As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21902 |
Resumo: | O presente artigo pretende relatar a aula intitulada “Mulheres Negras: Um retrato das desigualdades no Brasil” que foi realizada na disciplina de Sociologia com as/os alunas/os do 2o ano do ensino médio da Escola Intercultural Brasil-França, localizada no município de Niterói. A realização da atividade surge como uma das etapas do estágio supervisionado mediado pela disciplina Prática e Pesquisa de Ensino IV das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.. O planejamento da atividade se deu no sentido de equacionar as propostas da perspectiva Intercultural à construção do conhecimento sociológico escolar. A atividade teve como objetivo levar as/os alunas/os a refletir criticamente, a partir do conceito de Interseccionalidade, as formas específicas pelas quais as desigualdades sociais atingem as mulheres negras no Brasil. O resultado da atividade revela a importância dos novos caminhos pedagógicos sendo traçados pela perspectiva da Educação Intercultural |
id |
UFF-2_f6bc7acb678082965cd3ccf931f726fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21902 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-FrançaFormação de professoresEducação antirracistaInterseccionalidadeProtagonismo discenteSociologia interculturalEducação antirracistaEnsino de SociologiaFormação docenteEscola Intercultural Brasil-FrançaTeacher trainingDouble-schoolAnti-racist educationIntersectionalityO presente artigo pretende relatar a aula intitulada “Mulheres Negras: Um retrato das desigualdades no Brasil” que foi realizada na disciplina de Sociologia com as/os alunas/os do 2o ano do ensino médio da Escola Intercultural Brasil-França, localizada no município de Niterói. A realização da atividade surge como uma das etapas do estágio supervisionado mediado pela disciplina Prática e Pesquisa de Ensino IV das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.. O planejamento da atividade se deu no sentido de equacionar as propostas da perspectiva Intercultural à construção do conhecimento sociológico escolar. A atividade teve como objetivo levar as/os alunas/os a refletir criticamente, a partir do conceito de Interseccionalidade, as formas específicas pelas quais as desigualdades sociais atingem as mulheres negras no Brasil. O resultado da atividade revela a importância dos novos caminhos pedagógicos sendo traçados pela perspectiva da Educação InterculturalThis article intends to report on the class entitled "Black Women: A portrait of inequalities in Brazil" that was carried out in the discipline of Sociology with the students of the 2nd year of high school of the, Brazil-France Intercultural School located in the city of Niterói. The realization of the activity appears as one of the stages of the supervised internship mediated by the discipline Practical and Teaching Research IV. The planning of the activity took place in the sense of equating the proposals of the Intercultural perspective to the construction of school sociological knowledge. The activity had as objective to lead the students to reflect critically, from the concept of Intersectionality, the specific ways in which social inequalities reach black women in Brazil. The result of the activity reveals the importance of the new pedagogical paths being traced by the perspective of Intercultural EducationUniversidade Federal FluminenseNiteróiRios, Flávia MateusTeixeira, Rosana da CâmaraMaciel, RegimeireEdmundo, Luiza Sacramento2021-05-06T14:22:21Z2021-05-06T14:22:21Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfEDMUNDO, Luiza Sacramento. As contribuições da interculturalidade para a Sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21902Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T17:20:13Zoai:app.uff.br:1/21902Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T17:20:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França |
title |
As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França |
spellingShingle |
As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França Edmundo, Luiza Sacramento Formação de professores Educação antirracista Interseccionalidade Protagonismo discente Sociologia intercultural Educação antirracista Ensino de Sociologia Formação docente Escola Intercultural Brasil-França Teacher training Double-school Anti-racist education Intersectionality |
title_short |
As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França |
title_full |
As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França |
title_fullStr |
As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França |
title_full_unstemmed |
As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França |
title_sort |
As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França |
author |
Edmundo, Luiza Sacramento |
author_facet |
Edmundo, Luiza Sacramento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rios, Flávia Mateus Teixeira, Rosana da Câmara Maciel, Regimeire |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Edmundo, Luiza Sacramento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação antirracista Interseccionalidade Protagonismo discente Sociologia intercultural Educação antirracista Ensino de Sociologia Formação docente Escola Intercultural Brasil-França Teacher training Double-school Anti-racist education Intersectionality |
topic |
Formação de professores Educação antirracista Interseccionalidade Protagonismo discente Sociologia intercultural Educação antirracista Ensino de Sociologia Formação docente Escola Intercultural Brasil-França Teacher training Double-school Anti-racist education Intersectionality |
description |
O presente artigo pretende relatar a aula intitulada “Mulheres Negras: Um retrato das desigualdades no Brasil” que foi realizada na disciplina de Sociologia com as/os alunas/os do 2o ano do ensino médio da Escola Intercultural Brasil-França, localizada no município de Niterói. A realização da atividade surge como uma das etapas do estágio supervisionado mediado pela disciplina Prática e Pesquisa de Ensino IV das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.. O planejamento da atividade se deu no sentido de equacionar as propostas da perspectiva Intercultural à construção do conhecimento sociológico escolar. A atividade teve como objetivo levar as/os alunas/os a refletir criticamente, a partir do conceito de Interseccionalidade, as formas específicas pelas quais as desigualdades sociais atingem as mulheres negras no Brasil. O resultado da atividade revela a importância dos novos caminhos pedagógicos sendo traçados pela perspectiva da Educação Intercultural |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-06T14:22:21Z 2021-05-06T14:22:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
EDMUNDO, Luiza Sacramento. As contribuições da interculturalidade para a Sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21902 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
EDMUNDO, Luiza Sacramento. As contribuições da interculturalidade para a Sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838872114036736 |