As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edmundo, Luiza Sacramento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21902
Resumo: O presente artigo pretende relatar a aula intitulada “Mulheres Negras: Um retrato das desigualdades no Brasil” que foi realizada na disciplina de Sociologia com as/os alunas/os do 2o ano do ensino médio da Escola Intercultural Brasil-França, localizada no município de Niterói. A realização da atividade surge como uma das etapas do estágio supervisionado mediado pela disciplina Prática e Pesquisa de Ensino IV das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.. O planejamento da atividade se deu no sentido de equacionar as propostas da perspectiva Intercultural à construção do conhecimento sociológico escolar. A atividade teve como objetivo levar as/os alunas/os a refletir criticamente, a partir do conceito de Interseccionalidade, as formas específicas pelas quais as desigualdades sociais atingem as mulheres negras no Brasil. O resultado da atividade revela a importância dos novos caminhos pedagógicos sendo traçados pela perspectiva da Educação Intercultural
id UFF-2_f6bc7acb678082965cd3ccf931f726fe
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21902
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-FrançaFormação de professoresEducação antirracistaInterseccionalidadeProtagonismo discenteSociologia interculturalEducação antirracistaEnsino de SociologiaFormação docenteEscola Intercultural Brasil-FrançaTeacher trainingDouble-schoolAnti-racist educationIntersectionalityO presente artigo pretende relatar a aula intitulada “Mulheres Negras: Um retrato das desigualdades no Brasil” que foi realizada na disciplina de Sociologia com as/os alunas/os do 2o ano do ensino médio da Escola Intercultural Brasil-França, localizada no município de Niterói. A realização da atividade surge como uma das etapas do estágio supervisionado mediado pela disciplina Prática e Pesquisa de Ensino IV das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.. O planejamento da atividade se deu no sentido de equacionar as propostas da perspectiva Intercultural à construção do conhecimento sociológico escolar. A atividade teve como objetivo levar as/os alunas/os a refletir criticamente, a partir do conceito de Interseccionalidade, as formas específicas pelas quais as desigualdades sociais atingem as mulheres negras no Brasil. O resultado da atividade revela a importância dos novos caminhos pedagógicos sendo traçados pela perspectiva da Educação InterculturalThis article intends to report on the class entitled "Black Women: A portrait of inequalities in Brazil" that was carried out in the discipline of Sociology with the students of the 2nd year of high school of the, Brazil-France Intercultural School located in the city of Niterói. The realization of the activity appears as one of the stages of the supervised internship mediated by the discipline Practical and Teaching Research IV. The planning of the activity took place in the sense of equating the proposals of the Intercultural perspective to the construction of school sociological knowledge. The activity had as objective to lead the students to reflect critically, from the concept of Intersectionality, the specific ways in which social inequalities reach black women in Brazil. The result of the activity reveals the importance of the new pedagogical paths being traced by the perspective of Intercultural EducationUniversidade Federal FluminenseNiteróiRios, Flávia MateusTeixeira, Rosana da CâmaraMaciel, RegimeireEdmundo, Luiza Sacramento2021-05-06T14:22:21Z2021-05-06T14:22:21Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfEDMUNDO, Luiza Sacramento. As contribuições da interculturalidade para a Sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21902Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T17:20:13Zoai:app.uff.br:1/21902Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T17:20:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França
title As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França
spellingShingle As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França
Edmundo, Luiza Sacramento
Formação de professores
Educação antirracista
Interseccionalidade
Protagonismo discente
Sociologia intercultural
Educação antirracista
Ensino de Sociologia
Formação docente
Escola Intercultural Brasil-França
Teacher training
Double-school
Anti-racist education
Intersectionality
title_short As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França
title_full As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França
title_fullStr As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França
title_full_unstemmed As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França
title_sort As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França
author Edmundo, Luiza Sacramento
author_facet Edmundo, Luiza Sacramento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rios, Flávia Mateus
Teixeira, Rosana da Câmara
Maciel, Regimeire
dc.contributor.author.fl_str_mv Edmundo, Luiza Sacramento
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação antirracista
Interseccionalidade
Protagonismo discente
Sociologia intercultural
Educação antirracista
Ensino de Sociologia
Formação docente
Escola Intercultural Brasil-França
Teacher training
Double-school
Anti-racist education
Intersectionality
topic Formação de professores
Educação antirracista
Interseccionalidade
Protagonismo discente
Sociologia intercultural
Educação antirracista
Ensino de Sociologia
Formação docente
Escola Intercultural Brasil-França
Teacher training
Double-school
Anti-racist education
Intersectionality
description O presente artigo pretende relatar a aula intitulada “Mulheres Negras: Um retrato das desigualdades no Brasil” que foi realizada na disciplina de Sociologia com as/os alunas/os do 2o ano do ensino médio da Escola Intercultural Brasil-França, localizada no município de Niterói. A realização da atividade surge como uma das etapas do estágio supervisionado mediado pela disciplina Prática e Pesquisa de Ensino IV das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.. O planejamento da atividade se deu no sentido de equacionar as propostas da perspectiva Intercultural à construção do conhecimento sociológico escolar. A atividade teve como objetivo levar as/os alunas/os a refletir criticamente, a partir do conceito de Interseccionalidade, as formas específicas pelas quais as desigualdades sociais atingem as mulheres negras no Brasil. O resultado da atividade revela a importância dos novos caminhos pedagógicos sendo traçados pela perspectiva da Educação Intercultural
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-06T14:22:21Z
2021-05-06T14:22:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv EDMUNDO, Luiza Sacramento. As contribuições da interculturalidade para a Sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21902
Aluno de Graduação
identifier_str_mv EDMUNDO, Luiza Sacramento. As contribuições da interculturalidade para a Sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838872114036736