Riqueza socioemocional: um estudo das dimensões da riqueza socioemocional em uma empresa familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Paulo Francisco da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32268
Resumo: A riqueza socioemocional é uma abordagem que define a razão de ser de empresas familiares, e os fatores pelos quais se diferenciam das empresas que não possuem uma gestão familiar, considerando principalmente que as aspirações dos gestores deste modelo de organização (familiar), não são restritos apenas aos objetivos financeiros, mas, consistem principalmente em fatores que não necessariamente agregam no aspecto econômico, tais como apego e sentimento de pertencimento. O objetivo do trabalho é analisar os conceitos da abordagem riqueza socioemocional, observando se a sua preservação se opõe ao processo de profissionalização na empresa familiar, logo, a presente pesquisa tem como objetivo responder a seguinte questão: Em observação aos conceitos de Riqueza Socioemocional, pode-se afirmar ser a preservação da mesma um objetivo oposto ao processo de profissionalização numa empresa familiar. A metodologia utilizada refere-se a uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. O estudo de caso foi realizado baseado em dados e informações de uma pequena empresa chamada AB. O modelo de negócio abordado, é um comércio de materiais recicláveis situado em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, e é gerido por três sócios que pertencem à mesma família e dispõe de mão de obra em regime de freelancer. Ao final da pesquisa, concluiu-se que é possível a implantação de uma gestão profissional em uma empresa familiar
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