O papel do(a) bibliotecário(a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Camila de Fátima Leal
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31942
Resumo: A pesquisa através da revisão bibliográfica associada as visitas de campo e entrevistas com bibliotecário (a) s e pedagogo (a) s ressalta a importância da utilização da Literatura Infantil Afrocentrada para auxiliar a construção da identidade e autoestima da criança negra. Aborda a questão da representatividade positiva e como essa influência no crescimento e desenvolvimento da criança na primeira infância. Apresenta Políticas Públicas voltadas para essa temática e como surgiram. Evidencia o perfil técnico, mas principalmente o lado social do bibliotecário escolar. Descreve suas aptidões e ações frente as questões antirraciais. Conclui que essa literatura tem grande influência no sujeito em desenvolvimento e que ainda falta vencer alguns obstáculos para que de fato o Racismo, em especial, o estrutural seja uma mancha do passado que deve ser lembrado, mas não mantido e sim combatido.
id UFF-2_f6804f6379542dad4d0a981b31e75988
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31942
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O papel do(a) bibliotecário(a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentradaBibliotecário escolarLiteratura infantil afrocentradaPolíticas públicasIdentidadeAutoestimaRepresentatividade positivaRacismoLiteraturaNegroCriançaBibliotecárioRacismoSchool librarianAfrocentric children's literaturePublic policyIdentitySelf-esteemPositive representationRacismA pesquisa através da revisão bibliográfica associada as visitas de campo e entrevistas com bibliotecário (a) s e pedagogo (a) s ressalta a importância da utilização da Literatura Infantil Afrocentrada para auxiliar a construção da identidade e autoestima da criança negra. Aborda a questão da representatividade positiva e como essa influência no crescimento e desenvolvimento da criança na primeira infância. Apresenta Políticas Públicas voltadas para essa temática e como surgiram. Evidencia o perfil técnico, mas principalmente o lado social do bibliotecário escolar. Descreve suas aptidões e ações frente as questões antirraciais. Conclui que essa literatura tem grande influência no sujeito em desenvolvimento e que ainda falta vencer alguns obstáculos para que de fato o Racismo, em especial, o estrutural seja uma mancha do passado que deve ser lembrado, mas não mantido e sim combatido.The research through the bibliographic review associated with field visits and interviews with librarians and pedagogues highlights the importance of using Afro-centered Children's Literature to help build the identity and self-esteem of black children. It addresses the issue of positive representativeness and how this influence on the child's growth and development in early childhood. It presents Public Policies focused on this theme and how they emerged. It highlights the technical profile, but mainly the social side of the school librarian. It describes their skills and actions in the face of anti-racial issues. It concludes that this literature has a great influence on the developing subject and that some obstacles still need to be overcome so that in fact Racism, especially structural Racism, is a stain from the past that must be remembered, but not maintained, but fought.97 p.Cabral, Rosimere MendesSouza, Elizabete GonçalvesMoraes, Marielle Barros deRodrigues, Camila de Fátima Leal2024-01-16T12:33:01Z2024-01-16T12:33:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Camila de Fátima Leal. O papel do (a) bibliotecário (a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade na Literatura Infantil Afrocentrada. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31942CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-16T12:33:05Zoai:app.uff.br:1/31942Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-16T12:33:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do(a) bibliotecário(a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentrada
title O papel do(a) bibliotecário(a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentrada
spellingShingle O papel do(a) bibliotecário(a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentrada
Rodrigues, Camila de Fátima Leal
Bibliotecário escolar
Literatura infantil afrocentrada
Políticas públicas
Identidade
Autoestima
Representatividade positiva
Racismo
Literatura
Negro
Criança
Bibliotecário
Racismo
School librarian
Afrocentric children's literature
Public policy
Identity
Self-esteem
Positive representation
Racism
title_short O papel do(a) bibliotecário(a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentrada
title_full O papel do(a) bibliotecário(a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentrada
title_fullStr O papel do(a) bibliotecário(a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentrada
title_full_unstemmed O papel do(a) bibliotecário(a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentrada
title_sort O papel do(a) bibliotecário(a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade da literatura infantil afrocentrada
author Rodrigues, Camila de Fátima Leal
author_facet Rodrigues, Camila de Fátima Leal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Rosimere Mendes
Souza, Elizabete Gonçalves
Moraes, Marielle Barros de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Camila de Fátima Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecário escolar
Literatura infantil afrocentrada
Políticas públicas
Identidade
Autoestima
Representatividade positiva
Racismo
Literatura
Negro
Criança
Bibliotecário
Racismo
School librarian
Afrocentric children's literature
Public policy
Identity
Self-esteem
Positive representation
Racism
topic Bibliotecário escolar
Literatura infantil afrocentrada
Políticas públicas
Identidade
Autoestima
Representatividade positiva
Racismo
Literatura
Negro
Criança
Bibliotecário
Racismo
School librarian
Afrocentric children's literature
Public policy
Identity
Self-esteem
Positive representation
Racism
description A pesquisa através da revisão bibliográfica associada as visitas de campo e entrevistas com bibliotecário (a) s e pedagogo (a) s ressalta a importância da utilização da Literatura Infantil Afrocentrada para auxiliar a construção da identidade e autoestima da criança negra. Aborda a questão da representatividade positiva e como essa influência no crescimento e desenvolvimento da criança na primeira infância. Apresenta Políticas Públicas voltadas para essa temática e como surgiram. Evidencia o perfil técnico, mas principalmente o lado social do bibliotecário escolar. Descreve suas aptidões e ações frente as questões antirraciais. Conclui que essa literatura tem grande influência no sujeito em desenvolvimento e que ainda falta vencer alguns obstáculos para que de fato o Racismo, em especial, o estrutural seja uma mancha do passado que deve ser lembrado, mas não mantido e sim combatido.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-16T12:33:01Z
2024-01-16T12:33:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Camila de Fátima Leal. O papel do (a) bibliotecário (a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade na Literatura Infantil Afrocentrada. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31942
identifier_str_mv RODRIGUES, Camila de Fátima Leal. O papel do (a) bibliotecário (a) na construção da identidade e autoestima da criança negra através da representatividade na Literatura Infantil Afrocentrada. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838694861701120