Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafael dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14937
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.11035825775
Resumo: Nesta dissertação será relatada a experiencia obtida com alunos do 3º ano do ensino médio onde foram tratados assuntos relativos a física moderna e contemporânea com o intuito de se discutir a natureza dual da luz. Para tanto, foi estabelecida uma ponte entre a física e poesia, com o objetivo de se obter mais um recurso didático para o ensino de física que una estas duas expressões de cultura. Foi elaborado um produto educacional voltado para o ensino da dualidade onda partícula, tendo como ponto de partida o poema Ser ou não ser de Antônio Gedeão. O produto educacional consiste numa sequência didática com questionário de levantamento de conhecimentos prévios, a leitura e interpretação do poema, construção de mapa mental, aula expositiva, realização de simulação seguindo um roteiro pré-determinado. Também é apresentado as bases teóricas que alicerçam esse trabalho. Para a avaliação do processo foram aplicados um questionário junto a realização da simulação e um teste final relativo ao que foi discutido nos encontros, e além disso, foi solicitado uma avaliação escrita sobre as atividades desenvolvidas nos encontros tópicos abordados
id UFF-2_fb62558ce0113bc0cdbc83f3106a1c56
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14937
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio GedeãoWave-particular duality: a didactic sequence for high school using poem “To be or not to be” by Antônio GedeãoEnsino de físicaDualidade onda-partículaAprendizagem significativaPoesiaFísica (Ensino médio)Física modernaLuzDualidade onda-partículaPhysics teachingDuality wave particleMeaningful learningPoetryNesta dissertação será relatada a experiencia obtida com alunos do 3º ano do ensino médio onde foram tratados assuntos relativos a física moderna e contemporânea com o intuito de se discutir a natureza dual da luz. Para tanto, foi estabelecida uma ponte entre a física e poesia, com o objetivo de se obter mais um recurso didático para o ensino de física que una estas duas expressões de cultura. Foi elaborado um produto educacional voltado para o ensino da dualidade onda partícula, tendo como ponto de partida o poema Ser ou não ser de Antônio Gedeão. O produto educacional consiste numa sequência didática com questionário de levantamento de conhecimentos prévios, a leitura e interpretação do poema, construção de mapa mental, aula expositiva, realização de simulação seguindo um roteiro pré-determinado. Também é apresentado as bases teóricas que alicerçam esse trabalho. Para a avaliação do processo foram aplicados um questionário junto a realização da simulação e um teste final relativo ao que foi discutido nos encontros, e além disso, foi solicitado uma avaliação escrita sobre as atividades desenvolvidas nos encontros tópicos abordadosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.In this dissertation will be reported the experience obtained with students of the 3rd year of high school where subjects related to Modern and Contemporary Physics were treated in order to discuss the dual nature of light. To this end, a bridge was established between Physics and Poetry, aiming to obtain another didactic resource for the teaching of Physics that unites these two expressions of culture. An educational product was elaborated focused on the teaching of the Wave Particle Duality, having its starting point the Poem Being or Not Being by Antonio Gedeão. The Educational product consists of a didactic sequence with a previous knowledge survey questionnaire, reading and interpretation of the poem, construction of mind map, lecture, simulation based on a pre-determined script. It also presents the theoretical foundations that support this work. For the evaluation of the process, a questionnaire was applied to the simulation and a final test related to what was discussed in the meetings and a written evaluation of the activities developed in the topical meetings was requested131f.Huguenin, José Augusto OliveiraMonerat, Germano AmaralBalthazar, Wagner Franklinhttp://lattes.cnpq.br/9044330221835509http://lattes.cnpq.br/5806476476274947http://lattes.cnpq.br/5031014907752547http://lattes.cnpq.br/4855581834199288Santos, Rafael dos2020-09-15T14:27:12Z2020-09-15T14:27:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Rafael dos. Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14937Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.11035825775http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T21:04:49Zoai:app.uff.br:1/14937Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:37.756515Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão
Wave-particular duality: a didactic sequence for high school using poem “To be or not to be” by Antônio Gedeão
title Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão
spellingShingle Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão
Santos, Rafael dos
Ensino de física
Dualidade onda-partícula
Aprendizagem significativa
Poesia
Física (Ensino médio)
Física moderna
Luz
Dualidade onda-partícula
Physics teaching
Duality wave particle
Meaningful learning
Poetry
title_short Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão
title_full Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão
title_fullStr Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão
title_full_unstemmed Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão
title_sort Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão
author Santos, Rafael dos
author_facet Santos, Rafael dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Huguenin, José Augusto Oliveira
Monerat, Germano Amaral
Balthazar, Wagner Franklin
http://lattes.cnpq.br/9044330221835509
http://lattes.cnpq.br/5806476476274947
http://lattes.cnpq.br/5031014907752547
http://lattes.cnpq.br/4855581834199288
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rafael dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Dualidade onda-partícula
Aprendizagem significativa
Poesia
Física (Ensino médio)
Física moderna
Luz
Dualidade onda-partícula
Physics teaching
Duality wave particle
Meaningful learning
Poetry
topic Ensino de física
Dualidade onda-partícula
Aprendizagem significativa
Poesia
Física (Ensino médio)
Física moderna
Luz
Dualidade onda-partícula
Physics teaching
Duality wave particle
Meaningful learning
Poetry
description Nesta dissertação será relatada a experiencia obtida com alunos do 3º ano do ensino médio onde foram tratados assuntos relativos a física moderna e contemporânea com o intuito de se discutir a natureza dual da luz. Para tanto, foi estabelecida uma ponte entre a física e poesia, com o objetivo de se obter mais um recurso didático para o ensino de física que una estas duas expressões de cultura. Foi elaborado um produto educacional voltado para o ensino da dualidade onda partícula, tendo como ponto de partida o poema Ser ou não ser de Antônio Gedeão. O produto educacional consiste numa sequência didática com questionário de levantamento de conhecimentos prévios, a leitura e interpretação do poema, construção de mapa mental, aula expositiva, realização de simulação seguindo um roteiro pré-determinado. Também é apresentado as bases teóricas que alicerçam esse trabalho. Para a avaliação do processo foram aplicados um questionário junto a realização da simulação e um teste final relativo ao que foi discutido nos encontros, e além disso, foi solicitado uma avaliação escrita sobre as atividades desenvolvidas nos encontros tópicos abordados
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-15T14:27:12Z
2020-09-15T14:27:12Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Rafael dos. Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14937
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.11035825775
identifier_str_mv SANTOS, Rafael dos. Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14937
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.11035825775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823700793622528