A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende de Oliveira Barboza, Sandra Noeli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Teno, Neide Araujo Castilho, Freitas, Silvane Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/150
Resumo: RESUMO: O objetivo deste artigo é realizar um estudo teórico acerca da concepção de aula como acontecimento e a relação com a Pedagogia dos Multiletramentos, propondo uma reflexão acerca do discurso pedagógico. Dessa relação emerge um discurso polêmico, envolvendo professores e alunos como interlocutores, produtores e coprodutores de seus discursos, dentro e fora das salas de aula. Como metodologia de pesquisa, recorremos à pesquisa explanatória de cunho bibliográfico com teóricos como: Bakhtin (1996), Geraldi (2015), Rojo (2012), Orlandi (1996) e outros. Nessa perspectiva a reflexão sobre a aula torna-se uma possibilidade de discussão das novas práticas pedagógicas, de Língua Portuguesa no Ensino Médio. PALAVRAS-CHAVE: discurso pedagógico polêmico; acontecimento; multiletramentos;
id UFF-4_12f82adeb7b97d2fe8a46efbbfae753a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/150
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmicoRESUMO: O objetivo deste artigo é realizar um estudo teórico acerca da concepção de aula como acontecimento e a relação com a Pedagogia dos Multiletramentos, propondo uma reflexão acerca do discurso pedagógico. Dessa relação emerge um discurso polêmico, envolvendo professores e alunos como interlocutores, produtores e coprodutores de seus discursos, dentro e fora das salas de aula. Como metodologia de pesquisa, recorremos à pesquisa explanatória de cunho bibliográfico com teóricos como: Bakhtin (1996), Geraldi (2015), Rojo (2012), Orlandi (1996) e outros. Nessa perspectiva a reflexão sobre a aula torna-se uma possibilidade de discussão das novas práticas pedagógicas, de Língua Portuguesa no Ensino Médio. PALAVRAS-CHAVE: discurso pedagógico polêmico; acontecimento; multiletramentos;Liceu Literário Português2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/15010.18364/rc.v1i51.150Confluência; 2016: número 51; 44-63Confluência; 2016: número 51; 44-63Confluência; 2016: número 51; 44-63Confluência; 2016: número 51; 44-63Confluência; 2016: número 51; 44-632317-41531415-740310.18364/rc.v1i51reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/150/97Copyright (c) 2021 Sandra Noeli Rezende de Oliveira Barboza, Neide Araujo Castilho Teno, Silvane Aparecida Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende de Oliveira Barboza, Sandra NoeliTeno, Neide Araujo CastilhoFreitas, Silvane Aparecida2017-08-26T02:19:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/150Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2017-08-26T02:19:12Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico
title A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico
spellingShingle A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico
Rezende de Oliveira Barboza, Sandra Noeli
title_short A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico
title_full A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico
title_fullStr A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico
title_full_unstemmed A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico
title_sort A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico
author Rezende de Oliveira Barboza, Sandra Noeli
author_facet Rezende de Oliveira Barboza, Sandra Noeli
Teno, Neide Araujo Castilho
Freitas, Silvane Aparecida
author_role author
author2 Teno, Neide Araujo Castilho
Freitas, Silvane Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende de Oliveira Barboza, Sandra Noeli
Teno, Neide Araujo Castilho
Freitas, Silvane Aparecida
description RESUMO: O objetivo deste artigo é realizar um estudo teórico acerca da concepção de aula como acontecimento e a relação com a Pedagogia dos Multiletramentos, propondo uma reflexão acerca do discurso pedagógico. Dessa relação emerge um discurso polêmico, envolvendo professores e alunos como interlocutores, produtores e coprodutores de seus discursos, dentro e fora das salas de aula. Como metodologia de pesquisa, recorremos à pesquisa explanatória de cunho bibliográfico com teóricos como: Bakhtin (1996), Geraldi (2015), Rojo (2012), Orlandi (1996) e outros. Nessa perspectiva a reflexão sobre a aula torna-se uma possibilidade de discussão das novas práticas pedagógicas, de Língua Portuguesa no Ensino Médio. PALAVRAS-CHAVE: discurso pedagógico polêmico; acontecimento; multiletramentos;
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/150
10.18364/rc.v1i51.150
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/150
identifier_str_mv 10.18364/rc.v1i51.150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/150/97
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2016: número 51; 44-63
Confluência; 2016: número 51; 44-63
Confluência; 2016: número 51; 44-63
Confluência; 2016: número 51; 44-63
Confluência; 2016: número 51; 44-63
2317-4153
1415-7403
10.18364/rc.v1i51
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705458265554944