas Aéreas Inteligentes - no mercado aéreo trouxe de volta a guerra tarifária ao mercado aéreo nacional. Por razão da Gol trabalhar com preços reduzidos, a diminuição de preços foi adotada por todas as grandes empresas, com exceção da Varig, a empresa líder. Os principais produtos das empresas aéreas, as pontes aéreas entre Rio e São Paulo, Rio e Belo Horizonte, São Paulo e Belo Horizonte e São Paulo e Curitiba estão bem mais baratas. Estariam as empresas aéreas preparadas para esse novo contexto de negócios? O fato de viagem aérea ser produto tradicionalmente considerado sofisticado influenciaria na decisão do consumidor? Compara as políticas de marketing das empresas aéreas nacionais e o seu posicionamento de mercado, analisando diferentes políticas de preço e estratégias possíveis e compreendendo a dinâmica do mercado aéreo mundial e suas tendências.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2002-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6357910.11606/issn.1984-4867.v13i1p48-65Revista Turismo em Análise; Vol. 13 No. 1 (2002); 48-65Revista Turismo em Análise; Vol. 13 Núm. 1 (2002); 48-65Revista Turismo em Análise; v. 13 n. 1 (2002); 48-651984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63579/66344Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Wilian Ramalho2013-12-17T17:00:43Zoai:revistas.usp.br:article/63579Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2013-12-17T17:00:43Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreos
title Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreos
spellingShingle Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreos
Feitosa, Wilian Ramalho
mercado aéreo
companhia aérea
política de preço
Gol (low-cost/low-fair).
air transport market
airline companies
price policies
Gol (loe-cost/low-fair).
title_short Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreos
title_full Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreos
title_fullStr Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreos
title_full_unstemmed Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreos
title_sort Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreos
author Feitosa, Wilian Ramalho
author_facet Feitosa, Wilian Ramalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Wilian Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv mercado aéreo
companhia aérea
política de preço
Gol (low-cost/low-fair).
air transport market
airline companies
price policies
Gol (loe-cost/low-fair).
topic mercado aéreo
companhia aérea
política de preço
Gol (low-cost/low-fair).
air transport market
airline companies
price policies
Gol (loe-cost/low-fair).
description The recent coming of Gol - Smart Airline Comapny - in the Brazilian aircraft market impacted this market, specially the dornestic rote. By working wilhlow prices, Gol brought the ''fair war". All the bigger comapnies, except Varig, the biggest one, adopted lower prices. The main domestic rotes: São Paulo to Rio de Janeiro, São Paulo to Curitiba and São Paulo to Belo Horizonte, are cheaper than before its coming. But are the companies prepared for this new context? Could the service by poorer people change its strategies? The goal of this study is to compare the marketing strategies of the airline companies, its positioning, by analyzing price policies and others strategies, understanding the worldwide airline market dynamic and verifying its trends.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63579
10.11606/issn.1984-4867.v13i1p48-65
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63579
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v13i1p48-65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63579/66344
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 13 No. 1 (2002); 48-65
Revista Turismo em Análise; Vol. 13 Núm. 1 (2002); 48-65
Revista Turismo em Análise; v. 13 n. 1 (2002); 48-65
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054166635380736