A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1969 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2441 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_a1ba66a095ceb6cf9b0cac3765e78840 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2441 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivasInclusãoComunicaçãoEscola regularTecnologia assistiva e ferramentasInclusionCommunicationRegular schoolAssistive technology and toolsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICAMonografiaThis work aims to identify the technological resources that favor the communication of a deaf and hearing in the regular education according to the rights guaranteed by the Federal Constitution of 1988 and in the legal milestones of the deaf person. This work has as a premise the contextualization of the inclusion of people with disabilities, focusing on the issue of deafness, and thus, to verify how the process of communication of the deaf person occurs in regular education. To achieve these objectives, a bibliographic research was carried out, where the following issues were addressed: the inclusion of the deaf person, the importance of the Brazilian Language of Signs - Pounds and the rights guaranteed in the legislation. The findings of this research are consistent with the reality in which these students are inserted, with a lack of conditions to be included in schools, as well as in society, since most people are unaware of Libras. In this study it is not different only the professional translator / interpreter of Libras - TILS and the deaf person has the knowledge of Libras, teachers and classmates do not know and use gestures for communication; it is possible to notice the lack of technologies in the communication, being used the only projector and the presence of the interpreter for the communication. The factors favoring communication between the deaf student and the listeners is the presence of the interpreter. When it is not present communication is precarious by means of gestures. In order to do so, it is necessary to have a pound course for this school community and society, to disseminate information about communication applications between deaf and hearing from information and communication technologies and other social media tools that can contribute to communication and the inclusion process.Este trabalho tem por objetivo identificar os recursos tecnológicos que favorecem a comunicação de uma surda e ouvintes no ensino regular de acordo com os direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e nos marcos legais da pessoa surda. Esse trabalho tem como premissa a contextualização da inclusão das pessoas com deficiência, com enfoque na questão da surdez, e assim, verificar como ocorre o processo de comunicação da pessoa surda no ensino regular. Para alcançar tais objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica, onde foi abordado sobre as seguintes questões: a inclusão da pessoa surda, a importância da Língua Brasileira de Sinais - Libras e dos direitos garantidos na legislação. Os achados desta pesquisa condizem com a realidade na qual esses estudantes estão inseridos, com escassez de condições de serem incluídos nas escolas, assim como na sociedade, pois, a maioria das pessoas desconhece a Libras. Neste estudo não é diferente somente o profissional tradutor/intérprete de Libras- TILS e a surda tem o conhecimento da Libras, professores e colegas de turma desconhecem e usam gestos para a comunicação; percebe-se a inexistência de tecnologias na comunicação, sendo utilizado o apenas projetor e a presença do intérprete para a comunicação. Os fatores que favorecem a comunicação entre a estudante surda e os ouvintes é a presença do intérprete. Quando não estava presente a comunicação era precária por meio de gestos. Para tanto, torna-se necessário curso de libras para essa comunidade escolar e a sociedade, disseminar informações sobre os aplicativos de comunicação entre surdos e ouvintes a partir das tecnologias da informação e comunicação além de outras ferramentas das mídias sociais que possam contribuir para a comunicação e o processo de inclusão.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSASoares, Alessandra Miranda Mendeshttp://lattes.cnpq.br/Augusto, Diego Menezeshttp://lattes.cnpq.br/Chagas, Luana Dantashttp://lattes.cnpq.br/Barbalho, Josimário Luiz Figueiredo2019-12-03T12:39:24Z2019-12-03T12:39:24Z2019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBarbalho(2018) (BARBALHO, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1969https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2441porBARBALHO, Josimário Luiz Figueiredo. A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas. 2018. 40f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T21:59:52Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2441Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T21:59:52Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas |
title |
A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas |
spellingShingle |
A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas Barbalho, Josimário Luiz Figueiredo Inclusão Comunicação Escola regular Tecnologia assistiva e ferramentas Inclusion Communication Regular school Assistive technology and tools CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA |
title_short |
A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas |
title_full |
A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas |
title_fullStr |
A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas |
title_full_unstemmed |
A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas |
title_sort |
A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas |
author |
Barbalho, Josimário Luiz Figueiredo |
author_facet |
Barbalho, Josimário Luiz Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Alessandra Miranda Mendes http://lattes.cnpq.br/ Augusto, Diego Menezes http://lattes.cnpq.br/ Chagas, Luana Dantas http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbalho, Josimário Luiz Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Comunicação Escola regular Tecnologia assistiva e ferramentas Inclusion Communication Regular school Assistive technology and tools CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA |
topic |
Inclusão Comunicação Escola regular Tecnologia assistiva e ferramentas Inclusion Communication Regular school Assistive technology and tools CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA |
description |
Monografia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03T12:39:24Z 2019-12-03T12:39:24Z 2019-03-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Barbalho(2018) (BARBALHO, 2018) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1969 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2441 |
identifier_str_mv |
Barbalho(2018) (BARBALHO, 2018) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1969 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
BARBALHO, Josimário Luiz Figueiredo. A comunicação de uma surda com ouvintes no ensino regular: um estudo de caso sobre a utilização das tecnologias assistivas. 2018. 40f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747481240535040 |