Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2009 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/94786 |
Summary: | Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções de futuros professores de física acerca da dualidade onda-partícula. Para tanto, foi necessário elaborar, validar e aplicar um instrumento constituído de 16 questões objetivas envolvendo o efeito fotoelétrico, o experimento de dupla-fenda e o interferômetro de Mach- Zehnder. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes tem dificuldades em reconhecer em quais situações os objetos quânticos (fótons e elétrons) apresentam um comportamento tipicamente corpuscular ou ondulatório. |
id |
UFRGS-2_d55be6fee6e78ecfedf99696ed022c5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94786 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Alexsandro Pereira deCavalcanti, Claudio Jose de HolandaOstermann, Fernanda2014-04-26T01:53:10Z20091579-1513http://hdl.handle.net/10183/94786000687369Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções de futuros professores de física acerca da dualidade onda-partícula. Para tanto, foi necessário elaborar, validar e aplicar um instrumento constituído de 16 questões objetivas envolvendo o efeito fotoelétrico, o experimento de dupla-fenda e o interferômetro de Mach- Zehnder. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes tem dificuldades em reconhecer em quais situações os objetos quânticos (fótons e elétrons) apresentam um comportamento tipicamente corpuscular ou ondulatório.This paper presents the results of a research about pre-service teacher’s conceptions of wave-particle duality. We have developed, validated and applied an instrument consisting of 16 objective questions about photoelectric effect, double-slit experiment and Mach-Zehnder interferometer. The results have shown that most students can’t clearly identify in which experimental situations the quantum objects (photons and electrons) behave like a particle or like a wave.application/pdfporRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 1 (2009), p. 366-386Ensino de físicaProfessor : Formacao : FisicaFísica quânticaDualidade onda-partículaMisconceptionsWave-particle dualityPre-service physics teacherConcepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de físicaMisconceptions about wave-particle duality : a research performed on a physics teacher preparation courseEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000687369.pdf000687369.pdfTexto completoapplication/pdf110673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94786/1/000687369.pdfe180f04e1280767471c68551fe444db5MD51TEXT000687369.pdf.txt000687369.pdf.txtExtracted Texttext/plain49911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94786/2/000687369.pdf.txt26ad3e84eeff3db948481cff897df2fbMD52THUMBNAIL000687369.pdf.jpg000687369.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94786/3/000687369.pdf.jpgca70386294f6c6829a6535dacc305f2eMD5310183/947862023-06-17 03:38:18.646366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94786Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-17T06:38:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Misconceptions about wave-particle duality : a research performed on a physics teacher preparation course |
title |
Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física |
spellingShingle |
Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física Pereira, Alexsandro Pereira de Ensino de física Professor : Formacao : Fisica Física quântica Dualidade onda-partícula Misconceptions Wave-particle duality Pre-service physics teacher |
title_short |
Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física |
title_full |
Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física |
title_fullStr |
Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física |
title_full_unstemmed |
Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física |
title_sort |
Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física |
author |
Pereira, Alexsandro Pereira de |
author_facet |
Pereira, Alexsandro Pereira de Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda Ostermann, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda Ostermann, Fernanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Alexsandro Pereira de Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda Ostermann, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Professor : Formacao : Fisica Física quântica Dualidade onda-partícula |
topic |
Ensino de física Professor : Formacao : Fisica Física quântica Dualidade onda-partícula Misconceptions Wave-particle duality Pre-service physics teacher |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Misconceptions Wave-particle duality Pre-service physics teacher |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções de futuros professores de física acerca da dualidade onda-partícula. Para tanto, foi necessário elaborar, validar e aplicar um instrumento constituído de 16 questões objetivas envolvendo o efeito fotoelétrico, o experimento de dupla-fenda e o interferômetro de Mach- Zehnder. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes tem dificuldades em reconhecer em quais situações os objetos quânticos (fótons e elétrons) apresentam um comportamento tipicamente corpuscular ou ondulatório. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-26T01:53:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/94786 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1579-1513 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000687369 |
identifier_str_mv |
1579-1513 000687369 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/94786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 1 (2009), p. 366-386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94786/1/000687369.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94786/2/000687369.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94786/3/000687369.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e180f04e1280767471c68551fe444db5 26ad3e84eeff3db948481cff897df2fb ca70386294f6c6829a6535dacc305f2e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487237389713408 |