O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Beatriz Blanc
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34775
Resumo: O presente trabalho objetivou conhecer as percepções de alunos do Curso Normal/Ensino Médio em relação ao campo das ciências naturais. Foi realizado em duas escolas públicas da Mesorregião Noroeste Fluminense, mais especificamente nos municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua. O trabalho foi realizado no Instituto de Educação de Miracema e na Escola Estadual Profa. Anaíde Panaro Caldas (CIEP 469), em Santo Antônio de Pádua, com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Participaram da pesquisa 58 alunos, sendo 46 do sexo feminino e 12 do sexo masculino. Os resultados indicaram que os alunos consideraram as disciplinas de ciências importantes e que o número de aulas semanais é parcialmente suficiente. Os alunos participaram de poucas feiras de ciências e não é comum realizarem experiências em sala de aula. Poucos alunos visitaram laboratórios de ciências. Entretanto, foi observado que a maioria dos alunos têm vontade de conhecer os laboratórios de uma Universidade. O principal interesse dos alunos em cursar as disciplinas de ciências foi obter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visto que esse exame é utilizado para seleção em Universidades Federais. Os alunos consideraram que aprenderiam melhor os conteúdos das disciplinas de ciências se houvesse maior infraestrutura nas escolas onde estudavam. Aulas em parques ecológicos e reservas florestais foram consideradas pelos alunos como lugares mais adequados para aprenderem os conteúdos das disciplinas de ciências. Filmes, debates, trabalhos sozinhos e em grupo foram escolhidas como as principais formas de aprender o conteúdo das disciplinas de ciências. Saúde, tecnologia e sexualidade foram os principais assuntos escolhidos pelos alunos como mais interessantes dentro do campo das ciências naturais. Concluímos que esse trabalho abre diversos caminhos para outras investigações nessa linha de pesquisa, não só com os alunos do curso normal/ensino médio, uma vez que, esses alunos serão os futuros acadêmicos dos cursos superiores, e não devem chegar a esses com deficiências que não foram sanadas na educação básica.
id UFF-2_f99e22f8b44112dbdcabdb4a503ae790
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34775
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste FluminenseEnsino de Ciências NaturaisFormação de Professores no Curso Normal de Nível MédioTeaching Natural SciencesTeacher Training in the Normal Course of Medium LevelO presente trabalho objetivou conhecer as percepções de alunos do Curso Normal/Ensino Médio em relação ao campo das ciências naturais. Foi realizado em duas escolas públicas da Mesorregião Noroeste Fluminense, mais especificamente nos municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua. O trabalho foi realizado no Instituto de Educação de Miracema e na Escola Estadual Profa. Anaíde Panaro Caldas (CIEP 469), em Santo Antônio de Pádua, com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Participaram da pesquisa 58 alunos, sendo 46 do sexo feminino e 12 do sexo masculino. Os resultados indicaram que os alunos consideraram as disciplinas de ciências importantes e que o número de aulas semanais é parcialmente suficiente. Os alunos participaram de poucas feiras de ciências e não é comum realizarem experiências em sala de aula. Poucos alunos visitaram laboratórios de ciências. Entretanto, foi observado que a maioria dos alunos têm vontade de conhecer os laboratórios de uma Universidade. O principal interesse dos alunos em cursar as disciplinas de ciências foi obter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visto que esse exame é utilizado para seleção em Universidades Federais. Os alunos consideraram que aprenderiam melhor os conteúdos das disciplinas de ciências se houvesse maior infraestrutura nas escolas onde estudavam. Aulas em parques ecológicos e reservas florestais foram consideradas pelos alunos como lugares mais adequados para aprenderem os conteúdos das disciplinas de ciências. Filmes, debates, trabalhos sozinhos e em grupo foram escolhidas como as principais formas de aprender o conteúdo das disciplinas de ciências. Saúde, tecnologia e sexualidade foram os principais assuntos escolhidos pelos alunos como mais interessantes dentro do campo das ciências naturais. Concluímos que esse trabalho abre diversos caminhos para outras investigações nessa linha de pesquisa, não só com os alunos do curso normal/ensino médio, uma vez que, esses alunos serão os futuros acadêmicos dos cursos superiores, e não devem chegar a esses com deficiências que não foram sanadas na educação básica.The present work aimed to know the pupils' perceptions of the Normal Course/Secondary education regarding the field of the natural sciences. It was carried out in two public schools of the Northwestern from the state of Rio de Janeiro, more specifically in the local authorities of Miracema and Santo Antônio de Pádua. The work was carried out in the Miracema Institute of Education and in the State School Profa. Anaíde Panaro Caldas (CIEP 469), in Santo Antônio de Pádua, with students from the 1st and 2nd years of High School. The instrument of collection of data was a semi-structured questionnaire. They announced of the inquiry 58 pupils, being 46 of the feminine sex and 12 of the masculine sex. The results indicated that the pupils considered the disciplines of important sciences and that the number of weekly classrooms is partially sufficient. The pupils participated of few sciences markets and it is not common they carry out experiences in classroom. Few pupils visited sciences laboratories. However, it was observed that most of the students have a desire to know the laboratories of a University. The main interest of students in taking science subjects was to obtain a good grade in the National High School Exam (ENEM), since this examination is used for selection in Federal Universities. The pupils thought that they would learn better the contents of the disciplines of sciences if there was bigger infrastructure in the schools where they were studying. Classrooms in ecological parks and forest reserves were considered by the pupils as places more adapted to learn the contents of the disciplines of sciences. Movies, discussions, alone works and in group they were chosen like the main forms of learning the content of the disciplines of sciences. Health, technology and sexuality were the main subjects chosen by the pupils like more interesting inside the field of the natural sciences. We conclude that this work opens several paths for other investigations in this line of research, not only with the students of the normal course / high school, since, these students will be the future academics of higher education courses, and should not reach these with deficiencies that were not remedied in basic education.43 f.Almeida, Marcelo Nocelle deSantiago, Beatriz Blanc2024-09-23T17:26:45Z2024-09-23T17:26:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34775CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-23T17:26:50Zoai:app.uff.br:1/34775Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-23T17:26:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense
title O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense
spellingShingle O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense
Santiago, Beatriz Blanc
Ensino de Ciências Naturais
Formação de Professores no Curso Normal de Nível Médio
Teaching Natural Sciences
Teacher Training in the Normal Course of Medium Level
title_short O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense
title_full O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense
title_fullStr O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense
title_full_unstemmed O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense
title_sort O ensino de Ciências na percepção de alunos do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal em duas escolas públicas no Noroeste Fluminense
author Santiago, Beatriz Blanc
author_facet Santiago, Beatriz Blanc
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marcelo Nocelle de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Beatriz Blanc
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais
Formação de Professores no Curso Normal de Nível Médio
Teaching Natural Sciences
Teacher Training in the Normal Course of Medium Level
topic Ensino de Ciências Naturais
Formação de Professores no Curso Normal de Nível Médio
Teaching Natural Sciences
Teacher Training in the Normal Course of Medium Level
description O presente trabalho objetivou conhecer as percepções de alunos do Curso Normal/Ensino Médio em relação ao campo das ciências naturais. Foi realizado em duas escolas públicas da Mesorregião Noroeste Fluminense, mais especificamente nos municípios de Miracema e Santo Antônio de Pádua. O trabalho foi realizado no Instituto de Educação de Miracema e na Escola Estadual Profa. Anaíde Panaro Caldas (CIEP 469), em Santo Antônio de Pádua, com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Participaram da pesquisa 58 alunos, sendo 46 do sexo feminino e 12 do sexo masculino. Os resultados indicaram que os alunos consideraram as disciplinas de ciências importantes e que o número de aulas semanais é parcialmente suficiente. Os alunos participaram de poucas feiras de ciências e não é comum realizarem experiências em sala de aula. Poucos alunos visitaram laboratórios de ciências. Entretanto, foi observado que a maioria dos alunos têm vontade de conhecer os laboratórios de uma Universidade. O principal interesse dos alunos em cursar as disciplinas de ciências foi obter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visto que esse exame é utilizado para seleção em Universidades Federais. Os alunos consideraram que aprenderiam melhor os conteúdos das disciplinas de ciências se houvesse maior infraestrutura nas escolas onde estudavam. Aulas em parques ecológicos e reservas florestais foram consideradas pelos alunos como lugares mais adequados para aprenderem os conteúdos das disciplinas de ciências. Filmes, debates, trabalhos sozinhos e em grupo foram escolhidas como as principais formas de aprender o conteúdo das disciplinas de ciências. Saúde, tecnologia e sexualidade foram os principais assuntos escolhidos pelos alunos como mais interessantes dentro do campo das ciências naturais. Concluímos que esse trabalho abre diversos caminhos para outras investigações nessa linha de pesquisa, não só com os alunos do curso normal/ensino médio, uma vez que, esses alunos serão os futuros acadêmicos dos cursos superiores, e não devem chegar a esses com deficiências que não foram sanadas na educação básica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-23T17:26:45Z
2024-09-23T17:26:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/34775
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823551003492352