Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física

Bibliographic Details
Main Author: Pereira, Alexsandro Pereira de
Publication Date: 2009
Other Authors: Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda, Ostermann, Fernanda
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/94786
Summary: Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções de futuros professores de física acerca da dualidade onda-partícula. Para tanto, foi necessário elaborar, validar e aplicar um instrumento constituído de 16 questões objetivas envolvendo o efeito fotoelétrico, o experimento de dupla-fenda e o interferômetro de Mach- Zehnder. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes tem dificuldades em reconhecer em quais situações os objetos quânticos (fótons e elétrons) apresentam um comportamento tipicamente corpuscular ou ondulatório.
id UFRGS-2_d55be6fee6e78ecfedf99696ed022c5d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94786
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Alexsandro Pereira deCavalcanti, Claudio Jose de HolandaOstermann, Fernanda2014-04-26T01:53:10Z20091579-1513http://hdl.handle.net/10183/94786000687369Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções de futuros professores de física acerca da dualidade onda-partícula. Para tanto, foi necessário elaborar, validar e aplicar um instrumento constituído de 16 questões objetivas envolvendo o efeito fotoelétrico, o experimento de dupla-fenda e o interferômetro de Mach- Zehnder. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes tem dificuldades em reconhecer em quais situações os objetos quânticos (fótons e elétrons) apresentam um comportamento tipicamente corpuscular ou ondulatório.This paper presents the results of a research about pre-service teacher’s conceptions of wave-particle duality. We have developed, validated and applied an instrument consisting of 16 objective questions about photoelectric effect, double-slit experiment and Mach-Zehnder interferometer. The results have shown that most students can’t clearly identify in which experimental situations the quantum objects (photons and electrons) behave like a particle or like a wave.application/pdfporRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 1 (2009), p. 366-386Ensino de físicaProfessor : Formacao : FisicaFísica quânticaDualidade onda-partículaMisconceptionsWave-particle dualityPre-service physics teacherConcepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de físicaMisconceptions about wave-particle duality : a research performed on a physics teacher preparation courseEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000687369.pdf000687369.pdfTexto completoapplication/pdf110673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94786/1/000687369.pdfe180f04e1280767471c68551fe444db5MD51TEXT000687369.pdf.txt000687369.pdf.txtExtracted Texttext/plain49911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94786/2/000687369.pdf.txt26ad3e84eeff3db948481cff897df2fbMD52THUMBNAIL000687369.pdf.jpg000687369.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94786/3/000687369.pdf.jpgca70386294f6c6829a6535dacc305f2eMD5310183/947862023-06-17 03:38:18.646366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94786Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-17T06:38:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Misconceptions about wave-particle duality : a research performed on a physics teacher preparation course
title Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
spellingShingle Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
Pereira, Alexsandro Pereira de
Ensino de física
Professor : Formacao : Fisica
Física quântica
Dualidade onda-partícula
Misconceptions
Wave-particle duality
Pre-service physics teacher
title_short Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
title_full Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
title_fullStr Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
title_full_unstemmed Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
title_sort Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
author Pereira, Alexsandro Pereira de
author_facet Pereira, Alexsandro Pereira de
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Ostermann, Fernanda
author_role author
author2 Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Ostermann, Fernanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alexsandro Pereira de
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Ostermann, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Professor : Formacao : Fisica
Física quântica
Dualidade onda-partícula
topic Ensino de física
Professor : Formacao : Fisica
Física quântica
Dualidade onda-partícula
Misconceptions
Wave-particle duality
Pre-service physics teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Misconceptions
Wave-particle duality
Pre-service physics teacher
description Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções de futuros professores de física acerca da dualidade onda-partícula. Para tanto, foi necessário elaborar, validar e aplicar um instrumento constituído de 16 questões objetivas envolvendo o efeito fotoelétrico, o experimento de dupla-fenda e o interferômetro de Mach- Zehnder. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes tem dificuldades em reconhecer em quais situações os objetos quânticos (fótons e elétrons) apresentam um comportamento tipicamente corpuscular ou ondulatório.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-26T01:53:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/94786
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1579-1513
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000687369
identifier_str_mv 1579-1513
000687369
url http://hdl.handle.net/10183/94786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 1 (2009), p. 366-386
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94786/1/000687369.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94786/2/000687369.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94786/3/000687369.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e180f04e1280767471c68551fe444db5
26ad3e84eeff3db948481cff897df2fb
ca70386294f6c6829a6535dacc305f2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487237389713408