Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Fernanda Alvarim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5975
Resumo: Neste trabalho, exploramos o tema analogias, como elas são definidas e classificadas, sua utilização no processo de ensino-aprendizagem, suas potencialidades e dificuldades. Além disso, apresentamos alguns modelos que têm como objetivo nortearem os professores de forma a cometerem menos equívocos na sua prática docente com o uso desta ferramenta didática. Como fundamentação teórica, discutimos brevemente sobre a importância do professor reflexivo, a aprendizagem significativa e o processo de argumentação no ensino-aprendizagem. Por fim, como uma forma de aplicação do que foi estudado durante o desenvolvimento deste trabalho, analisamos três exemplos de analogias frequentemente exploradas em sala de aula ou em livros didáticos no conteúdo de eletromagnetismo, nos quais foi utilizado particularmente o modelo guia FAR para tratar o desenvolvimento das analogias no ensino
id UFF-2_f759af267f24f91ce3d92bfbc3612762
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5975
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismoAnalogiaEnsino de ciênciasEnsino de eletromagnestismoModelos de analogiasEnsino da ciênciaEnsino de físicaEletromagnetismoModelo de analogiaAnalogiesScience teachingElectromagnetism teachingAnalogie modelsNeste trabalho, exploramos o tema analogias, como elas são definidas e classificadas, sua utilização no processo de ensino-aprendizagem, suas potencialidades e dificuldades. Além disso, apresentamos alguns modelos que têm como objetivo nortearem os professores de forma a cometerem menos equívocos na sua prática docente com o uso desta ferramenta didática. Como fundamentação teórica, discutimos brevemente sobre a importância do professor reflexivo, a aprendizagem significativa e o processo de argumentação no ensino-aprendizagem. Por fim, como uma forma de aplicação do que foi estudado durante o desenvolvimento deste trabalho, analisamos três exemplos de analogias frequentemente exploradas em sala de aula ou em livros didáticos no conteúdo de eletromagnetismo, nos quais foi utilizado particularmente o modelo guia FAR para tratar o desenvolvimento das analogias no ensinoIn this work, we explore the subject analogies, how they are defined and classified, their utilizations in the process of teaching-learning, their potentialities and difficulties. Furthermore, we present some modelswhichaim guiding theteachersin orderto commitlessmistakes intheir teaching practicewith the useof this teachingtool.As theoretical grounding, we discuss briefly about the importance of reflective teacher, the meaningful learning and the process of argumentation in teaching-learning. Finally, as a way of applying what has been studied during the development of this work, we analyze three examples of analogies often exploited in the classroom or in textbooks on the contents of electromagnetism, in whichwas particularly used the FAR guide model to treatthe development of analogies in teachingBruno, RuthLuz, Daisy MariaMansur, Newton Luiz PiresSilveira, Fernanda Alvarim2018-03-21T19:56:52Z2018-03-21T19:56:52Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5975http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-13T17:54:57Zoai:app.uff.br:1/5975Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-13T17:54:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo
title Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo
spellingShingle Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo
Silveira, Fernanda Alvarim
Analogia
Ensino de ciências
Ensino de eletromagnestismo
Modelos de analogias
Ensino da ciência
Ensino de física
Eletromagnetismo
Modelo de analogia
Analogies
Science teaching
Electromagnetism teaching
Analogie models
title_short Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo
title_full Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo
title_fullStr Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo
title_full_unstemmed Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo
title_sort Uma introdução sobre analogias no ensino de ciências e algumas aplicações no conteúdo de eletromagnetismo
author Silveira, Fernanda Alvarim
author_facet Silveira, Fernanda Alvarim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bruno, Ruth
Luz, Daisy Maria
Mansur, Newton Luiz Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Fernanda Alvarim
dc.subject.por.fl_str_mv Analogia
Ensino de ciências
Ensino de eletromagnestismo
Modelos de analogias
Ensino da ciência
Ensino de física
Eletromagnetismo
Modelo de analogia
Analogies
Science teaching
Electromagnetism teaching
Analogie models
topic Analogia
Ensino de ciências
Ensino de eletromagnestismo
Modelos de analogias
Ensino da ciência
Ensino de física
Eletromagnetismo
Modelo de analogia
Analogies
Science teaching
Electromagnetism teaching
Analogie models
description Neste trabalho, exploramos o tema analogias, como elas são definidas e classificadas, sua utilização no processo de ensino-aprendizagem, suas potencialidades e dificuldades. Além disso, apresentamos alguns modelos que têm como objetivo nortearem os professores de forma a cometerem menos equívocos na sua prática docente com o uso desta ferramenta didática. Como fundamentação teórica, discutimos brevemente sobre a importância do professor reflexivo, a aprendizagem significativa e o processo de argumentação no ensino-aprendizagem. Por fim, como uma forma de aplicação do que foi estudado durante o desenvolvimento deste trabalho, analisamos três exemplos de analogias frequentemente exploradas em sala de aula ou em livros didáticos no conteúdo de eletromagnetismo, nos quais foi utilizado particularmente o modelo guia FAR para tratar o desenvolvimento das analogias no ensino
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-03-21T19:56:52Z
2018-03-21T19:56:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5975
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838792313208832