Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4930 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio. A partir da experiência vivenciada durante o período de dois anos no pré-vestibular comunitário “Oficina do Saber” e com a perspectiva de colaborar no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos, propomos, neste trabalho, algumas alternativas metodológicas, incluindo a aplicação de jogos educativos e utilização de recursos de multimídia, na intenção de introduzir o tema de Astronomia nas aulas de Física, alvo de grande interesse dos alunos, em todos os níveis de escolaridade. Esta proposta, que leva em consideração a prática do professor reflexivo e procura destacar a importância da utilização de estratégias diferenciadas, se vale das principais ideias da Andragogia, método de aprendizado voltado exclusivamente para adultos. Sua técnica considera os fatores que levam o aluno a voltar a estudar e sua prática se baseia em três pilares: a participação dos alunos, a flexibilidade em entender a posição do aluno e suas limitações, e o processo em si de aprendizagem |
id |
UFF-2_c91ae5d95e503b517f473edac0b2b436 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4930 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultosEducação de Jovens e AdultosAndragogiaAstronomiaEnsino de físicaAstronomiaEnsino de físicaAtividade lúdicaEducação de Jovens e AdultosYouth and Adult EducationAndragogyAstronomyPhysics teachingA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio. A partir da experiência vivenciada durante o período de dois anos no pré-vestibular comunitário “Oficina do Saber” e com a perspectiva de colaborar no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos, propomos, neste trabalho, algumas alternativas metodológicas, incluindo a aplicação de jogos educativos e utilização de recursos de multimídia, na intenção de introduzir o tema de Astronomia nas aulas de Física, alvo de grande interesse dos alunos, em todos os níveis de escolaridade. Esta proposta, que leva em consideração a prática do professor reflexivo e procura destacar a importância da utilização de estratégias diferenciadas, se vale das principais ideias da Andragogia, método de aprendizado voltado exclusivamente para adultos. Sua técnica considera os fatores que levam o aluno a voltar a estudar e sua prática se baseia em três pilares: a participação dos alunos, a flexibilidade em entender a posição do aluno e suas limitações, e o processo em si de aprendizagemThe Youth and Adult Education is a form of basic education for young people and adults who did not have access or completed the studies in elementary school and in high school. From the experience lived during the period of two years in the community pre-vestibular “Oficina do Saber” and with the objective of collaborating in the teaching and learning process of young people and adults, we propose in this paper some methodological alternatives, including the application of educational games and use of multimedia resources, intending to introduce the theme of Astronomy in Physics classes, subject of great interest to students at all educational levels. This proposal, which takes into account the practice of reflective teacher and seeks to highlight the importance of using different strategies, draws on the main ideas of Andragogy, learning method aimed exclusively for adults. Its technique considers the factors that take the student back to school and its practice is based on three pillars: student participation, flexibility in understanding the position of the student and their limitations, and the process itself of learningBruno, RuthPonciano, Beatriz Maria BoechatAlmeida, Lucia da Cruz dePereira, Dayane Loren2017-10-20T20:26:22Z2017-10-20T20:26:22Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4930http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T18:59:11Zoai:app.uff.br:1/4930Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:05.013098Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos |
title |
Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos |
spellingShingle |
Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos Pereira, Dayane Loren Educação de Jovens e Adultos Andragogia Astronomia Ensino de física Astronomia Ensino de física Atividade lúdica Educação de Jovens e Adultos Youth and Adult Education Andragogy Astronomy Physics teaching |
title_short |
Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos |
title_full |
Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos |
title_fullStr |
Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos |
title_sort |
Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos |
author |
Pereira, Dayane Loren |
author_facet |
Pereira, Dayane Loren |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bruno, Ruth Ponciano, Beatriz Maria Boechat Almeida, Lucia da Cruz de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Dayane Loren |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Andragogia Astronomia Ensino de física Astronomia Ensino de física Atividade lúdica Educação de Jovens e Adultos Youth and Adult Education Andragogy Astronomy Physics teaching |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Andragogia Astronomia Ensino de física Astronomia Ensino de física Atividade lúdica Educação de Jovens e Adultos Youth and Adult Education Andragogy Astronomy Physics teaching |
description |
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio. A partir da experiência vivenciada durante o período de dois anos no pré-vestibular comunitário “Oficina do Saber” e com a perspectiva de colaborar no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos, propomos, neste trabalho, algumas alternativas metodológicas, incluindo a aplicação de jogos educativos e utilização de recursos de multimídia, na intenção de introduzir o tema de Astronomia nas aulas de Física, alvo de grande interesse dos alunos, em todos os níveis de escolaridade. Esta proposta, que leva em consideração a prática do professor reflexivo e procura destacar a importância da utilização de estratégias diferenciadas, se vale das principais ideias da Andragogia, método de aprendizado voltado exclusivamente para adultos. Sua técnica considera os fatores que levam o aluno a voltar a estudar e sua prática se baseia em três pilares: a participação dos alunos, a flexibilidade em entender a posição do aluno e suas limitações, e o processo em si de aprendizagem |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-10-20T20:26:22Z 2017-10-20T20:26:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4930 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823721631973376 |