A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbalho, Josimário Luiz Figueiredo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1969
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2441
Resumo: Monografia
id UFER_a1ba66a095ceb6cf9b0cac3765e78840
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2441
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivasInclusãoComunicaçãoEscola regularTecnologia assistiva e ferramentasInclusionCommunicationRegular schoolAssistive technology and toolsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICAMonografiaThis work aims to identify the technological resources that favor the communication of a deaf and hearing in the regular education according to the rights guaranteed by the Federal Constitution of 1988 and in the legal milestones of the deaf person. This work has as a premise the contextualization of the inclusion of people with disabilities, focusing on the issue of deafness, and thus, to verify how the process of communication of the deaf person occurs in regular education. To achieve these objectives, a bibliographic research was carried out, where the following issues were addressed: the inclusion of the deaf person, the importance of the Brazilian Language of Signs - Pounds and the rights guaranteed in the legislation. The findings of this research are consistent with the reality in which these students are inserted, with a lack of conditions to be included in schools, as well as in society, since most people are unaware of Libras. In this study it is not different only the professional translator / interpreter of Libras - TILS and the deaf person has the knowledge of Libras, teachers and classmates do not know and use gestures for communication; it is possible to notice the lack of technologies in the communication, being used the only projector and the presence of the interpreter for the communication. The factors favoring communication between the deaf student and the listeners is the presence of the interpreter. When it is not present communication is precarious by means of gestures. In order to do so, it is necessary to have a pound course for this school community and society, to disseminate information about communication applications between deaf and hearing from information and communication technologies and other social media tools that can contribute to communication and the inclusion process.Este trabalho tem por objetivo identificar os recursos tecnológicos que favorecem a comunicação de uma surda e ouvintes no ensino regular de acordo com os direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e nos marcos legais da pessoa surda. Esse trabalho tem como premissa a contextualização da inclusão das pessoas com deficiência, com enfoque na questão da surdez, e assim, verificar como ocorre o processo de comunicação da pessoa surda no ensino regular. Para alcançar tais objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica, onde foi abordado sobre as seguintes questões: a inclusão da pessoa surda, a importância da Língua Brasileira de Sinais - Libras e dos direitos garantidos na legislação. Os achados desta pesquisa condizem com a realidade na qual esses estudantes estão inseridos, com escassez de condições de serem incluídos nas escolas, assim como na sociedade, pois, a maioria das pessoas desconhece a Libras. Neste estudo não é diferente somente o profissional tradutor/intérprete de Libras- TILS e a surda tem o conhecimento da Libras, professores e colegas de turma desconhecem e usam gestos para a comunicação; percebe-se a inexistência de tecnologias na comunicação, sendo utilizado o apenas projetor e a presença do intérprete para a comunicação. Os fatores que favorecem a comunicação entre a estudante surda e os ouvintes é a presença do intérprete. Quando não estava presente a comunicação era precária por meio de gestos. Para tanto, torna-se necessário curso de libras para essa comunidade escolar e a sociedade, disseminar informações sobre os aplicativos de comunicação entre surdos e ouvintes a partir das tecnologias da informação e comunicação além de outras ferramentas das mídias sociais que possam contribuir para a comunicação e o processo de inclusão.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSASoares, Alessandra Miranda Mendeshttp://lattes.cnpq.br/Augusto, Diego Menezeshttp://lattes.cnpq.br/Chagas, Luana Dantashttp://lattes.cnpq.br/Barbalho, Josimário Luiz Figueiredo2019-12-03T12:39:24Z2019-12-03T12:39:24Z2019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBarbalho(2018) (BARBALHO, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1969https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2441porBARBALHO, Josimário Luiz Figueiredo. A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas. 2018. 40f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T21:59:52Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2441Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T21:59:52Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas
title A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas
spellingShingle A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas
Barbalho, Josimário Luiz Figueiredo
Inclusão
Comunicação
Escola regular
Tecnologia assistiva e ferramentas
Inclusion
Communication
Regular school
Assistive technology and tools
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
title_short A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas
title_full A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas
title_fullStr A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas
title_full_unstemmed A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas
title_sort A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas
author Barbalho, Josimário Luiz Figueiredo
author_facet Barbalho, Josimário Luiz Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Alessandra Miranda Mendes
http://lattes.cnpq.br/
Augusto, Diego Menezes
http://lattes.cnpq.br/
Chagas, Luana Dantas
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbalho, Josimário Luiz Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Comunicação
Escola regular
Tecnologia assistiva e ferramentas
Inclusion
Communication
Regular school
Assistive technology and tools
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
topic Inclusão
Comunicação
Escola regular
Tecnologia assistiva e ferramentas
Inclusion
Communication
Regular school
Assistive technology and tools
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
description Monografia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03T12:39:24Z
2019-12-03T12:39:24Z
2019-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Barbalho(2018) (BARBALHO, 2018)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1969
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2441
identifier_str_mv Barbalho(2018) (BARBALHO, 2018)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1969
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BARBALHO, Josimário Luiz Figueiredo. A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas. 2018. 40f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747481240535040