O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34775 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou conhecer as percepções de alunos do Curso Normal/Ensino Médio em relação ao campo das ciências naturais. Foi realizado em duas escolas públicas da Mesorregião Noroeste Fluminense, mais especificamente nos municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua. O trabalho foi realizado no Instituto de Educação de Miracema e na Escola Estadual Profa. Anaíde Panaro Caldas (CIEP 469), em Santo Antônio de Pádua, com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Participaram da pesquisa 58 alunos, sendo 46 do sexo feminino e 12 do sexo masculino. Os resultados indicaram que os alunos consideraram as disciplinas de ciências importantes e que o número de aulas semanais é parcialmente suficiente. Os alunos participaram de poucas feiras de ciências e não é comum realizarem experiências em sala de aula. Poucos alunos visitaram laboratórios de ciências. Entretanto, foi observado que a maioria dos alunos têm vontade de conhecer os laboratórios de uma Universidade. O principal interesse dos alunos em cursar as disciplinas de ciências foi obter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visto que esse exame é utilizado para seleção em Universidades Federais. Os alunos consideraram que aprenderiam melhor os conteúdos das disciplinas de ciências se houvesse maior infraestrutura nas escolas onde estudavam. Aulas em parques ecológicos e reservas florestais foram consideradas pelos alunos como lugares mais adequados para aprenderem os conteúdos das disciplinas de ciências. Filmes, debates, trabalhos sozinhos e em grupo foram escolhidas como as principais formas de aprender o conteúdo das disciplinas de ciências. Saúde, tecnologia e sexualidade foram os principais assuntos escolhidos pelos alunos como mais interessantes dentro do campo das ciências naturais. Concluímos que esse trabalho abre diversos caminhos para outras investigações nessa linha de pesquisa, não só com os alunos do curso normal/ensino médio, uma vez que, esses alunos serão os futuros acadêmicos dos cursos superiores, e não devem chegar a esses com deficiências que não foram sanadas na educação básica. |
id |
UFF-2_f99e22f8b44112dbdcabdb4a503ae790 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34775 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste FluminenseEnsino de Ciências NaturaisFormação de Professores no Curso Normal de Nível MédioTeaching Natural SciencesTeacher Training in the Normal Course of Medium LevelO presente trabalho objetivou conhecer as percepções de alunos do Curso Normal/Ensino Médio em relação ao campo das ciências naturais. Foi realizado em duas escolas públicas da Mesorregião Noroeste Fluminense, mais especificamente nos municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua. O trabalho foi realizado no Instituto de Educação de Miracema e na Escola Estadual Profa. Anaíde Panaro Caldas (CIEP 469), em Santo Antônio de Pádua, com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Participaram da pesquisa 58 alunos, sendo 46 do sexo feminino e 12 do sexo masculino. Os resultados indicaram que os alunos consideraram as disciplinas de ciências importantes e que o número de aulas semanais é parcialmente suficiente. Os alunos participaram de poucas feiras de ciências e não é comum realizarem experiências em sala de aula. Poucos alunos visitaram laboratórios de ciências. Entretanto, foi observado que a maioria dos alunos têm vontade de conhecer os laboratórios de uma Universidade. O principal interesse dos alunos em cursar as disciplinas de ciências foi obter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visto que esse exame é utilizado para seleção em Universidades Federais. Os alunos consideraram que aprenderiam melhor os conteúdos das disciplinas de ciências se houvesse maior infraestrutura nas escolas onde estudavam. Aulas em parques ecológicos e reservas florestais foram consideradas pelos alunos como lugares mais adequados para aprenderem os conteúdos das disciplinas de ciências. Filmes, debates, trabalhos sozinhos e em grupo foram escolhidas como as principais formas de aprender o conteúdo das disciplinas de ciências. Saúde, tecnologia e sexualidade foram os principais assuntos escolhidos pelos alunos como mais interessantes dentro do campo das ciências naturais. Concluímos que esse trabalho abre diversos caminhos para outras investigações nessa linha de pesquisa, não só com os alunos do curso normal/ensino médio, uma vez que, esses alunos serão os futuros acadêmicos dos cursos superiores, e não devem chegar a esses com deficiências que não foram sanadas na educação básica.The present work aimed to know the pupils' perceptions of the Normal Course/Secondary education regarding the field of the natural sciences. It was carried out in two public schools of the Northwestern from the state of Rio de Janeiro, more specifically in the local authorities of Miracema and Santo Antônio de Pádua. The work was carried out in the Miracema Institute of Education and in the State School Profa. Anaíde Panaro Caldas (CIEP 469), in Santo Antônio de Pádua, with students from the 1st and 2nd years of High School. The instrument of collection of data was a semi-structured questionnaire. They announced of the inquiry 58 pupils, being 46 of the feminine sex and 12 of the masculine sex. The results indicated that the pupils considered the disciplines of important sciences and that the number of weekly classrooms is partially sufficient. The pupils participated of few sciences markets and it is not common they carry out experiences in classroom. Few pupils visited sciences laboratories. However, it was observed that most of the students have a desire to know the laboratories of a University. The main interest of students in taking science subjects was to obtain a good grade in the National High School Exam (ENEM), since this examination is used for selection in Federal Universities. The pupils thought that they would learn better the contents of the disciplines of sciences if there was bigger infrastructure in the schools where they were studying. Classrooms in ecological parks and forest reserves were considered by the pupils as places more adapted to learn the contents of the disciplines of sciences. Movies, discussions, alone works and in group they were chosen like the main forms of learning the content of the disciplines of sciences. Health, technology and sexuality were the main subjects chosen by the pupils like more interesting inside the field of the natural sciences. We conclude that this work opens several paths for other investigations in this line of research, not only with the students of the normal course / high school, since, these students will be the future academics of higher education courses, and should not reach these with deficiencies that were not remedied in basic education.43 f.Almeida, Marcelo Nocelle deSantiago, Beatriz Blanc2024-09-23T17:26:45Z2024-09-23T17:26:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34775CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-23T17:26:50Zoai:app.uff.br:1/34775Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-23T17:26:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense |
title |
O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense |
spellingShingle |
O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense Santiago, Beatriz Blanc Ensino de Ciências Naturais Formação de Professores no Curso Normal de Nível Médio Teaching Natural Sciences Teacher Training in the Normal Course of Medium Level |
title_short |
O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense |
title_full |
O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense |
title_fullStr |
O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense |
title_full_unstemmed |
O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense |
title_sort |
O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense |
author |
Santiago, Beatriz Blanc |
author_facet |
Santiago, Beatriz Blanc |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Marcelo Nocelle de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Beatriz Blanc |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Naturais Formação de Professores no Curso Normal de Nível Médio Teaching Natural Sciences Teacher Training in the Normal Course of Medium Level |
topic |
Ensino de Ciências Naturais Formação de Professores no Curso Normal de Nível Médio Teaching Natural Sciences Teacher Training in the Normal Course of Medium Level |
description |
O presente trabalho objetivou conhecer as percepções de alunos do Curso Normal/Ensino Médio em relação ao campo das ciências naturais. Foi realizado em duas escolas públicas da Mesorregião Noroeste Fluminense, mais especificamente nos municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua. O trabalho foi realizado no Instituto de Educação de Miracema e na Escola Estadual Profa. Anaíde Panaro Caldas (CIEP 469), em Santo Antônio de Pádua, com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Participaram da pesquisa 58 alunos, sendo 46 do sexo feminino e 12 do sexo masculino. Os resultados indicaram que os alunos consideraram as disciplinas de ciências importantes e que o número de aulas semanais é parcialmente suficiente. Os alunos participaram de poucas feiras de ciências e não é comum realizarem experiências em sala de aula. Poucos alunos visitaram laboratórios de ciências. Entretanto, foi observado que a maioria dos alunos têm vontade de conhecer os laboratórios de uma Universidade. O principal interesse dos alunos em cursar as disciplinas de ciências foi obter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visto que esse exame é utilizado para seleção em Universidades Federais. Os alunos consideraram que aprenderiam melhor os conteúdos das disciplinas de ciências se houvesse maior infraestrutura nas escolas onde estudavam. Aulas em parques ecológicos e reservas florestais foram consideradas pelos alunos como lugares mais adequados para aprenderem os conteúdos das disciplinas de ciências. Filmes, debates, trabalhos sozinhos e em grupo foram escolhidas como as principais formas de aprender o conteúdo das disciplinas de ciências. Saúde, tecnologia e sexualidade foram os principais assuntos escolhidos pelos alunos como mais interessantes dentro do campo das ciências naturais. Concluímos que esse trabalho abre diversos caminhos para outras investigações nessa linha de pesquisa, não só com os alunos do curso normal/ensino médio, uma vez que, esses alunos serão os futuros acadêmicos dos cursos superiores, e não devem chegar a esses com deficiências que não foram sanadas na educação básica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-23T17:26:45Z 2024-09-23T17:26:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34775 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823551003492352 |