Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14937 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.11035825775 |
Resumo: | Nesta dissertação será relatada a experiencia obtida com alunos do 3º ano do ensino médio onde foram tratados assuntos relativos a física moderna e contemporânea com o intuito de se discutir a natureza dual da luz. Para tanto, foi estabelecida uma ponte entre a física e poesia, com o objetivo de se obter mais um recurso didático para o ensino de física que una estas duas expressões de cultura. Foi elaborado um produto educacional voltado para o ensino da dualidade onda partícula, tendo como ponto de partida o poema Ser ou não ser de Antônio Gedeão. O produto educacional consiste numa sequência didática com questionário de levantamento de conhecimentos prévios, a leitura e interpretação do poema, construção de mapa mental, aula expositiva, realização de simulação seguindo um roteiro pré-determinado. Também é apresentado as bases teóricas que alicerçam esse trabalho. Para a avaliação do processo foram aplicados um questionário junto a realização da simulação e um teste final relativo ao que foi discutido nos encontros, e além disso, foi solicitado uma avaliação escrita sobre as atividades desenvolvidas nos encontros tópicos abordados |
id |
UFF-2_fb62558ce0113bc0cdbc83f3106a1c56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14937 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio GedeãoWave-particular duality: a didactic sequence for high school using poem “To be or not to be” by Antônio GedeãoEnsino de físicaDualidade onda-partículaAprendizagem significativaPoesiaFísica (Ensino médio)Física modernaLuzDualidade onda-partículaPhysics teachingDuality wave particleMeaningful learningPoetryNesta dissertação será relatada a experiencia obtida com alunos do 3º ano do ensino médio onde foram tratados assuntos relativos a física moderna e contemporânea com o intuito de se discutir a natureza dual da luz. Para tanto, foi estabelecida uma ponte entre a física e poesia, com o objetivo de se obter mais um recurso didático para o ensino de física que una estas duas expressões de cultura. Foi elaborado um produto educacional voltado para o ensino da dualidade onda partícula, tendo como ponto de partida o poema Ser ou não ser de Antônio Gedeão. O produto educacional consiste numa sequência didática com questionário de levantamento de conhecimentos prévios, a leitura e interpretação do poema, construção de mapa mental, aula expositiva, realização de simulação seguindo um roteiro pré-determinado. Também é apresentado as bases teóricas que alicerçam esse trabalho. Para a avaliação do processo foram aplicados um questionário junto a realização da simulação e um teste final relativo ao que foi discutido nos encontros, e além disso, foi solicitado uma avaliação escrita sobre as atividades desenvolvidas nos encontros tópicos abordadosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.In this dissertation will be reported the experience obtained with students of the 3rd year of high school where subjects related to Modern and Contemporary Physics were treated in order to discuss the dual nature of light. To this end, a bridge was established between Physics and Poetry, aiming to obtain another didactic resource for the teaching of Physics that unites these two expressions of culture. An educational product was elaborated focused on the teaching of the Wave Particle Duality, having its starting point the Poem Being or Not Being by Antonio Gedeão. The Educational product consists of a didactic sequence with a previous knowledge survey questionnaire, reading and interpretation of the poem, construction of mind map, lecture, simulation based on a pre-determined script. It also presents the theoretical foundations that support this work. For the evaluation of the process, a questionnaire was applied to the simulation and a final test related to what was discussed in the meetings and a written evaluation of the activities developed in the topical meetings was requested131f.Huguenin, José Augusto OliveiraMonerat, Germano AmaralBalthazar, Wagner Franklinhttp://lattes.cnpq.br/9044330221835509http://lattes.cnpq.br/5806476476274947http://lattes.cnpq.br/5031014907752547http://lattes.cnpq.br/4855581834199288Santos, Rafael dos2020-09-15T14:27:12Z2020-09-15T14:27:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Rafael dos. Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14937Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.11035825775http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T21:04:49Zoai:app.uff.br:1/14937Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:37.756515Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão Wave-particular duality: a didactic sequence for high school using poem “To be or not to be” by Antônio Gedeão |
title |
Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão |
spellingShingle |
Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão Santos, Rafael dos Ensino de física Dualidade onda-partícula Aprendizagem significativa Poesia Física (Ensino médio) Física moderna Luz Dualidade onda-partícula Physics teaching Duality wave particle Meaningful learning Poetry |
title_short |
Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão |
title_full |
Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão |
title_fullStr |
Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão |
title_full_unstemmed |
Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão |
title_sort |
Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão |
author |
Santos, Rafael dos |
author_facet |
Santos, Rafael dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Huguenin, José Augusto Oliveira Monerat, Germano Amaral Balthazar, Wagner Franklin http://lattes.cnpq.br/9044330221835509 http://lattes.cnpq.br/5806476476274947 http://lattes.cnpq.br/5031014907752547 http://lattes.cnpq.br/4855581834199288 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rafael dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Dualidade onda-partícula Aprendizagem significativa Poesia Física (Ensino médio) Física moderna Luz Dualidade onda-partícula Physics teaching Duality wave particle Meaningful learning Poetry |
topic |
Ensino de física Dualidade onda-partícula Aprendizagem significativa Poesia Física (Ensino médio) Física moderna Luz Dualidade onda-partícula Physics teaching Duality wave particle Meaningful learning Poetry |
description |
Nesta dissertação será relatada a experiencia obtida com alunos do 3º ano do ensino médio onde foram tratados assuntos relativos a física moderna e contemporânea com o intuito de se discutir a natureza dual da luz. Para tanto, foi estabelecida uma ponte entre a física e poesia, com o objetivo de se obter mais um recurso didático para o ensino de física que una estas duas expressões de cultura. Foi elaborado um produto educacional voltado para o ensino da dualidade onda partícula, tendo como ponto de partida o poema Ser ou não ser de Antônio Gedeão. O produto educacional consiste numa sequência didática com questionário de levantamento de conhecimentos prévios, a leitura e interpretação do poema, construção de mapa mental, aula expositiva, realização de simulação seguindo um roteiro pré-determinado. Também é apresentado as bases teóricas que alicerçam esse trabalho. Para a avaliação do processo foram aplicados um questionário junto a realização da simulação e um teste final relativo ao que foi discutido nos encontros, e além disso, foi solicitado uma avaliação escrita sobre as atividades desenvolvidas nos encontros tópicos abordados |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-15T14:27:12Z 2020-09-15T14:27:12Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Rafael dos. Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14937 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.11035825775 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Rafael dos. Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14937 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.11035825775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823700793622528 |