Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Dayane Loren
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4930
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio. A partir da experiência vivenciada durante o período de dois anos no pré-vestibular comunitário “Oficina do Saber” e com a perspectiva de colaborar no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos, propomos, neste trabalho, algumas alternativas metodológicas, incluindo a aplicação de jogos educativos e utilização de recursos de multimídia, na intenção de introduzir o tema de Astronomia nas aulas de Física, alvo de grande interesse dos alunos, em todos os níveis de escolaridade. Esta proposta, que leva em consideração a prática do professor reflexivo e procura destacar a importância da utilização de estratégias diferenciadas, se vale das principais ideias da Andragogia, método de aprendizado voltado exclusivamente para adultos. Sua técnica considera os fatores que levam o aluno a voltar a estudar e sua prática se baseia em três pilares: a participação dos alunos, a flexibilidade em entender a posição do aluno e suas limitações, e o processo em si de aprendizagem
id UFF-2_c91ae5d95e503b517f473edac0b2b436
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4930
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultosEducação de Jovens e AdultosAndragogiaAstronomiaEnsino de físicaAstronomiaEnsino de físicaAtividade lúdicaEducação de Jovens e AdultosYouth and Adult EducationAndragogyAstronomyPhysics teachingA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio. A partir da experiência vivenciada durante o período de dois anos no pré-vestibular comunitário “Oficina do Saber” e com a perspectiva de colaborar no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos, propomos, neste trabalho, algumas alternativas metodológicas, incluindo a aplicação de jogos educativos e utilização de recursos de multimídia, na intenção de introduzir o tema de Astronomia nas aulas de Física, alvo de grande interesse dos alunos, em todos os níveis de escolaridade. Esta proposta, que leva em consideração a prática do professor reflexivo e procura destacar a importância da utilização de estratégias diferenciadas, se vale das principais ideias da Andragogia, método de aprendizado voltado exclusivamente para adultos. Sua técnica considera os fatores que levam o aluno a voltar a estudar e sua prática se baseia em três pilares: a participação dos alunos, a flexibilidade em entender a posição do aluno e suas limitações, e o processo em si de aprendizagemThe Youth and Adult Education is a form of basic education for young people and adults who did not have access or completed the studies in elementary school and in high school. From the experience lived during the period of two years in the community pre-vestibular “Oficina do Saber” and with the objective of collaborating in the teaching and learning process of young people and adults, we propose in this paper some methodological alternatives, including the application of educational games and use of multimedia resources, intending to introduce the theme of Astronomy in Physics classes, subject of great interest to students at all educational levels. This proposal, which takes into account the practice of reflective teacher and seeks to highlight the importance of using different strategies, draws on the main ideas of Andragogy, learning method aimed exclusively for adults. Its technique considers the factors that take the student back to school and its practice is based on three pillars: student participation, flexibility in understanding the position of the student and their limitations, and the process itself of learningBruno, RuthPonciano, Beatriz Maria BoechatAlmeida, Lucia da Cruz dePereira, Dayane Loren2017-10-20T20:26:22Z2017-10-20T20:26:22Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4930http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T18:59:11Zoai:app.uff.br:1/4930Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:05.013098Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos
title Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos
spellingShingle Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos
Pereira, Dayane Loren
Educação de Jovens e Adultos
Andragogia
Astronomia
Ensino de física
Astronomia
Ensino de física
Atividade lúdica
Educação de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education
Andragogy
Astronomy
Physics teaching
title_short Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos
title_full Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos
title_fullStr Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos
title_full_unstemmed Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos
title_sort Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos
author Pereira, Dayane Loren
author_facet Pereira, Dayane Loren
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bruno, Ruth
Ponciano, Beatriz Maria Boechat
Almeida, Lucia da Cruz de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Dayane Loren
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Andragogia
Astronomia
Ensino de física
Astronomia
Ensino de física
Atividade lúdica
Educação de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education
Andragogy
Astronomy
Physics teaching
topic Educação de Jovens e Adultos
Andragogia
Astronomia
Ensino de física
Astronomia
Ensino de física
Atividade lúdica
Educação de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education
Andragogy
Astronomy
Physics teaching
description A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio. A partir da experiência vivenciada durante o período de dois anos no pré-vestibular comunitário “Oficina do Saber” e com a perspectiva de colaborar no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos, propomos, neste trabalho, algumas alternativas metodológicas, incluindo a aplicação de jogos educativos e utilização de recursos de multimídia, na intenção de introduzir o tema de Astronomia nas aulas de Física, alvo de grande interesse dos alunos, em todos os níveis de escolaridade. Esta proposta, que leva em consideração a prática do professor reflexivo e procura destacar a importância da utilização de estratégias diferenciadas, se vale das principais ideias da Andragogia, método de aprendizado voltado exclusivamente para adultos. Sua técnica considera os fatores que levam o aluno a voltar a estudar e sua prática se baseia em três pilares: a participação dos alunos, a flexibilidade em entender a posição do aluno e suas limitações, e o processo em si de aprendizagem
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-20T20:26:22Z
2017-10-20T20:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4930
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823721631973376