A educação inclusiva tecnológica dos estudantes com disfunções auditivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bianca de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24973
Resumo: No Brasil existem muitas pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial, dentre essas pessoas estão os surdos ou deficientes auditivos. Ao se aprofundar no tema em foco pode-se observar que eles já passaram por muitas lutas e vitórias, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. Uma dessas lutas foi a obtenção da LIBRAS (língua brasileira de sinais) como sua língua materna. Nos dias atuais a maioria das escolas vem tentando adotar metodologias inclusivas, esse trabalho cita algumas Tecnologias Assistivas que tem como função ajudar no processo de inclusão e na utilização com alunos surdos e deficientes auditivos como forma de auxiliar o dia a dia do professor, pois o mesmo não recebe formação adequada para lidar com a grande diversidade de alunos na sala de aula regular. O trabalho tem como objetivo propor mecanismos de ação que visam a inserção da LIBRAS como parte do cotidiano da formação docente, para que assim o professor possa atuar de forma correta perante o que lhe é imposto nos documentos que regem os cursos de licenciatura. A melhor forma de se promover a inclusão é a utilização de métodos adequados e a mobilização da comunidade escolar e comunidade ao redor da escola sobre o tema “Língua Brasileira de Sinais” trazendo, um pouco sobre a cultura e a comunidade surda, para que todos saibam um pouco mais sobre a “vida” de uma grande parte da população, contribuindo assim não só com a defasagem na formação docente, como também para a melhoria da educação básica.
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